Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Disco interno ide
14-06-2009, 00:35
Mensagem: #1
Disco interno ide
Boa noite
será que é possível que um disco IDE impeça o pc de arrancar?
é que nem a fonte de alimentação dá sinis de vida! será que é possível recuperá-lo? Nunca tinha visto uma avaria destas!
nota: experimentei em 2 pc's
obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-06-2009, 03:30
Mensagem: #2
RE: Disco interno ide
Se o disco tiver um curto-circuito interno então sim, se desligares só o disco o pc dá sinal de vida?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-06-2009, 12:07
Mensagem: #3
RE: Disco interno ide
(14-06-2009 03:30)R00KIE Escreveu:  Se o disco tiver um curto-circuito interno então sim, se desligares só o disco o pc dá sinal de vida?

Dá. Ligo outro disco e trabalha. Outra coisa é que neste Pc avariou o disco e queimou o fizivel da fonte de alim. até aqui compreendo, porque aquela fonte é muito fraca; 300W. já com outra de 460W aguenta.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-06-2009, 14:36
Mensagem: #4
RE: Disco interno ide
Caro Nelson Costa,

Está familiarizado com multímetros?

Se sim, seleccione a funcionalidade de ohmímetro e meça a impedância resistiva entre os terminais de alimentação do disco! Se o valor for baixo (perto dos 0 Ohm) tem um curto-circuito interno! Atenção que se rebentou com o fusível da fonte existe curto em algum lado!!!! Não tem nada a haver com o facto de a fonte ser forte ou fraca... Analise bem isso, se não se sente confortável com isso tente pedir a alguém conhecido com alguns conhecimentos de electrónica básica, chega perfeitamente para lhe descobrir o problema.

Cumprimentos e boa sorte!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-06-2009, 22:05
Mensagem: #5
RE: Disco interno ide
Não me tinha lembrado disso. Não há curto-circuito.
a leitura é: 720 e 810 ohms 12 e 5 volts respectivamente. O melhor é dá-lo como perdido.
obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-06-2009, 00:24
Mensagem: #6
RE: Disco interno ide
Hmmmm eu medi num disco que sei que está bom e deu valores de kohm .... esse disco não deve estar bom não.

Quanto à fonte, mesmo que haja um curto-circuito na saída não é motivo para queimar o fusível na entrada.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-06-2009, 10:50
Mensagem: #7
RE: Disco interno ide
Caro Nelson Costa,

17mA e 7mA (linha de 12V e 5V, respectivamente) de corrente não são o suficiente para não deixar arrancar a fonte... Veja bem isso, analise todas as hipóteses, que são tantas! Experimente arrancar o PC sem o disco ligado e ligue o disco assim que a fonte arrancar, descreva os sintomas! experimente também com outro cabo de alimentação da fonte, só para garantir...

Cumprimentos e boa sorte!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-06-2009, 19:07
Mensagem: #8
RE: Disco interno ide
Sim. Já experimenei isso tudo. Nada a fazer. O que eu acho muito estranho, é avariar o disco que tinha o SO e a fonte ao mesmo tempo! Mudei o fuzível da fonte e queimou! Portanto a fonte também tem uma avaria. Diz a teoria (e isto saiu-me num teste que fiz já lá vão muitos anos) que "um fuzível serve para proteger um circuito" será possível a fonte deixar passar um pico antes de queimar e avariar o disco?
obrigado pela atenção
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-06-2009, 22:21
Mensagem: #9
RE: Disco interno ide
Caro Nelson,

De facto é estranho! Experimente substituir o fusível novamente, ou simplesmente fazer curto circuito com alguma peça metálica e medir com o multímetro a impedância resistiva dos terminais de entrada da fonte, ou seja, onde o cabo de alimentação da fonte encaixa! Existem 3 terminais: castanho azul e verde/amarelo. Meça entre o castanho e azul e verifique se os valores são baixos!?

Atenção isto tudo sem ligar a fonte obviamente! Não se esqueça de que a presença do fusível é fundamental se ligar a fonte mais tarde!!! Tal como disse e bem, serve para proteger o circuito.

Desculpe as chamadas de atenção mas é fundamental manter a segurança nos testes! Estes são feitos sem nada ligado a lado nenhum!

O teste serve para entender se existe algum CC na parte de entrada de energia da fonte, que possa provocar a queima do fusível.

Dependendo da qualidade da fonte, esta pode claramente danificar material que é bastante sensível a flutuações na rede!!!

Verifique então a fonte. Depois passaremos ao disco!

Cumprimentos e boa sorte!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-06-2009, 13:34
Mensagem: #10
RE: Disco interno ide
Antes de mais, obrigado pela atenção e por aquilo que aprendi.
Não há CC na entrada da fonte; no entanto acho que é grave, porque ambos os fuzíveis ficaram com o vidro "moído".
Já resolvi o caso com uma fonte nova. Acho que não compensa arranjar aquilo.
obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)