Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
xubuntu 3D acceleration
21-04-2009, 22:54
Mensagem: #1
Ubuntu xubuntu 3D acceleration
Boas noites,

Hoje como não podia deixar de ser estive a dar uma vista de olhos pelo blog e reparei num programa chamado "PlayOnLinux", resolvi exprimenta-lo. Instalei a Steam e depois deparei-me com um erro: ( " You dont seem to have 3D acceleration! We advise you install and enable it. " ). Achei estranho porque tenho os controladores da aceleradora gráfica ligados, como podem ver neste screenshot:
[Imagem: screenshothrc.th.png]


Será que tenho que fazer download dos drivers ati?
Se sim, há alguem com tutorials sobre como instala-los?


PS:uso linux à mais ou menos 3 semanas Rolleyes.

A minha placa grafica é uma ATI Radeon 9550
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-04-2009, 23:32
Mensagem: #2
RE: xubuntu 3D acceleration
Boas,

Primeiro vê se tens o Wine instalado, o wine é que te vai permitir correr isso, embora a steam por si só não peça aceleração 3D.
Depois esse driver penso que não é o da ATI. Vai a http://support.amd.com/us/gpudownload/Pages/index.aspx e tens lá o driver para linux, instalas e pronto (RTFM - a.k.a. Read The Fuc**herrr Fine Manual)
Já agora qual é mesmo o jogo que queres correr da Steam?? É que se fores ao site do wine http://appdb.winehq.org/ tens lá montes de jogos/aplicações Windows que correm +/- e alguns bem no Pinguim Smile é só seguires o que o ppl diz lá.

Mais alguma coisa apita Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-04-2009, 23:47
Mensagem: #3
RE: xubuntu 3D acceleration
ui ui, olha eu e o Rui a perder o lugar de "ajudadores" Smile

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-04-2009, 00:05
Mensagem: #4
RE: xubuntu 3D acceleration
(21-04-2009 23:47)Bruno Bernardino Escreveu:  ui ui, olha eu e o Rui a perder o lugar de "ajudadores" Smile

Venha mais pessoal a ajudar! Ter tempo para o site e o forum não é pena doce, o tempo não estica e não consigo estar em todo lado.

Além do processo de ajudar nesta secção do fórum e ser moderador da mesma, ainda sou super moderador do forum Tongue

"with great power, comes great responsability" Wink


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-04-2009, 02:50
Mensagem: #5
RE: xubuntu 3D acceleration
(21-04-2009 23:47)Bruno Bernardino Escreveu:  ui ui, olha eu e o Rui a perder o lugar de "ajudadores" Smile

Háááá pois é... Tento ajudar no que sei... Também já fui ajudado...
Mr GreenShyLOL
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-04-2009, 13:12
Mensagem: #6
RE: xubuntu 3D acceleration
(21-04-2009 23:32)nightales Escreveu:  Boas,

Primeiro vê se tens o Wine instalado, o wine é que te vai permitir correr isso, embora a steam por si só não peça aceleração 3D.
Depois esse driver penso que não é o da ATI. Vai a http://support.amd.com/us/gpudownload/Pages/index.aspx e tens lá o driver para linux, instalas e pronto (RTFM - a.k.a. Read The Fuc**herrr Fine Manual)
Já agora qual é mesmo o jogo que queres correr da Steam?? É que se fores ao site do wine http://appdb.winehq.org/ tens lá montes de jogos/aplicações Windows que correm +/- e alguns bem no Pinguim Smile é só seguires o que o ppl diz lá.

Mais alguma coisa apita Tongue

Desde já obrigado nightales.
Quanto ao Wine, sim tenho instalado. O jogo que pretendo jogar pela Steam é o Counter-Strike: Source.

O problema é que não estou a conseguir meter os drivers a funcionar. Quando eu faço fglrxinfo para ver se estão activados aparece o "mesa project" em vez dos drivers ATI.
Já perdi a conta às vezes que instalei os Drivers, cheguei também a tentar com o EnvyNG que instala os ultimos drivers e faz a detecção de hardware automática, mas o resultado é o mesmo. Já não sei o que fazer mais... talvez formate o pc e tente novamente Confused
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-04-2009, 16:41 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-04-2009 16:42 por TimPT.)
Mensagem: #7
RE: xubuntu 3D acceleration
Boas Tardes,

Pelo que parece consegui resolver o problema dos drivers. Possivelmente foi alguma incompatibilidade dos drivers com o ubuntu 8.04.
Como fiz:
-Fiz download do Ubuntu 8.10 (intrepid) que está no blog, gravei, formatei o pc e instalei-o.
-Fiz todos os updates, e depois instalei o EnvyNG, limitei-me a selecionar o driver recomendavel e ele instalou automaticamente, reiniciei o pc, escrevi na consola fglrxinfo e este foi o resultado:
[Imagem: 28834442.th.png]

Obrigado à mesma nightales.
Agora vou ver se consigo jogar CS: S Steam e WOW Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-04-2009, 22:46 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-04-2009 22:48 por jonicunha.)
Mensagem: #8
RE: xubuntu 3D acceleration
Essa placa gráfica já não é suportada pelos novos drivers proprietários da ATI e infelizmente os antigos não funcionam neste novo Xorg. Portanto terás de usar os drivers opensource da ATI que diga-se de passagem, são tão bons ou melhores que os proprietários, pelo menos com a minha gráfica (x1200)

EDIT: Peço desculpa, pensava que estavas com o 9.04 (de qualquer das formas, se alguém tiver este problema, está aqui a solução)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-04-2009, 20:18 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-04-2009 21:21 por TimPT.)
Mensagem: #9
RE: xubuntu 3D acceleration
Boas noites,

Estou com um problema que me parece, ser da placa ATI que não suporta GLSL... mas pode ser que alguem daqui o saiba resolver. Bem, passando a explicar:

Eu pretendo jogar Counter-Strike : Source ( Steam ) no ubuntu 8.10, instalei a steam, fiz download do cs: source pelos jogos steam e instalei o Directx9(actualizado) seguindo este tuturial [e deu tudo certo apesar de haver um erro no final do tuturial]. Depois entrei no Counter-Strike: Source, ele passou a parte do loading e logo depois ficou tudo preto.
Printscreen:
[Imagem: backscreen.th.jpg]

Depois disto, cheguei a ver na Página que o nightales sugeriu, em que aparecem os bugs, etc... mas não encontrei nada que me ajudasse.
Se houver alguem que tenha passado pelo mesmo e solucionado o problema e que me podesse ajudar, seria porreiro.

Cumprimentos,
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-04-2009, 23:19
Mensagem: #10
RE: xubuntu 3D acceleration
(23-04-2009 20:18)TimPT Escreveu:  Boas noites,

Estou com um problema que me parece, ser da placa ATI que não suporta GLSL... mas pode ser que alguem daqui o saiba resolver. Bem, passando a explicar:

Eu pretendo jogar Counter-Strike : Source ( Steam ) no ubuntu 8.10, instalei a steam, fiz download do cs: source pelos jogos steam e instalei o Directx9(actualizado) seguindo este tuturial [e deu tudo certo apesar de haver um erro no final do tuturial]. Depois entrei no Counter-Strike: Source, ele passou a parte do loading e logo depois ficou tudo preto.
Printscreen:
[Imagem: backscreen.th.jpg]

Depois disto, cheguei a ver na Página que o nightales sugeriu, em que aparecem os bugs, etc... mas não encontrei nada que me ajudasse.
Se houver alguem que tenha passado pelo mesmo e solucionado o problema e que me podesse ajudar, seria porreiro.

Cumprimentos,

Desactiva o compiz... Os efeitos do Ambiente de trabalho
Pode ser que assim resolvas esse problema.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)