Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
GPU memory e outros
20-11-2016, 18:43 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-11-2016 01:25 por valente274.)
Mensagem: #1
GPU memory e outros
Boas pessoal,

Instalei pela primeira vez o pippware 5.1 no meu raspberry pi 2. O uso mais comum que vou dar é o kodi.

Depois de passar muitas horas à volta disso e depois de muito ler tenho as seguintes questões:

1 - Considerando que vou usar fundamentalmente o kodi o que sugerem que devo alocar de memória à opção GPU Memory? Se usar um valor baixo quais as desvantagens?

2 -  Uso uma TV Samsung FullHD (1920x1080p) com ligação por HDMI. No ambiente de trabalho (XFCE) nunca consegui que o ecran ficasse completamente preenchido. A minha TV está em modo 16:9. Já experimentei desactivar o overscan mas isso tem o problema do ecran não cobrir toda a imagem (parte da imagem fica de fora)

Reparei que nas definições do sistema (XFCE) existe a opção para escolher o ecran. Mas não consigo fazer nada aqui. A opção que está por defeito é "ecran default" e cuja resolução não é aquela que eu esperava (1920x180p). Não há mais opções por onde escolher. (editado) agora já nem consigo abrir a opção para escolher o ecran nas definições.

Já no caso de usar o Emulation Station o problema é ao contrário, ou seja, uma parte da imagem fica fora do ecran e o rato não funciona.

Podem ajudar-me?

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-11-2016, 11:08
Mensagem: #2
RE: GPU memory e outros
Boas

1- O recomendado é 256 MB para o GPU (como vem por defeito). Se não visualizar videos 1080p de alto bitrate pode reduzir para 192.

2- Siga as instruções aqui: http://pipplware.pplware.pt/wiki/tv-monitor/. A primeira coisa a fazer é mudar nas definições da própria TV. Apenas se não conseguir acertar a imagem aí, é que deve mudar a opcção de overscan no Pi. Se a imagem sair para fora, activar a compensação (overscan), se ficar com barras pretas, desactivar a compensação. Teste no Emulation Station ou no XFCE e evite alterar no Kodi, porque no Kodi apenas afecta o mesmo.
No XFCE as opções de ecrã é apenas se tiver mais que um monitor, muito pouso usual no Pi. Aí não dá para alterar a resolução.
O Emulation Station não suporta ratos.

Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-11-2016, 14:08
Mensagem: #3
RE: GPU memory e outros
Bom dia. Primeitro, muito obrigado por ter respondido.

Segundo,

1-Na instalação que fiz do 5.1 (num raspberry 2) garanto que não está por defeito 256 MB mas sim 64 MB.

2- Eu já tinha feito o que agora recomenda, mas não consigo. O meu televisor está em 16:9 (e não pretendo alterar isso para não desajustar com o MEO). No XFCE fico com cerca de 2/3 cm de ecran por preencher em cima/baixo e esquerda/direita. Se desactivar o overscan a imagem sai fora do ecran.

No ES acontece o contrário. Ou seja, a imagem sai fora do ecran com o overscan ativado. Não testei sequer o ES com o overscan desligado porque o objectivo é mesmo só ajustar no XFCE.

O kodi, de facto, não tem nada a ver com o assunto. Pois este é independente e facilmente ajustável através das funções de calibração que tem. Só mencionei o kodi no post para não pensarem que estava a fazer confusão com este aplicativo e deste modo obter uma resposta mais directa ao assunto (ajustar no XFCE).

Deve haver alguma maneira de o conseguir... não acha? Há algumas outras opções que desconheça além daquilo que está explicado em http://pipplware.pplware.pt/wiki/tv-monitor/?

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-11-2016, 16:55
Mensagem: #4
RE: GPU memory e outros
Praticamente todas as TVs ligadas por HDMI ficam com a imagem ajustada automaticamente, ou apenas alterando o formato de imagem na definição da TV e/ou activando/desactivando o overscan. Recomendo experimentar outra vez, tendo os limites do XFCE como referência. Se este ficar correcto todos os outros programas tb devem ficar.
Se não conseguir assim, a única solução é editando o ficheiro /home/pi/config.txt e adicionando opções como overscan_left=, etc. Mais informação em http://elinux.org/RPiconfig. Mais uma vez volto a afirmar que isto apenas deve ser feito em ultimo caso, até porque é extramamente raro não dar para ajustar conforme já foi dito.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-11-2016, 00:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-11-2016 00:12 por valente274.)
Mensagem: #5
RE: GPU memory e outros
Boa noite,

Resolvido. A solução passou por escolher no menu do televisor a opção "ajustar ecran" em vez de "16:9" e depois disso desativar o "overscan" no raspberry. Ficou tudo perfeitamente ajustado, tanto no XFCE como no ES. Apenas tive que recalibrar o kodi de novo.. sem problema.

Ainda bem que insistiu. Muito obrigado pela ajuda.

João
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-11-2016, 00:52
Mensagem: #6
RE: GPU memory e outros
Olá dsantos, era este o post de que me falou sobre o config.txt por causa do ajuste do ecran. Passei horas à volta disto e esgotei toda as possibilidades ao tentar ajustar a imagem no outro televisor porque este não tem, como lhe disse, a opção de "ajustar ecran". Tenho mesmo que mexer no config.txt

Afinal o ficheiro está em /boot/config.txt

Primeiro, passei imenso tempo a tentar descobrir como editava o ficheiro. Acabei por o abrir com o mousepad mas, claro, como previa, não tenho permissões para gravar nada.

Por favor, como faço para alterar o diabo do ficheiro? Não dá para o fazer sem ser num terminal?

Segundo, li qualquer coisa sobre a linha de comandos "HDMI_safe=1" que me pareceu relacionado com o problema do overscan. Pensei que talvez pudesse experimentar isso em vez de mexer diretamente em cada linha dos overscan. o que acha? O que sabe sobre esse comando?

Terceiro, caso esse "HDMI_safe=1" não sirva para nada, o que me aconselha quando alterar os overscan:

a) que tente mexer no sentido da imagem crescer para se aproximar dos limites do ecran. Quando o overscan está ativado a imagem não atinge os limites do ecran (barras retas)?

b) ou, que tente mexer no sentido de reduzir a imagem para que esta fique dentro dos limites do ecran.
Quando o overscan está desativado a imagem fica fora dos limites do ecran?

Ou seja, devo fazer ajustes com o overscan ativo ou desativado?

Mais uma vez obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-11-2016, 11:27 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-11-2016 11:27 por dsantos.)
Mensagem: #7
RE: GPU memory e outros
Para abrir o ficheiro com o mousepad com permissão de escrita:

Código:
sudo mousepad /boot/config.txt


HDMI_safe=1, não vai fazer nada, não é para o seu caso. Tem de mexer só nas opções de overscan.

Com o overscan activo a imagem fica mais pequena, e provavelmente com as barras pretas. Com o overscan desactivado a imagem fica maior e pode sair do ecrã. 
Se fica com barras pretas  ou se sai fora, depende da televisão, se suporta overscan ou não.
Julgo que o melhor é desactivar o overscan e ir encolhendo a imagem até ficar certo.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-11-2016, 12:09
Mensagem: #8
RE: GPU memory e outros
Muito obrigado. A sua resposta foi totalmente de encontro às minhas perguntas e foi muito clara.

Só mais uma coisa que me esqueci de perguntar. Pelo que percebi, os comandos que estão nesse config.txt estão todos precedidos do símbolo "#". Isso significa que não estão a ser executados (uncomment). Tenho que retirar o símbolo "#" do início de cada linha de comandos que pretendo seja executada, certo?

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-11-2016, 12:57
Mensagem: #9
RE: GPU memory e outros
(25-11-2016 12:09)valente274 Escreveu:  Tenho que retirar o símbolo "#" do início de cada linha de comandos que pretendo seja executada, certo?

Obrigado.

Sim
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-11-2016, 12:19
Mensagem: #10
RE: GPU memory e outros
Ficou perfeito o ecran do XFCE. Curiosamente no ecran do ES nada mudou. Continua a imagem a sair fora do ecran. Não me incomoda porque não uso. Mas é curioso. Não é tudo influenciado por esse mesmo config.txt. Ou será que existe um config,txt só para o ES?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)