Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problemas com a net movel
15-05-2009, 09:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-05-2009 09:25 por Manuel Jose.)
Mensagem: #1
Ubuntu Problemas com a net movel
Recentemente adquiri net movel kanguru, pen e169g mais precisamente. No windows funciona bem, no entento, no ubuntu 9.04, sigo o asistente correctamente (seleciono kanguru fixo e tudo) mas a net pura e simplesmente não liga. Agradecia que me ajudassem, antes tinha a zapp e funcionava na perfeição, até funcionava melhor no ubuntu do que no windows...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-05-2009, 01:15 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-05-2009 01:15 por racoq.)
Mensagem: #2
RE: Problemas com a net movel
Abre a consola.

O que é que este comando te dá?
lsusb

(15-05-2009 09:24)Manuel Jose Escreveu:  Recentemente adquiri net movel kanguru, pen e169g mais precisamente. No windows funciona bem, no entento, no ubuntu 9.04, sigo o asistente correctamente (seleciono kanguru fixo e tudo) mas a net pura e simplesmente não liga. Agradecia que me ajudassem, antes tinha a zapp e funcionava na perfeição, até funcionava melhor no ubuntu do que no windows...


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-05-2009, 11:47
Mensagem: #3
RE: Problemas com a net movel
(16-05-2009 01:15)racoq Escreveu:  Abre a consola.

O que é que este comando te dá?
lsusb

(15-05-2009 09:24)Manuel Jose Escreveu:  Recentemente adquiri net movel kanguru, pen e169g mais precisamente. No windows funciona bem, no entento, no ubuntu 9.04, sigo o asistente correctamente (seleciono kanguru fixo e tudo) mas a net pura e simplesmente não liga. Agradecia que me ajudassem, antes tinha a zapp e funcionava na perfeição, até funcionava melhor no ubuntu do que no windows...

Dá-me isto:

Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 003: ID 1241:1177 Belkin F8E842-DL Mouse
Bus 004 Device 002: ID 12d1:1001 Huawei Technologies Co., Ltd. E620 USB Modem
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Nota: a minha pen e e169g e não e620 como diz em cima.
Quando executei o comando já tinha feito o upgrade ao firmware da pen.
No início pensava que um upgrade ao firmware resolvia o problema, mas já fiz e continua igual. Aliás, antes que não tivesse feito, após isso, a minha bios deixou de detectar a minha drive de dvd Sad Quer dizer, antes de instalar o Kanguru detectava, depois de instalar já não sei...só sei k depois do upgrade do firmware já não dava...agora não sei se foi por instalar o kanguru ou se foi só depois do upgrade. O que é estranho é que o windows reconhece a pen como se fosse uma drive de cd.
É pena que os utilizadores do linux sejam postos de parte tantas vezes...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-05-2009, 16:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-05-2009 16:32 por racoq.)
Mensagem: #4
RE: Problemas com a net movel
Isso quer dizer que ele te está a detectar bem a tua pen da huawei, tenta o seguinte:

Instala o seguinte aplicativo da vodafone,, que tem tambem drivers para pens da huawei (que se a tua placa for suportada tb suporta este software apesar de ser da optimus) para linux que te dou de seguida. instala pela ordem pela qual te dou os ficheiros, e certifica-te que tens ligação à net via wireless ou cabo de rede, para instalar as dependêcias do repositório do ubuntu.


arquitectura i386:
https://forge.betavine.net/frs/download....7_i386.deb

ou

arquitectura amd64
https://forge.betavine.net/frs/download...._amd64.deb

e

https://forge.betavine.net/frs/download....02_all.deb

Depois de instalado tenta ligar-te pelo aplicativo da vodafone em Aplicações > Internet > Vodafone Mobile Connect


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-05-2009, 17:46
Mensagem: #5
RE: Problemas com a net movel
(16-05-2009 16:13)racoq Escreveu:  Isso quer dizer que ele te está a detectar bem a tua pen da huawei, tenta o seguinte:

Instala o seguinte aplicativo da vodafone,, que tem tambem drivers para pens da huawei (que se a tua placa for suportada tb suporta este software apesar de ser da optimus) para linux que te dou de seguida. instala pela ordem pela qual te dou os ficheiros, e certifica-te que tens ligação à net via wireless ou cabo de rede, para instalar as dependêcias do repositório do ubuntu.


arquitectura i386:
https://forge.betavine.net/frs/download....7_i386.deb

ou

arquitectura amd64
https://forge.betavine.net/frs/download...._amd64.deb

e

https://forge.betavine.net/frs/download....02_all.deb

Depois de instalado tenta ligar-te pelo aplicativo da vodafone em Aplicações > Internet > Vodafone Mobile Connect

Só vou puder fazer isso na segunda na faculdade, pois em casa só tenho net da kanguru. Depois digo como correu. De qualquer maneira, obrigado pela ajuda Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-05-2009, 21:23 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-05-2009 21:24 por Manuel Jose.)
Mensagem: #6
Ubuntu RE: Problemas com a net movel
Não funciona, pura e simplesmente não liga. Ainda tentei mexer nas configurações que eu sei que são as correctas para a optimus (host name: kangurufixo, utilizador: optimus, password: optimus) mas não deu resultado. Se calhar vou ter mesmo que mudar para caixa mágica. É muito triste o pouco interesse que as empresas têm no Linux, que a meu ver é o melhor SO. Não sou anti-Windows nem anti-Microsoft, pois cada um tem a sua opinião. Por enquanto, net só no Windows Sad
Quanto à drive de DVD, já está a funcionar. Não tinha nada a ver com a actualização do firmware da pen, a drive estava era a sair, pois tinha sido mal colocada...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-06-2009, 18:50 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-06-2009 19:00 por Manuel Jose.)
Mensagem: #7
RE: Problemas com a net movel
A net móvel já funciona no ubuntu 9.04. A culpa de não ter funcionado antes, afinal foi minha e não problema do ubuntu. Passo a explicar: eu quando comprei o kanguru, tinha desde inicio em mente aderir a um tarifário fixo, pois só uso em casa e assim pago menos. No entanto, temos 15 dias/500 megas para experimentar. Durante esse tempo, eu podia utilizar o kanguru em qualquer lado, só ficava limitado a utilizar em casa depois de aderir a um tarifário fixo. Acontece que eu ao ligar seleccionava sempre kangurufixo, em vez de seleccionar o que devia: kanguru. Ontem decidi experimentar alterar algumas configurações a ver se dava. Foi a 1ª vez que tentei resolver o suposto problema depois de já ter o tarifário fixo activo. Eu não cheguei a alterar configurações nenhumas, pois ao seleccionar kangurufixo, tive logo acesso à net Wink No entanto, a vodafone e a tmn também têm net móvel fixa (vodafone casa e casa t respectivamente), mas não são suportadas pelo ubuntu, assim como a net móvel da clix e da sapo também não são suportadas, pelo menos "de origem".
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)