Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vixta SO Linux
07-08-2008, 11:56
Mensagem: #11
RE: Vixta SO Linux
Mas muitos pensam que sim... Big Grin

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-08-2008, 12:59
Mensagem: #12
RE: Vixta SO Linux
Malamen Escreveu:Mas muitos pensam que sim... Big Grin

...e depois instalam, vêm que não sabem trabalhar com aquilo e voltam para o Windows.
Para cativar utilizadores do Windows não chega ter uma interface parecida, é preciso que a distro seja (entre outros) user-friendly (Ubuntu por exemplo) e estável (duvido que KDE4 o seja...).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-08-2008, 14:17
Mensagem: #13
RE: Vixta SO Linux
Para isso temos o MacOS Smile Em termos de user-friendlyness não há melhor (e eu usei Ubuntu desde a versão 5.04 até a 8.04).

[Imagem: assinatura.php?nick=Zeon&bg=3399...txt=ffffff]
Laptop: Black Macbook | Intel X3100 | 250GB | 2GB DDR2 | MacOSX 10.5.5
Desktop: ASUS P5PE-VM | ATi X1950 PRO | C2D E4300@2400MHz | 2GB DDR | 320GB | MacOSX 10.5.5 RETAIL
Phone: iPhone 2G@2.2.1 - unlocked
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-08-2008, 14:30
Mensagem: #14
RE: Vixta SO Linux
Eu trabalho com Mac há 17 anos. E continuo a não gostar muito... em casa uso Windows Vista Ultimate 64bits.

Já experimentei o Ubuntu, mas acabei por não curtir muito e voltei ao Windows.

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-08-2008, 17:17
Mensagem: #15
RE: Vixta SO Linux
Zeon Escreveu:Para isso temos o MacOS Smile Em termos de user-friendlyness não há melhor (e eu usei Ubuntu desde a versão 5.04 até a 8.04).

Sim, mas uma vez que estava a comparar com o "Vixta", mencionei "Ubuntu". O MacOS está noutra onda Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-08-2008, 17:55 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-08-2008 17:56 por racoq.)
Mensagem: #16
RE: Vixta SO Linux
Zeon Escreveu:Para isso temos o MacOS Smile Em termos de user-friendlyness não há melhor (e eu usei Ubuntu desde a versão 5.04 até a 8.04).

O Ubuntu tem feito enormes progressos a nível de usabilidade, no campo do linux e nao só, dá-lhe uns anitos e depois nós voltamos a conversar.

E estou a falar do ponto de vista de usablidade, dado que um S.O. ser "user friendly" não implica que seja só bonito, tem que ser usável. E neste campo, o ubuntu tem pormenores muito bons que na minha opinião até ao MacOS falta, apesar de este último ser mais "amaricado" visualmente.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-08-2008, 18:25
Mensagem: #17
RE: Vixta SO Linux
Zeon Escreveu:Para isso temos o MacOS Smile Em termos de user-friendlyness não há melhor (e eu usei Ubuntu desde a versão 5.04 até a 8.04).

Não, para isso temos windows, "Em termos de user-friendlyness não há melhor", se assim formos a ver, tipo tive com um mac no outro dia, k paneleirice, poe so 1 botao no rato, para manter o nome, onde está a inovação que eles falam? ter 1 botao no rato á uma data de anos? e pra fazer scroll, eu perguntei ai e tal esta cena n faz scroll, como faço? mete 2 dedos e arrasta!
Quê?! quer dizer que pra fazer scroll na horizontal tens de por os cotovelos com o joelho por cima?! xD

Inovação? Paneleirices!
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-08-2008, 23:13
Mensagem: #18
RE: Vixta SO Linux
racoq Escreveu:
Zeon Escreveu:Para isso temos o MacOS Smile Em termos de user-friendlyness não há melhor (e eu usei Ubuntu desde a versão 5.04 até a 8.04).

O Ubuntu tem feito enormes progressos a nível de usabilidade, no campo do linux e nao só, dá-lhe uns anitos e depois nós voltamos a conversar.

E estou a falar do ponto de vista de usablidade, dado que um S.O. ser "user friendly" não implica que seja só bonito, tem que ser usável. E neste campo, o ubuntu tem pormenores muito bons que na minha opinião até ao MacOS falta, apesar de este último ser mais "amaricado" visualmente.

Não tou a falar também em termos visuais ou aspecto, mas sim na consistência em termos de aplicações no MacOS. As teclas de atalho são sempre as mesmas, seja em que aplicações estejas.

Já experimentaste criar um contacto no Address Book e associar-lhe uma foto? É drag-and-drop para tudo, e ainda podes acertar a foto antes de a tornares definitiva. Quem fala no Address Book, fala noutras aplicações. Além de que todas as aplicações são relacionadas pela framework do SO, ou seja, os contactos estão disponíveis em que aplicação quiseres. Por exemplo, tenho o Adium, e os meus contactos têm cada um lá a seu avatar, eu se quiser posso configurar para que ele mantenha sempre a foto actualizada na lista de contactos. Isto são apenas alguns exemplos.

Tenho um Sony Ericsson v630i, bastou ligar o bluetooth, dizer ao Mac para procurar dispositivos bluetooth e lá estava os meus contactos telefónicos, prontos a usar.

Gosto do progresso que o Ubuntu está a ter, até que o tenho em bootcamp, juntamente com o MacOS porque dá-me jeito em desenvolvimento (que é o que faço). Só que fico sempre naquela, as aplicações são isoladas, não há comunicação entre elas, coisa que se nota perfeitamente no MacOS. Claro, isto também é devido ao facto de quase todas as aplicações do Ubuntu terem sido feitas por equipas ou pessoas completamente separadas.

PS: Não sou nenhum fanboy, nem defendo um SO acima dos outros como gente cega. Só tou a dar a minha opinião como utilizador de Windows, Ubuntu e MacOS.

[Imagem: assinatura.php?nick=Zeon&bg=3399...txt=ffffff]
Laptop: Black Macbook | Intel X3100 | 250GB | 2GB DDR2 | MacOSX 10.5.5
Desktop: ASUS P5PE-VM | ATi X1950 PRO | C2D E4300@2400MHz | 2GB DDR | 320GB | MacOSX 10.5.5 RETAIL
Phone: iPhone 2G@2.2.1 - unlocked
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-08-2008, 23:21
Mensagem: #19
RE: Vixta SO Linux
Leo Escreveu:
Zeon Escreveu:Para isso temos o MacOS Smile Em termos de user-friendlyness não há melhor (e eu usei Ubuntu desde a versão 5.04 até a 8.04).

Não, para isso temos windows, "Em termos de user-friendlyness não há melhor", se assim formos a ver, tipo tive com um mac no outro dia, k paneleirice, poe so 1 botao no rato, para manter o nome, onde está a inovação que eles falam? ter 1 botao no rato á uma data de anos? e pra fazer scroll, eu perguntei ai e tal esta cena n faz scroll, como faço? mete 2 dedos e arrasta!
Quê?! quer dizer que pra fazer scroll na horizontal tens de por os cotovelos com o joelho por cima?! xD

Inovação? Paneleirices!
Desde o Mighty Mouse que tens botão direito no sistema operativo. Aliais, mete um rato qualquer no MacOS e podes fazer botão direito do rato.

Quanto ao funcionamento do touchpad:
- 1 dedo mexe o rato
- 2 dedos fazes scroll para qualquer lado (vertical, horizontal e diagonal)
- 2 dedos fazes zoom in e out como no iPhone
- clicas no botão do touchpad dá-te o click normal
- 2 dedos e clicas no botão do touch pad faz botão direito do rato

Isto tudo num quadrado e um botão apenas. Fazes isso no Windows? No Ubuntu, sei que posso fazer exactamente a mesma coisa! Ah espera... não podes alterar o modo de funcionamento do Windows porque é código fechado... damn, ain't it cool?

Invés de criticares a forma como funciona, diz-me como é que farias exactamente as mesmas coisas, usando o touchpad que tens num laptop normal, que não são multitouch porque o Windows nem os reconhece?

[Imagem: assinatura.php?nick=Zeon&bg=3399...txt=ffffff]
Laptop: Black Macbook | Intel X3100 | 250GB | 2GB DDR2 | MacOSX 10.5.5
Desktop: ASUS P5PE-VM | ATi X1950 PRO | C2D E4300@2400MHz | 2GB DDR | 320GB | MacOSX 10.5.5 RETAIL
Phone: iPhone 2G@2.2.1 - unlocked
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-08-2008, 00:03 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-08-2008 00:06 por racoq.)
Mensagem: #20
RE: Vixta SO Linux
Zeon Escreveu:Gosto do progresso que o Ubuntu está a ter, até que o tenho em bootcamp, juntamente com o MacOS porque dá-me jeito em desenvolvimento (que é o que faço). Só que fico sempre naquela, as aplicações são isoladas, não há comunicação entre elas, coisa que se nota perfeitamente no MacOS. Claro, isto também é devido ao facto de quase todas as aplicações do Ubuntu terem sido feitas por equipas ou pessoas completamente separadas.

Se era assim nas primeiras versões do Ubuntu não é bem assim agora. Dou-te alguns exemplos, se tiver o Evolution configurado (que tem completo suporte Microsoft Exchange duvido que o cliente de email do Macos tenha), posso carregar sobre o o relógio do painel do ubuntu, e aparece o calendário onde posso ver os dias do mês e quais as tarefas que tenho para um determinado dia, se as pré-agendei no evolution (integração evolution Ubuntu). Melhor, se definir uma imagem para a minha sessão do ubuntu (Não tenho o Ubuntu aqui, mas julgo ser em Sistema > preferências > sobre mim), o pidgin detecta que essa imagem está a ser usada na minha sessão e usa-a como avatar no pidgin. Já nao vou falar do programa de IM que vem por defeito no MacOS que nem sequer tem comparação com o Pidgin, e com os protocolos que ele suporta ao mesmo tempo. Utilizando o F-Spot, basta apenas ligar a minha maquina digital e ele sincroniza-me as fotos, e posso cataloga-las, e à distância de alguns cliques envia-las para sites como flickr. Posso atravês do openoffice produzir os meus documentos, e à distância de um click, automaticamente converter esses documentos em PDF, e enviá-los por mail pelo evolution. Posso ainda ver filmes no totem, e saber que se não tiver algum codec, ele me irá perguntar se desejo fazer download desse codec para ver o filme em questão, e os fará por mim. Melhor que isso e recentemente foi uma descoberta minha, posso dentro do totem, pesquisar e ver qualquer filme youtube de uma forma muito mais rápida e sem falhas como acontece no próprio site do youtube pois lá estamos dependentes do plugin de flash, no totem, este faz streaming do video directamente, dando-me maior liberdade de redimensionar o video como eu quiser.

Dei-te vários exemplos do que o ubuntu tem conseguido realizar quer a nível de funcionalidades / facilidades na área de usabilidade, algumas nem em mac existem. Além que dos três sistemas falados o mais personalizável, é mesmo o Ubuntu/linux, podendo eu próprio configurar o ubuntu e o seu aspecto visual a ajustar-se à minha imagem e semelhança, aumentando o meu nível de produtividade.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)