Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sem teclado no Kodi
10-02-2017, 22:23
Mensagem: #1
Sem teclado no Kodi
Boas,

Eu decidi ontem experimentar esta tão falada distro porque tem realmente tudo que pode querer: Desktop, Jogos e Media!

Instalei o pipplware 5.1 no meu RPi3 e achei o processo de setup inicial todo bastante fácil e intuitivo, parabéns à equipa.

Mas infelizmente não me está tudo a funcionar perfeitamente.
Tenho um comando com teclado (airmouse + qwerty keyboard) que tem dongle para encaixar no Pi, para todos os efeitos é um teclado e rato USB.

No ES, no XFCE e até na consola directamente funciona maravilha. Mal abro o Kodi, só funciona quando o activo como rato.. Como teclado não aparece nada.
Lá decidi arrancar o Kodi directamente da consola e quando o fechei, tudo o que tinha escrito com o teclado (inclusive setas cima cima e baixo) estava escrito na consola.. É como se o Kodi não ficasse com o focus do teclado...

Já usei Kodi em Raspbian e ja usei OSMC, nunca tive este problema..

Alguma ajuda?

Isto aconteceu-me com Kodi 16.0 (como vinha no pipplware 5.1 sem fazer updates nenhuns) e continua com Kodi 17.0 (depois de um update-system).

Tentei procurar se havia algum patch ao Kodi especifico do pplware mas não encontro nada...

Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-02-2017, 22:33
Mensagem: #2
RE: Sem teclado no Kodi
É um comando T3 ou clone? Se sim, nao vai funcionar, existe um bug no kodi, ou entao o kernel driver. Acontece o mesmo no OSMC e no LibreELEC, ha ja varios relatos sobre isso nos respectivos forums e tb no forum do Kodi.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-02-2017, 15:14
Mensagem: #3
RE: Sem teclado no Kodi
Do que procurei de T3 (que não conheço) acho que não é disso.

É igual a este http://www.ebay.co.uk/itm/Portable-Wireless-Air-Mouse-Remote-Control-Keyboard-with-6-Axis-Gyroscope-J9Q1-/311706889326?hash=item48932dac6e:g:df8AAOSwAuZX6NHC

E é como disse no post, ele funciona perfeitamente no OSMC, sempre o usei lá. E funciona também no Kodi a correr no Raspbian normal também.

Pipplware foi o primeiro sítio onde deu problemas (mas apenas no Kodi). Por isso é alguma configuração (ou patch no Kodi) especifica do pipplware..
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-02-2017, 17:51 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-02-2017 17:52 por dsantos.)
Mensagem: #4
RE: Sem teclado no Kodi
Coloca o log completo do Kodi no pastebin e mete aqui o link. O PiPplware está na versão 5.1.3 certo ? Confirma que está actualizado no Update System. Que versão do Kodi estás a usar no Raspbian ? Dizes que funciona no OSMC com Kodi 17, podes postar o log disso tb ?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-02-2017, 01:49 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-02-2017 01:50 por jmaciel.)
Mensagem: #5
RE: Sem teclado no Kodi
Pois, agora que me fizeste experimentar o ultimo OSMC confirma-se que tens razão..

Eu no Raspbian notei logo que apesar de ter posto a ultima versão, só tem o Kodi 15.1 no repositorio stable, por isso é inválido o teste para aqui.

o OSMC que sempre usei, tinha quase a certeza que era o 16.1 mas agora pus o ultimo OSMC e realmente não funciona o teclado também.

Sim, o Pipplware era o último (5.1) que não deu como vinha a IMG original (com Kodi 16.0) nem depois do update system (que ficou com Kodi 17.0).

Estou agora a sacar o Pipplware 5.0 e o anterior que espero que um deles tenha o Kodi 15 para confirmar que lá funciona.
E estou a sacar também o OSMC 2016.01 que acho que foi o que tive no cartão anterior (já não tenho a certeza) e que funcionava.

Nunca tinha usado o Kodi 17 mas agora que o vi preferia lol mas se o conseguir por a dar com um Pipplware antigo com Kodi 15, lá terá de ser. Kodi sem teclado não dá, não estou para precisar de abrir apps no telemóvel para poder escrever texto..

Thanks!

Já agora, há algum sítio onde possa consultar como é feita a build de determinada package do repositorio do Pipplware?
Ou seja, para usar com o apt-source a mesma build, em vez de usar a do Raspbian que depois vai ter outras dependencias e afins?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-02-2017, 04:22 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-02-2017 04:24 por dsantos.)
Mensagem: #6
RE: Sem teclado no Kodi
Pois, esse problema com remotes T3 e clones é comum a todos os sistemas com o Kodi 17, portanto o mais provável é o problema estar no código fonte do Kodi embora possa ser o kernel driver em kernels mais recentes, embora menos provável. Por exemplo, o OSMC tem aqui o problema relatado, ainda sem resolução, e tb já vi algures algo sobre isso no LibreELEC:
https://discourse.osmc.tv/t/my-rf-remote...-v17/22118

Os pacotes do repositório do PiPplware não têm o pacote source disponível, porque é quase tudo código não compilado, basta abrires os pacotes num extractor de ficheiros, como por exemplo o 7zip, para veres tudo o que lá está. Os que têm código pré-compilado, tem referência na descrição de onde vem o código (tipo github) e nesses casos está lá como o compilar. Excepto o Kodi que julgo que não tem referência, mas é compilado daqui:
https://github.com/nsenica/xbmc/tree/krypton_new

Está nos nossos planos meter os pacotes todos no github, depois de acabarmos a nova versão do PiPplware.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-02-2017, 16:12
Mensagem: #7
RE: Sem teclado no Kodi
Sem dúvida uma óptima resposta que inspira confiança no Pipplware, muito obrigado!

E acabei agora o seguinte teste:
* OSMC 2017-02 (Kodi 17), teclado nao deu
* OSMC 2016-08 (Kodi 16.1), teclado funciona, system update (Kodi 17 e outros), teclado deixa de dar

Vou ainda experimentar:
* Pipplware 5.0 (Kodi 15.2) - espero que funcione
* Pipplware 5.1 (Kodi 16.0) - tenho quase a certeza que experimentei antes do update e já nao funcionava, mas quero confirmar
* OSMC 2016-08, mas fazer update apenas a package do Kodi em vez do sistema todo (não sei se é possível no OSMC porque metem tudo como dependencia), a ver se dá para ter uma idéia do problema ser expecificamente do Kodi (ou versões das libs que depende) e não de kernel drivers

Mais uma vez, thanks pelos esclarecimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-02-2017, 16:29 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-02-2017 17:25 por jmaciel.)
Mensagem: #8
RE: Sem teclado no Kodi
Pipplware 5.1 sem updates, Kodi 16.0, teclado realmente não funciona, quando funciona no OSMC 2016-08 (Kodi 16.1).

Suponho que pelo menos aqui seja alguma diferença na compilação do Kodi do pipplware ou então no kernel incluído, comparado com o OSMC..

Desenterrei o Pi2 para poder testar o Pipplware 5.0 (Kodi 15.2) e lá funciona.

Mandei um apt-get update e apt-get install kodi


Código:
The following NEW packages will be installed:
  libaacs0 libcec4 libgif7 libp8-platform2 python-bluez python-simplejson
The following packages will be upgraded:
  kodi kodi-bin

Mas o Kodi 17 dava erro ao arrancar por faltar um lib qualquer que me forçou a fazer update a libraspberrypi0, basicamente actualizando kernel e etc


Código:
The following extra packages will be installed:
  device-tree-compiler libraspberrypi-bin libraspberrypi-dev libraspberrypi-doc raspberrypi-bootloader
  raspberrypi-kernel
The following NEW packages will be installed:
  device-tree-compiler raspberrypi-kernel
The following packages will be upgraded:
  libraspberrypi-bin libraspberrypi-dev libraspberrypi-doc libraspberrypi0 raspberrypi-bootloader

Mas mesmo sem reiniciar (para evitar carregar o novo kernel), o Kodi 17 já abriu e o teclado já não funcionava...

Resta esperar o que sai da equipa oficial que eu por mim acho que não vou longe Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-02-2017, 17:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-02-2017 17:40 por dsantos.)
Mensagem: #9
RE: Sem teclado no Kodi
No PiPplware 5.1, é possível que o teclado não funcione devido a permissões, que o Raspbian retirou e nós adicionamos logo de seguida no update 5.1.1.

Os patches que o Kodi do OSMC tem são iguais aos do PiPplware, são ambos compilados do fork do Kodi do Dom (aka popcornmix). O Libre/OpenELEC tb. O OSMC pode é ter mais patches, mas duvido que tenha algo para esses remotes, porque o dev (Sam Nazarko) ainda não descobriu porque não funcionam no 17.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-02-2017, 18:36
Mensagem: #10
RE: Sem teclado no Kodi
(12-02-2017 16:29)jmaciel Escreveu:  Desenterrei o Pi2 para poder testar o Pipplware 5.0 (Kodi 15.2) e lá funciona.

Mandei um apt-get update e apt-get install kodi


Código:
The following NEW packages will be installed:
  libaacs0 libcec4 libgif7 libp8-platform2 python-bluez python-simplejson
The following packages will be upgraded:
  kodi kodi-bin

Mas o Kodi 17 dava erro ao arrancar por faltar um lib qualquer que me forçou a fazer update a libraspberrypi0, basicamente actualizando kernel e etc


Código:
The following extra packages will be installed:
  device-tree-compiler libraspberrypi-bin libraspberrypi-dev libraspberrypi-doc raspberrypi-bootloader
  raspberrypi-kernel
The following NEW packages will be installed:
  device-tree-compiler raspberrypi-kernel
The following packages will be upgraded:
  libraspberrypi-bin libraspberrypi-dev libraspberrypi-doc libraspberrypi0 raspberrypi-bootloader

Mas mesmo sem reiniciar (para evitar carregar o novo kernel), o Kodi 17 já abriu e o teclado já não funcionava...

Resta esperar o que sai da equipa oficial que eu por mim acho que não vou longe Smile

Uma determinada versão do kernel, não é dependência do Kodi nos pacotes/apt como é obvio, mas costuma ser necessário teres uma versão do kernel recente, para funcionar no Pi, principalmente por causa dos drivers.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)