Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
backups settings
21-11-2016, 00:39
Mensagem: #1
backups settings
Boas,

Tenho um disco ligado ao raspberry por USB. E está a funcionar a funcionar bem porque acedo sem qualquer problema na leitura e escrita.

Quando vou fazer um backup de todo o sistema escolho a opção "2" para gravar o backup num dispositivo USB. Recebo a mensagem de que não foi encontrado nenhum dispositivo USB e não tenho opção de o escolher...

Podem ajudar-me? Sei que tenho a opção do cartão SD, mas não quero.

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-11-2016, 11:12
Mensagem: #2
RE: backups settings
Tente novamente e se voltar a dar erro, execute o seguinte comando no terminal e coloque aqui o resultado ou um screenshot:
mount
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-11-2016, 00:29
Mensagem: #3
RE: backups settings
Boa noite,

Continua o erro. Executei o comando. Anexo screenshot.

Eu já tinha configurado algures uma opção para fazer o mount automático sempre que fosse inserido um dispositivo USB. O disco em questão já estava a funcionar no raspberry. Até tenho um atalho para ele no desktop do XFCE e funciona perfeitamente.

Por isso é estranho que quando tento gravar o backup não seja reconhecido nenhum dispositivo USB...

Já agora (já fiz esta pergunta noutro post mas não me responderam) qual a diferença entre os terminais "LxTerminal", "RootTerminal" e "TerminalXfce"? O Screenshot que envio foi feito no "RootTerminal".

obrigado.

P.S.: Não consigo anexar o ficheiro. O tamanho é cerca de 200 KB. Já tentei .PNG e .JPG mas recebo sempre a mensagem de que o tipo de ficheiro não é permitido.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-11-2016, 00:45
Mensagem: #4
RE: backups settings
O PiPplware já faz mount automático de dispositivos USB por defeito. Coloca o screentshot num site tipo imgur e coloca aqui o link.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-11-2016, 00:52
Mensagem: #5
RE: backups settings
http://imgur.com/a/r1WpR

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-11-2016, 01:00
Mensagem: #6
RE: backups settings
É por causa do particionamento do disco. A primeira por alguma razão não é montada e por isso o backup não dá. Ele monta a segunda e a quinta. Para mais informações executar:
lsblk
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-11-2016, 01:11
Mensagem: #7
RE: backups settings
http://imgur.com/a/2cFgu

O disco em questão tem apenas duas partições. Uma em FAT32 e outra em NTFS. Estão ambas montadas e a funcionar no raspberry. Anexo o screen do comando lsblk.

Se não der para fazer nada não faz mal. Pelo menos já sei o que é. Posso dar a volta a isso desligando o disco e colocando uma PEN ara fazer o backup. Assim já deve dar, não? Já agora, de que tamnaho poderá ser esse backup?

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-11-2016, 11:28 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-11-2016 11:28 por dsantos.)
Mensagem: #8
RE: backups settings
O teu disco tem uma partição de 1Kb, sda1 na imagem, que não é montada, muito estranho, acho que nunca vi nada do género. Por isso é que não dá o backup.
Sim podes meter uma pen, que já deve dar quase de certeza.
O tamanho do backup depende do que tiveres no cartão. Se fizeres um backup logo a seguir a instalação do sistema, deve ocupar uns 200 Mb (estou a dizer por alto, não sei ao certo), mas depois vai mesmo depender do que colocares no cartão.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-11-2016, 15:04 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-11-2016 15:07 por valente274.)
Mensagem: #9
RE: backups settings
Obrigado.

Podem só responder a isto para satisfazer a minha curiosidade...?

"Já agora (já fiz esta pergunta noutro post mas não me responderam) qual a diferença entre os terminais "LxTerminal", "RootTerminal" e "TerminalXfce"? O Screenshot que envio foi feito no "RootTerminal"."
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-11-2016, 15:16
Mensagem: #10
RE: backups settings
São todos programas de terminais virtuais. Uns tem aparência diferente dos outros e com mais ou menos opções de personalização, mas fazem praticamente o mesmo. O RootTerminal abre como root, portanto tem permissões máximas sobre o sistema. Se quiseres saber mais sobre o assunto pesquisa na internet sobre sistemas linux, privilégios, shells, etc etc.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)