Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Kubuntu 9.04, Sem som nos objectos Flash.
02-05-2009, 15:49
Mensagem: #3
RE: Kubuntu 9.04, Sem som nos objectos Flash.
Problemas com o alsa .... muito comum com um kernel mais recente.
Imagino que tenham um codec audio de alta definição (HD Audio).

No ubuntu não sei bem como se faz mas penso que para fazer o blacklist de um módulo seja no ficheiro /etc/modprobe.conf.
Acrescentem
Código:
blacklist snd_pcsp
blacklist pcspkr

Reiniciem e tentem outra vez. Se ainda não der, descubram que codec audio têm, não é o controlador áudio mas sim o codec (ex.: Realtek ALC660), vejam que opções podem passar para o driver aqui hd-audio aqui http://git.kernel.org/?p=linux/kernel/gi...Models.txt

No ficheiro /etc/modprobe.conf (ou seja lá onde estiver isto no ubuntu) acrescentem
Código:
options snd-hda-intel model=modelo_do_portatil_para_o_codec_que_têm

Não interessa se o modelo do portátil não é igual ao que têm, até pode ser doutra marca, testem todos, vão mudando o modelo e reiniciem e vejam se já têm som, pode também acontecer que quando ligam os headphones as colunas não se calem, vão testando todos os modelos de portátil que o driver suporta.

Também já vi casos em que correr só o alsaconf como root resolveu o caso, verifiquem também se não têm um controlo de volume qualquer com o mute ligado (no alsamixer) pode acontecer terem o volume no máximo mas terem a esse controlo em mute.

Pelo que tenho visto com as ultimas versões do kernel tudo o que seja alsa + codecs hd audio a coisa tem dado muitos problemas.

Existe outra opção de sistema de som, que no meu caso trabalha muito melhor que o alsa, que é o OSSv4 mas no ubuntu não sei se é fácil ir buscar e instalar isso. Como não uso ubuntu todos os dias também não sei se ainda usam alsa com o pulse audio em cima ... isso também pode dificultar as coisas Sad
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Kubuntu 9.04, Sem som nos objectos Flash. - R00KIE - 02-05-2009 15:49

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)