Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Consola em background no Kodi
07-12-2015, 09:07
Mensagem: #1
Consola em background no Kodi
Bons dias,

Acabei de instalar a versão Pipplware 5.0 com a opção de correr o Kodi automaticamente ao iniciar.

Acontece que, por vezes, a consola do Linux aparece-me em background.

Uma das vezes em que isto acontece é quando o Kodi entra em suspensão.

Quando tento ver um filme da biblioteca também apanho com parte da consola (que fica cortada enquanto a imagem do filme se sobrepõe).

Alguém com o mesmo problema? Alguma solução?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2015, 10:09
Mensagem: #2
RE: Consola em background no Kodi
Já me aconteceu, mas como foi só uma ou duas, e continuava tudo a funcionar, não liguei.
Desde que meti os meus RPis a fazer boot para o ES (segunda opção do Change Boot/ Bootmenu) julgo que nunca mais aconteceu.

Quando lhe acontecer, sem reiniciar, sai do Kodi para o terminal (ou via ssh) e faz uma copia dos logs:
cp /var/log/syslog ~/

Depois coloca aqui sff os ficheiros:
/home/pi/syslog
/home/pi/.kodi/temp/kodi.log
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2015, 18:49
Mensagem: #3
RE: Consola em background no Kodi
Boas, acontece-me exactamente o mesmo, penso que sempre que uso o Kodi e este abre o screensaver ou então se o filme que estiver a ver for 16:9 (e eu uso ligado a uma CRT 4:3), nas bordas pretas, cima e baixo.
Acontecia-me na versão 4.0, estou agora a colocar a 5.0.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2015, 23:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-12-2015 23:19 por dsantos.)
Mensagem: #4
RE: Consola em background no Kodi
Bem julgo que já encontrei o problema, pelo que vi só acontece no Pipplware 5.0 (incluindo as versões de teste) e no Raspberry Pi 2 e tem a ver com o framebuffer, mais especificamente com a imagem de splash do Pipplware.

Para resolver façam o seguinte. Editar o ficheiro /usr/bin/kodi
Código:
sudo nano /usr/bin/kodi

e adicionar a seguinte linha antes da linha do CEC, logo no inicio, de modo a ficar assim:
Código:
...
sudo killall fbi &>/dev/null
sudo service cec stop &>/dev/null
...

Gravar o ficheiro, sair e reiniciar. E pronto, deve ficar resolvido o problema. Irá ser corrigido automaticamente no próximo update.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2015, 23:39
Mensagem: #5
RE: Consola em background no Kodi
Vou tentar assim que acabar de meter o 5.0 para o SD. No entanto aquilo que dizes é falso, sempre me aconteceu isso em versões anteriores até porque nunca tive o 5.0 Tongue
Já agora, apenas por curiosidade, podes dizer o que fazem exactamente os comandos que é suposto acrescentar?
Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-12-2015, 01:20 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-12-2015 01:21 por reverse.)
Mensagem: #6
RE: Consola em background no Kodi
Vim ver se havia a resposta e folgo em ver que o problema já foi descoberto e resolvido. Fosse sempre assim. Obrigado pela ajuda! Big Grin

Deixo aqui uma imagem que tirei (ainda com o problema)

[img=http://s30.postimg.org/40fmt0fz1/WP_20151207_20_42_49_Pro.jpg]

Confesso que até gostava. Era pena não desaparecer quando punha um filme a dar por ex.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-12-2015, 15:06
Mensagem: #7
RE: Consola em background no Kodi
È provável que tb possa acontecer no Pipplware 4, mas aí é mais dificil acontecer, funciona um bocado diferente.
Basicamente, o que acontece, é um bug já conhecido há algum tempo no driver gráfico do RPi relativamente ao framebuffer. No caso do Pipplware é a imagem do "splash", aquela cinzenta agora, que aparece logo no inicio do arranque. Simplificando as coisas, o Kodi não se dá bem, se o processo ainda estiver em execução quando o Kodi arranque. O que esse comando (sudo killall fbi &>/dev/null) faz é fechar o processo, antes do Kodi arrancar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)