Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Rede XFCE/Kodi
13-02-2017, 18:26
Mensagem: #1
Rede XFCE/Kodi
Olá,

No XFCE alterei os DNS da rede. A minha pergunta é a seguinte: como tenho o boot diretamente para o kodi, sem passar pelo XFCE, o acesso à net do Kodi é feito através dos DNS que configurei no XFCE ou dos DNS definidos no meu router (que são os do ISP)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-02-2017, 20:45 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-02-2017 20:46 por Slash.)
Mensagem: #2
RE: Rede XFCE/Kodi
Em principio serão os DNS definidos no XFCE uma vez que o XFCE tem apenas um frontend para os ficheiros de configuração do sistema.

Podes confirmar fazendo: 

cat /etc/resolv.conf
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2017, 18:43
Mensagem: #3
RE: Rede XFCE/Kodi
Olá,

Tenho os DNS da google definidos. Ou pelo menos penso que tenhoSmile. Mas não deve estar bem porque continuo sem aceder a alguns sites.

Para configurar segui a intuição daquilo que é feito no windows e apenas alterei o campo dos DNS.

No XFCE fiz o seguinte:

-No icon de rede no topo direito, escolhi "preferences"
-Na janela de configuração selecionei "eth0"
-No campo DNS Servers coloquei "8.8.8.8 8.8.4.4" (há um espaço entre o quarto e o quinto 8). Os outros campos ficaram em branco.
-Depois cliquei em "Rebind" e depois em "close"

Mas pelos vistos quando acedo à net através do browser continuo com sites bloqueados. Isso significa que os DNS não estão a ter efeito. 

Podem ajudar-me?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2017, 18:14
Mensagem: #4
RE: Rede XFCE/Kodi
O que fizeste é o suficiente para definires os servidores DNS. Como disse o Slash, podes confirmar com:
Código:
cat /etc/resolv.conf
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-02-2017, 00:31
Mensagem: #5
RE: Rede XFCE/Kodi
Boa tarde,

Também estou com problemas para alterar o DNS no raspberryPi. Já alterei para o DNS da google através do procedimento que o valente274 referiu (preferências da eth0), e consigo aceder aos sites bloqueados. No entanto, passado algum tempo (não sei ao certo, mas creio que será mais do que uma hora), volto a ficar com os sites bloqueados.

Já alterei o ficheiro resolv.conf através do comando "sudo nano /etc/resolv.conf" e adiciono tanto os IPv4 como os IPv6 da google (depois de gravar confirmo que ficou alterado). Passado algum tempo, quando vou verificar novamente o ficheiro resolv.conf, além dos IPs que adicionei, aparece em primeiro lugar o IP do meu router (nameserver 192.168.1.254), que está a utilizar o DNS do MEO...e este antes não estava no ficheiro resolv.conf

Sempre que reinicio o RaspberryPi os sites ficam desbloqueados e no ficheiro resolv.conf tem apenas os IPv4 (8.8.8.8 e 8.8.4.4), penso eu, devido à configuração feita na interface eth0. Passado novamente algum tempo volta a colocar o IP do router no ficheiro e volta a bloquear os sites.

Há alguma forma de alterar definitivamente o DNS no raspberryPi?

Outra alternativa, seria alterar o DNS no router através de telnet. No entanto, li num fórum que se alterar o DNS no router as TVs não funcionam corretamente (paragens?) e sempre que o router é reiniciado volta a colocar o DNS da MEO (à semelhança do resolv.conf no linux, que sempre que é reiniciado, faz reset ao ficheiro).

Obrigado desde já pela atenção.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-02-2017, 02:23 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-02-2017 02:26 por dsantos.)
Mensagem: #6
RE: Rede XFCE/Kodi
Bem, o que está no resolv.conf, são os DNS usados se estiverem a usar a configuração de rede original do Pipplware. Os dados deste ficheiro são obtidos através de servidor de DHCP do router, e os configurados deveriam se sobrepor. Não estou a ver o que possa fazer isso mudar com o tempo...
Tem que ver a configuração de rede.
Se não souberem mesmo do que é, podem fazer uma coisa que não se devia de fazer, mas faz com que isso não mude é por exemplo, editar o ficheiro e depois mete-lo como ficheiro imutável:
Código:
sudo chattr +i /etc/resolv.conf

 Assim faz com que se use esses DNS de certeza.
-i para tornar mutável, man chattr para mais informação Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-02-2017, 23:09
Mensagem: #7
RE: Rede XFCE/Kodi
Boa tarde,

Já consegui resolver o problema. O que acontecia era que tinha configurado, na interface eth0 no Network Preferences, apenas o DNS Server e tinha deixado em branco os outros campos, sendo estes configurados automaticamente pelo router.
Então para ultrapassar este problema desativei a opção "Automatically configure empty options" e coloquei um IP fixo no raspPi, o IP do router e o DNS Servers (deixei o DNS Search em branco). Desta forma ele já não recoloca o DNS do router no ficheiro resolv.conf, ficando o meu problema resolvido.

Obrigado pela vossa colaboração!
Abraço!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)