Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
comandos linux para accesso via ip
14-08-2016, 19:53 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-08-2016 19:56 por gulias.)
Mensagem: #1
Linux comandos linux para accesso via ip
Boa tarde,

Desde já as minhas desculpas pela ignorância que a minha pergunta vai revelar, mas como não percebo nada de Linux, muito agradeço à comunidade experiente deste OS toda a ajuda que me puder facultar.

Estou a tentar criar uma script (penso que em Linux se designe bash script) que pretendo instalar num Raspberry PI 3 c/ o Raspbian  com a seguinte função:

Com base num determinado agendamento (todos os dias e a determinadas horas) renomear e mover um conjunto de ficheiros que tenho numa máquina com Linux e à qual acedo facilmente via IP através do Windows (ex.. \\192.1......) para uma área específica do PI.

Ora eu tenho uma script em Windows com um conjunto de comandos DOS que faz exactamente isto, mudando nomeadamente o nome de cada ficheiro para a data e hora que foi movido, acrescentando apenas um nº sequencial de 1 a n a cada ficheiro (ex.: 20160810_1730_1; 20160810_1730_2;20160810_x).

Já procurei por informação para o efeito, mas sem sucesso até agora. Não consigo perceber quais os comandos em Linux para este efeito. Já fiz várias tentativas de comandos no meu PI através do interface do Putty, mas sem sucesso, Ou seja, não sei o comando para entrar na máquina Linux numa pasta específica a fim de mover um conjunto de ficheiros para uma área qualquer do raspberry. No Windows cheguei lá com alguma pesquisa. No Linux não consigo.

Admito que seja algo simples, mas para mim, que não percebo nada de Linux, está a ser um verdadeiro "quebra cabeças".

Agradeço desde já toda a ajuda que me puderem facultar sobre este assunto.

Muito obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-08-2016, 14:22
Mensagem: #2
RE: comandos linux para accesso via ip
Ola!

Embora a tua mensagem seja um pouco confusao, deixo aqui alguns comandos de linux. :-)

para navegar no sistema (andar de pasta em pasta)

cd ~ (vai para a home user)
cd /pasta/ (vai para /pasta)
cd .. (sobe um nivel)
cd ../../ (sobre dois niveis)
pwd (mostra em que pasta estas)
cd - (volta a pasta anterior)

exercicio!!

fazer login no raspberry pi
- ver onde estas:
pwd
- criar a uma pasta:
mkdir test
- ir para a pasta:
cd test
- ver onde estas:
pwd
- criar mais pastas com sub-pastas:
mkdir -p pasta/subpasta
-ver a pasta criada:
ls -ll
- entrar na pasta:
cd pasta
- ver onde estas:
pwd
- mover a sub pasta para a pasta teste:
mv subpasta ../

isto deve dar para teres uma ideia, espero que ajude.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)