Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ethernet para Fibra
15-11-2017, 17:37
Mensagem: #1
Ethernet para Fibra
Saudações a quem ler e responder.
Actualmente tenho, de ter, Meo Adsl, não existe outro operador a não ser satélite.
Tenho só uma TV box ligada com PLC's ao router e muitas vezes com falhas.
Já tentei passar 1 cabo ethernet através do tubo de tv e de eletricidade mas chego a um ponto que os cabos electricos nem sequer se mexem devido quase de certeza a uma curva para o chão...
A minha questão é:
Possivelmente consigo passar 1 cabo de fibra optica, pois é muito fino do que o cabo ethernet, através dos tubos de electricidade mas para isso vou precisar de 1 ou melhor, 2 adaptadores ethernet para fibra.
Isto ao que entendi existe. Será que mereçe a pena o investimento?
Em termos de configuração haverá alguma coisa a fazer ou é plug and play?

Muito Obrigado!

Saudações Cordiais!

Netcesar Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-11-2017, 22:46
Mensagem: #2
RE: Ethernet para Fibra
Boas

Realmente há cabo de fibra  mais fino que um UTP, mas coloco-te duas questões:

-Como vais conectorizar as fichas?
-Consegues passar o cabo pela curva do chão sem danificar a fibra?

Acho que consegues comprar os adaptadores (media converters) por cerca de 100 euros, quanto á sua configuração ou não têm ou é muito básica .
Toma atenção que não vais ter só uma fibra, mas sim um par, um cabo para tx e outro para rx.

Quando te referes ao tubo da TV é porque tens lá um cabo coaxial? Se é o caso se o substituires por um microcoaxial (metade do diametro do normal) não consegues passar um cabo de rede cat5e (mais fino que o cat6)?

Saudações

A3M
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-11-2017, 15:36
Mensagem: #3
RE: Ethernet para Fibra
Olá!
Obrigado pela resposta!
A coisa é mais ou menos assim:
Consigo passar coaxial + cabo utp cerca de 10Mt da tomada até à caixa de distribuição de tv. O problema depois é passar o cabo utp junto com os cabos electricos de 2,5mm, não consigo nem tirar os cabos electricos, nem sequer passar uma guia que deve ser mais grossa de que 1 cabo de fibra, penso eu...
Não fazia ideia que tinha de passar duas fibras...isso não dá só com uma?...É que se forem duas dúvido que as consiga passar dentros dos tubos...e já agora, eu penso que as fichas que normalmente estão nos cabos de fibra podem ser retiradas e depois colocadas, ou não?...É que eu reparei que têm cerca de 12mm...

1 Abraço!

Netcesar
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-11-2017, 23:20
Mensagem: #4
RE: Ethernet para Fibra
Boas

Se conseguires passar a guia consegues passar a fibra e apesar de serem duas fibras consegues arranja-las de um diametro inferior a de um cabo electrico de 2,5mm.
Não conheço conectores amoviveis, há uns conectores (fast connectors) que não necessitam de grande ferramenta para se aplicarem, nunca trabalhei com este tipo de material pelo que não opino sobre a sua qualidade.
Só mais uma coisa, há dois tipos de fibra; monomodo e multimodo, podes optar pela mais barata, agora tudo o que comprares tem de ser do mesmo tipo, se misturares material dos dois tipos não vai funcionar.

Abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)