Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Desligar utilitários e programas no arranque do Windows XP
18-05-2009, 14:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-05-2009 14:48 por kendimen.)
Mensagem: #1
Desligar utilitários e programas no arranque do Windows XP
Li algures no Peopleware que uma forma de melhorar a velocidade de arranque dos sistemas operativos Windows é retirar as aplicações e programas, do processo de arranque.
A excepção seria o anti-vírus, claro!
Basicamente será limpar a pasta "Arranque" dos programas e no Utilitário de Configuração do sistema (através do comando "msconfig") ir desligar tudo o que aparece na aba "Arranque", certo?
Tenho então muitas dúvidas em relação ao que isso implica, concretamente!! Primeiro porque não faço ideia do que são muitas das coisas que se desligam! Depois, imagino que desligar, por exemplo, o "arrancador" do 'Acrobat Reader' este funcionará sim, mas demore mais tempo a arrancar, quando e se eu precisar dele!! Estará certo este meu palpite? Será boa ideia desligar algo que de facto se venha a utilizar frequentemente?
Há ainda coisas que me parecem utilitários de funcionamento do "trackpad" ou da placa de som, por exemplo! O que acontecerá se desligarmos isto?
Além disso, tenho dúvidas se, quando o administrador do PC altera estas definições, estas aplicam-se para todos os utilizadores de contas limitadas!!

Atenção, estou a falar, no caso que me interessa mais, do Windows XP!
Por favor, expliquem-me isto bem explicadinho Wink

Bem hajam, Peopleware!


[Imagem: www.pplware.com.php]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-05-2009, 18:35
Mensagem: #2
RE: Desligar utilitários e programas no arranque do Windows XP
Bom, é claro que umas das formas para melhorar o arranque do xp é "eliminar" aquela carrada de programas que arranca com o sistema operativo.
Vais ao Menu iniciar, executar, escreves msconfig, Enter e depois na aba "arranque" desmarcas tudo menos o que diz respeito ao antivirus.
Poderão existir programas que deixem de funcionar ou então que percam algumas das suas funcionalidades, como poderá ser o caso do trackpad (não sei) mas a questão é saber se esses programas te fazem mesmo falta.
Só há uma forma de saberes, depois de desmarcares o que achas que não precisas, reinicias o computador e vês o que mudou com essa alteração.
Falas do "arrancador do Adobe Reader, bom, para ler pdf´s tens software gratuito muito mais leve e também gratuito. Dá uma vista de olhos a este artigo do pplware: AQUI
Eu aconselho o Foxit reader, mas o outro tem mais algumas funcionalidades e características que também podem ser úteis.
Depois se queres ir um pouco mais além na optimização do arranque, no msconfig há outra aba que diz "Serviços", clickas onde diz "Ocultar todos os serviços da Microsoft" e vês quais são os serviços (não Microsoft) que estão em execução. Desmarcando um serviço, da próxima vez que arrancares o computador o serviço já não será iniciado.
Depois há também os serviços da Microsoft (e outros), que podem ser visualizados abrindo o Painel de controle, Ferramentas Administrativas e Serviços. Poderá haver serviços que estão a ser executados que não te fazem falta nenhuma, mas isso já requer um conhecimento um bocadinho mais profundo e se não te sentes à vontade, é melhor não mexeres, pois podes desactivar algum serviço que faz falta ao funcionamento correcto do computador, da rede, etc.
Espero que tenha ajudado.
Fica bem
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-05-2009, 17:23
Mensagem: #3
RE: Desligar utilitários e programas no arranque do Windows XP
Olá! Obrigado pela resposta!
Ajudaste sim! Vou experimentar desligar também umas coisas nessa aba de serviços, onde ainda não mexi (se bem me lembro)! Boa dica! Mas ainda tenho questões pendentes, pessoal Tongue


[Imagem: www.pplware.com.php]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)