Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvida LibreOffice Base
31-03-2016, 12:15
Mensagem: #1
Dúvida LibreOffice Base
Boa tarde,

No meu trabalho criei uma base de dados em LibreOffice Base, não criei em Access, pois não temos licenças, ou melhor não há dinheiro para tal, e então quem pertence à administração pública tem que usar o pacote LibreOffice.

Posto isto, e após algumas horas perdidas (pesquisa e tentativa erro) lá consegui fazer a base de dados, não é muito diferente do Access, mas tem algumas particularidades.

A minha base de dados é constituída por 2 tabelas, Identificação da Pessoa e Identificação do Livro. Sendo que nas 2 tabelas têm uma chave primária "NrCC", e estão relacionadas com a relação "left join". O problema é que quando executo o formulário respetivo e registo 2 livros com o mesmo "NrCC" dá-me o seguinte erro:
Error inserting the new record. Violation of unique constraint SYS_PK_136: duplicate value(s) for column(s) "NrCC" in statement...

Alguém conhece ou trabalha com o Base, que me consegue ajudar?

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-03-2016, 14:27
Mensagem: #2
RE: Dúvida LibreOffice Base
NrCC é o número do cartão do cidadão.

Ou seja, na tabela Identificação da Pessoa, tenho os seguintes campos: NrCC, Nome Completo, Data Nascimento, Morada, Contacto Telefónico. Na tabela Identificação do Livro, tenho os seguintes campos: NrCC, Nr Série Livro, Ano Livro, Autor, Editora e Nome do Livro.

Tenho NrCC na tabela Identificação do Livro, para identificar a pessoa que requisitou o livro utilizando a informação que consta na tabela Identificação da Pessoa.

Como acham que devo fazer? Sendo que pretendo manter estes campos.

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-04-2016, 14:28
Mensagem: #3
RE: Dúvida LibreOffice Base
Boas,

não compreendo muito bem o que fez, mas não seria melhor adicionar uma 3ª tabela para fazer a relação entre as outras duas? Já que me parece que as relações de que fala são n-n.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-04-2016, 14:41
Mensagem: #4
Ubuntu RE: Dúvida LibreOffice Base
Quanto há sua dúvida não sei responder, porque falta-me aprender a trabalhar com BD.
O seu problema tem a ver com o facto de ter um problema e não lhe darem a formação necessária para trabalhar com a ferramenta que tem disponível. Coloque essa ferramenta no seu plano de formação. Pode optar também por aprender, por exemplo, MySQL (uma BD a sério) e ligá-la ao Base para editá-la.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)