Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Configuração Rede[PORTAS]
12-01-2016, 01:07 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-01-2016 02:10 por BullPwR.)
Mensagem: #1
Configuração Rede[PORTAS]
Boas pessoal...

Tenho um modem Huawei LTE CPE E5172 da NOS.
[Imagem: BrtMcLp.jpg]

A este modem tenho ligado um router Cisco Linksys WRT120N.

[Imagem: oCWnDz3.jpg]

Nas definições de ligação à Internet do router coloquei um IP estático (192.168.1.10)

Atribuí também um IP estático ao router (192.168.1.5)

Tenho também atribuído um IP estático ao computador (192.168.1.75)


Problema não estou a conseguir abrir nenhuma porta para o Torrent...



1º Abri a porta (18000) no router e atribuí ao IP do computador (192.168.1.75)
Resultado porta fechada.


2º Abri a porta (18000) no modem e atribuí ao IP do computador (192.168.1.75)
Resultado porta fechada.

3º Abri a porta (18000) no modem e atribuí ao IP do router (192.168.1.5)
Resultado porta fechada.

4º Abri a porta (18000) no modem e atribuí ao IP de ligação à internet do router (192.168.1.10)
Resultado porta fechada.


Alguma ideia do que possa estar a fazer de errado?

Obrigado pelo vosso tempo
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-01-2016, 12:28
Mensagem: #2
RE: Configuração Rede[PORTAS]
A gama de IP da porta WAN não pode ser a mesma da porta LAN. Ou seja um tem que ser 192.168.x.x e o outro tem que ser 192.168.y.y.

E segundo eu percebi, essa configuração é uma NAT dupla.
Não recomendaria essa NAT dupla.
Mas se quiser mesmo, tem que abrir as portas de rede em ambos os routers para ter ligação ao exterior.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-01-2016, 14:18 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-01-2016 15:34 por BullPwR.)
Mensagem: #3
RE: Configuração Rede[PORTAS]
Em português de Portugal pelo que entendi então tem de ficar qualquer coisa tipo:

Ligação à Internet do router manter o IP estático (192.168.1.10) [pois vai ligar ao modem e tem de ter a mesma gama de ip deste]

Atribuir um IP estático ao router de outra gama (192.168.2.5) [para todos os que se liguem a ele fiquem com outra gama de ip]

Atribuir um IP estático ao computador da mesma gama do router (192.168.2.75)

Depois tenho de abrir a porta no Router com o IP do PC e no Modem com o IP do Router...

Ou seja algo tipo assim certo?

[Imagem: ZdoJcvP.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-01-2016, 20:18
Mensagem: #4
RE: Configuração Rede[PORTAS]
Correcto, assim já funciona.

OPÇÃO 2:
Vou dar um conselho que NÂO é obrigatório mas é recomendado.
Para ter apenas uma NAT que é a do router da NOS e ao mesmo tempo aumentar o alcance do wifi, podes desligar o DHCP do teu router Cisco. E depois ligas a porta LAN da NOS a uma das portas LAN da Cisco. Assim todos os IP's e ligações passam a ser geridos pelo router da NOS.
Vais ver que funciona bem melhor.

Esta opção 2 é mt boa se usares bittorrent pois apenas tens 1 NAT em vez de 2 e ao mesmo tempo tens o aumento de alance desejado.

PS: peço desculpa não poder dar indicações especificas de como desligar o DHCP nesse router porque não o conheço.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-01-2016, 21:01 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-01-2016 00:52 por BullPwR.)
Mensagem: #5
RE: Configuração Rede[PORTAS]
Ao usar essa opção 2 o router vais deixar de ser router e vai passar a um simples switch se não estou errado certo?

Não sei até que ponto vou optar por essa segunda opção...

Neste momento quem se conecta por Wi-Fi não consegue ter acesso à rede por cabo, ou seja é mais uma segurança para os meus computadores caso a senha do Wi-Fi seja comprometida...

Relativamente à performance de 2 NAT para 1 NAT existe assim tanta diferença?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-01-2016, 12:55
Mensagem: #6
RE: Configuração Rede[PORTAS]
Citar:Ao usar essa opção 2 o router vais deixar de ser router e vai passar a um simples switch se não estou errado certo?

Sim a ideia é mesmo essa


Citar:Neste momento quem se conecta por Wi-Fi não consegue ter acesso à rede por cabo, ou seja é mais uma segurança para os meus computadores caso a senha do Wi-Fi seja comprometida...

Se a senha for boa e gerida com cuidado, não será comprometida facilmente e sempre pode mudar as senhas de tempos a tempos o que é fortemente recomendado.
Em relação á segurança ganha pouco com isso. Demoria a explica o porquê dessa minha afirmação mas pode pesquisar no google sobre segurança e NAT.


Citar:Relativamente à performance de 2 NAT para 1 NAT existe assim tanta diferença?

Em http (ao navegar nas páginas) a diferença é quase nula, mas em bittorrent a diferença é abismal.
Na verdade aplicações p2p odeiam NAT.
Como já referi era apenas uma sugestão.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)