Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda - Qual a distro a escolher
21-08-2016, 20:56
Mensagem: #1
Ajuda - Qual a distro a escolher
Viva!

Um colega pediu-me para ver se eu conseguia ainda  recuperar algum ficheiro depois de um expert ter formatado o HDD e até ter levado junto o SO que vinha com o PC Medion depois de a MB ter entregue a alma ao criador. Como era o VIsta e este  já não tem suporte e a pessoa que é, já não está mais virado para comprar novo PC, eu sugeri instalar o Linux... e aqui começa a duvida...
Eu já há muitos anos que deixei de andar a experimentar distros ,desde que optei por escolher o SuSe e depois openSUSE e sou sincero não tenho opinião acerca das outras distros por isso peço a vossa ajuda.

A pessoa que é dona do PC, nunca teve contacto com qualquer distro Linux, e a utilização vai ser mais para navegar na Net, Emails, alguma rede social e a principal utilidade do PC será para utilizar com a Maquina Fotográfica e Camera de Filmar.
Portanto o ideal é ser uma distro user friendly e nao tenha tanta dificuldade de aprendizagem.

Hardware:
Intel C2D
MB - ASROCK P5B-DE ( nova )


Maquina Filmar Canon MV 880x - "  requer o  IEEE 1394 (DV) "
Maq. fotográfica Canon Powershot 30sx

Obrigado desde já a quem possa dar alguma sugestão.

Cmp.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2016, 10:49
Mensagem: #2
RE: Ajuda - Qual a distro a escolher
Viva!
Sabes se o referido HW é bem suportado no Open Suse?
Se fores tu a auxiliar essa pessoa e dado o teu (aparente) à vontade com o Open Suse, se calhar seria uma boa aposta.
Outra questão que ajudaria, é saber as especificações do PC, RAM, processador, gráfica, ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2016, 12:19
Mensagem: #3
RE: Ajuda - Qual a distro a escolher
Viva!
obrigado

Quanto a compatibilidades não existe esse problema porque na board a instalar, eu já tive o opensuse assim como a Grafica. Compatibilidade da camera de filmar não tenho a certeza mas como é uma Canon e esta marca aposta no Linux assim como usuários, espero não encontrar problemas com softwares.
A pessoa que é vive a mais de 2 horas da minha cidade, e eu pouco tempo tenho para dar suporte.
Eu estou a pensar em duas distros e como opção o KDE e elas são a LinuxMint 18 ainda em Beta e Opensuse Leap 42.2 que sai em Novembro, as duas já com o Plasma 5.
Eu tive a testar a Mint18 Beta no meu PC (Virtual)  e se não houver impedimento de compatibilidades pode ser bem essa a escolha, fiquei agradado com esta distro.
Por outro lado estou a pensar em Ubuntu ou Kubuntu apesar de eu nunca ter gostado destas distro , mas é aquela em que a comunidade é mais alargada e onde o meu colega pode ir buscar mais informação de aprendizagem e o Inglês não é impeditivo.
Trata-se que a distro é para uma pessoa que vai ter o seu primeiro contacto com Linux e já tem uma idade acima dos 60 anos, portanto a distro a escolher é tem que ser bem amigável.
Esta semana já vou ter o PC para reparar e depois logo vejo.

cump
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-10-2016, 20:44
Mensagem: #4
RE: Ajuda - Qual a distro a escolher
xubuntu ou ubuntu, dependendo da preferência do utilizador, respectivamente, performance ou "design".
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)