Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ventoinha não pára/Aquecimento
01-06-2009, 01:34
Mensagem: #1
Ventoinha não pára/Aquecimento
olá a todos,

Instalei o Ubuntu (9.04) no meu portátil e estou com um problema, a ventoinha que no Windows costumava ligar de quando em vez está sempre ligada, é um bocado incomodativo e sobrecarrega a bateria. Também noto na zona do disco um ligeiro aquecimento (superior comparado com o Windows). A minha placa wireless é uma broadcom e já li por aí que esta pode aquecer mais do que é normal uma vez que o driver não é 100% "estável", não sei se fará parte do problema.

Haverá solução para isto (ventoinha/aquecimento)?

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-06-2009, 09:57
Mensagem: #2
RE: Ventoinha não pára/Aquecimento
Viva!

É sempre complicado tentar dar um palpite porque eu como sou novo aqui não sei qual é o nível de conhecimentos dos users nas áreas! Espero que isto não seja trivial para si:

Na altura de instalação, foi obrigado a desactivar alguma coisa para o ubuntu instalar? Ou foi sem problemas?

Parece que o ACPI não está a funcionar... Provávelmente o ubuntu foi instalado com acpi=off, ou seja, não há gestão de energia! o cpu está sempre na frequência mais alta, o que o obriga a ter a fan sempre ligada! certo?

Existe alguma indicação do nível de bateria? Ou se está ligado à corrente? Ou em que modo se encontra o CPU?

Cumpimentos!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-06-2009, 11:43
Mensagem: #3
RE: Ventoinha não pára/Aquecimento
Pois eu também ia mais com o palpite da gestão de energia mas antes de começar a debitar palpites diz que hardware tens, cpu e gráfica, o resto não faz grande diferença para o aquecimento.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-06-2009, 12:39
Mensagem: #4
RE: Ventoinha não pára/Aquecimento
faz o seguinte:
vai a uma loja de informatica e compra calços para o cooler pois esses ja devem estar gastos e por isso ele nao para. geralmente é o rolantim mas no teu caso duvido.
Ou quando estiver muito quente da-lhe um banho, isso é remedio santo, mas nao te esqueças de instalar o software para nadar. lol

to a brincar.

Pois bem amigo ja utilizan-te antes uma outra versao do Ubuntu? da-va o mesmo problema?
E se deres o boot pelo cd?
o mais provavel +e o gestor de enegia nao estar a funcionar corretamente mas diz la os detalhes do teu hardware.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-06-2009, 13:23
Mensagem: #5
RE: Ventoinha não pára/Aquecimento
Caro nioxys,

A meu ver os detalhes de hardware neste caso nao sao muitorelevantes, uma vez que com windowz tudo OK com ubuntu tudo nao OK!

Vamos atalhar =)
Abre o terminal e executa:
Código:
dmesg | grep acpi

O que te aparece?
Abracos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-06-2009, 22:08
Mensagem: #6
RE: Ventoinha não pára/Aquecimento
Já agora diz o que sai de

Código:
lspci
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-06-2009, 23:20 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-06-2009 23:39 por nioxys.)
Mensagem: #7
RE: Ventoinha não pára/Aquecimento
Hoje liguei o pc e no inicio tudo normal, a ventoinha ligava e desligava mas passados uns minutos a ventoinha acaba por ligar e nunca mais desliga.

Deixo aqui os resultados dos comandos que sugeriram.

dmesg | grep acpi

[ 0.000000] ACPI: LAPIC (acpi_id[0x00] lapic_id[0x00] enabled)
[ 0.000000] ACPI: LAPIC (acpi_id[0x01] lapic_id[0x01] disabled)
[ 0.000000] ACPI: LAPIC_NMI (acpi_id[0x00] high edge lint[0x1])
[ 0.000000] ACPI: LAPIC_NMI (acpi_id[0x01] high edge lint[0x1])

lspci

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 915GM/PM/GMS/910GML Express Processor to DRAM Controller (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 03)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #1 (rev 03)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #2 (rev 03)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #3 (rev 03)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #4 (rev 03)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB2 EHCI Controller (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev d3)
00:1e.2 Multimedia audio controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Audio Controller (rev 03)
00:1e.3 Modem: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Modem Controller (rev 03)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801FBM (ICH6M) LPC Interface Bridge (rev 03)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) IDE Controller (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) SMBus Controller (rev 03)
06:05.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4318 [AirForce One 54g] 802.11g Wireless LAN Controller (rev 02)
06:07.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
06:09.0 CardBus bridge: ENE Technology Inc CB1410 Cardbus Controller (rev 01)

Este portátil onde tenho o ubuntu é um pouco antigo e o processador é um intel celeron 1.6MHz com 1G de RAM, o resto acho que dá para ver em cima.
Já tive instaladas outras versões do ubuntu e nunca tive um problema deste género. A única diferença é que agora tenho a placa wireless a trabalhar.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-06-2009, 23:39
Mensagem: #8
RE: Ventoinha não pára/Aquecimento
Tudo normal, ACPI regular, espetáculo! Nada a dizer! Foi uma situação pontual em que algum processo puxou mais pelo sistema! =)

Ainda bem que o problema deixou de persistir!

cumprimentos!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-06-2009, 23:42
Mensagem: #9
RE: Ventoinha não pára/Aquecimento
Se agora está a trabalhar como devia o mais certo é algum programa que corre em background ter encravado e ficado a usar o cpu.

Quando for assim abre uma consola e escreve top, quando fizeres isso percebes logo qual o processo que não se está a portar bem, podes depois tentar matar o processo e ver se volta tudo ao normal mas cuidado com o que matas ou ainda podes perder algum documento em que estejas a trabalhar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-06-2009, 23:43
Mensagem: #10
RE: Ventoinha não pára/Aquecimento
Acho que não me fiz entender, o meu problema continua...
Reparei que o meu processador está sempre acima dos 50%, mesmo se estiver a navegar na net apenas e quando vejo um video no youtube por exemplo o uso do processador sobe para os 100%.
Quando tinha outras versões do ubuntu isto não acontecia, começo a achar que o problema é da minha placa wireless, uma vez que nas versões anteriores eu não usava. Nunca a conseguia configurar em condições e esta só funcionava quando se lembrava ou simplesmente não funcionava. Agora que funciona tenho este problema do aquecimento. Acho estranho....

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)