Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda em Access
15-06-2009, 19:11
Mensagem: #1
Ajuda em Access
Olá a todos.
Queria pedir-vos, se possível, que me dessem umas dicas para um trabalho que tenho de fazer em access.
Tenho 3 ficheiros em excel de dados de base de automóveis e agora em access queria lá por essas base de dados e queria por exemplo pedir a potência e cilindrada e o programa ia à base de dados buscar os automóveis correspondentes à potência e cilindrada que eu pedi.
Antes demais, digo-vos que nunca trabalhei em access e que não tenho muito tempo para ler tutoriais, se bem que já peguei neles mas ainda não percebi como funciona. Já consigo "arranhar" na partes das tabelas onde coloco os campos a pedir, agora na parte para por a base de dados em excel no access, é que nada.
Alguém me disponibiliza umas dicas ou algum tutorial daquilo que pretendo?
Espero que me tenha feito entender e que tenha postado no sitio certo.
Abraço e continuação de bom trabalho.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-06-2009, 13:12
Mensagem: #2
RE: Ajuda em Access
http://www6.ufrgs.br/termisul/biblioteca...Access.ppt
http://www.infowester.com/tutaccess2007.php
http://www.babooforum.com.br/forum/index...pic=192370

Tutoriais tens ai alguns. Mas qual é a tua duvida ao certo?

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-06-2009, 18:56
Mensagem: #3
RE: Ajuda em Access
Olá, obrigado pelos links.
Já dei uma vista de olhos, mas ainda não cheguei ao que quero.
Tenho três ficheiros em excel com bastante informação de automóveis. O que eu pretendo é por no access e depois pedir, por exemplo, veículos com potência de 100CV e no access ele dava-me os veículos correspondentes.
Já consegui fazer a tabela, onde ponho os paramentos a pedir. A minha dificuldade está em relacionar com os dados que estão no excel.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-06-2009, 11:53
Mensagem: #4
RE: Ajuda em Access
Boas Amigo...

Então é assim, fazes da seguinte forma...
1º - Crias o ficheiro Excel com os dados que queres (Penso que ja tens), tem atenção que a primeira linha desse ficheiro será o nome de uma coluna da tabela no access, passo a explicar:
O Texto que esta escrito celulas A1, B1, C1 e por ai fora, vai para directamente para o "Nome do Campo" no accees, e não dá para alterar no access, apenas no excel.
2º - Cada ficheiro de informações excel so pode conter uma folha cada um. Logo tens de apagar todas as folhas e ficar apenas com uma folha.
3º - Gravas esses ficheiros do excel em dois formatos, um em xls e o outro em dbf4, o xls e pra puderes modificar e o dbf4 e para o access.
4º - Depois de teres gravado isso em dbf4, vais ao access e abres esse ficheiro ou seja o que tem a extençao dbf. Automaticamente o access importa logo a tabela e todas as infos nela contida.

E pronto o primeiro problema foi resolvido. EM relação á consulta fazes assim.

1º - Vais as consultas e crias clicas em "Criar consulta na vista de desenho" depois aparece uma pequena janela com o titulo "Adicionar Tabela ou Consulta" dentro do campo em branco aparecerá a tua tabela ou tabelas, fazes adicionar e depois fechar.
2º - Imagina agora que queres fazer a tua cunsulta por potencia, vais fazer assim, nas tabelas que adicionaste teras que ter um campo de nome potencia, clicas no campo com um duplo clique e ele passar a estar escrito em baixo onde diz algo do genero de "Campo", depois metes o visto em Mostrar, e no criterio colocas (apenas sem as aspas): "[Qual a potencia pretendida?]"
3º - Para testar se esta a funcionar fazes o seguinte, executas a consulta que penso que é num ponto de exclamação vermelho que ade andar por ai na barra. Aparecerá uma janela tipo Popup a dizer "Qual a potencia pretendida?" escreves o valor que pretendes e pronto, aparecera uma listagem de todos os veiculos na tua tabela como a potencia igual ao valor que referiste.

Eu sei que é um texto longo, tipo testamento, mas foi para te explicar da melhor forma possivel o procedimento.

Espero ter ajudado, se precisares mais de alguma coisa relacionado com access e so dizeres...

CUmps
AndréD.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-06-2009, 12:11 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-06-2009 12:11 por tbogas.)
Mensagem: #5
RE: Ajuda em Access
Tens de tenter relaccionar os dados do excel, normaliza-las e posteriormente criar as tabelas e registar os dados no Access

Se precisares de mais alguma, dispõe.

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-06-2009, 13:59
Mensagem: #6
RE: Ajuda em Access
(18-06-2009 12:11)tbogas Escreveu:  Tens de tenter relaccionar os dados do excel, normaliza-las e posteriormente criar as tabelas e registar os dados no Access

Se precisares de mais alguma, dispõe.

Boas AMigo...

Antes de mais amigo, quero que saibas que concordo completamente com o que disses-te apenas acho que e desnecessario ja que nao é uma coisa tao formal que seja necessario esse trabalho... Se fossemos por ai tinhamos de pedir ao nosso amigo para elaborar um Modelo ER, com a descriçao total do pretendido, tipos de relações, se a relação e de 1 para 1 se 1 para n ou mesmo de n para n, isso era perda de tempo, se e que me estas a entender...

Soluçoes simples para problemas simples...

Cumps
AndréD.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-06-2009, 14:16
Mensagem: #7
RE: Ajuda em Access
(18-06-2009 13:59)AndréD: Escreveu:  
(18-06-2009 12:11)tbogas Escreveu:  Tens de tenter relaccionar os dados do excel, normaliza-las e posteriormente criar as tabelas e registar os dados no Access

Se fossemos por ai tinhamos de pedir ao nosso amigo para elaborar um Modelo ER, com a descriçao total do pretendido, tipos de relações, se a relação e de 1 para 1 se 1 para n ou mesmo de n para n, isso era perda de tempo, se e que me estas a entender...
Soluçoes simples para problemas simples...

Sim eu percebi.. só estava a tentar perceber o que é que o JDP queria a certo. Assim indiquei-lhe os principios básicos. Big Grin

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-06-2009, 17:41
Mensagem: #8
RE: Ajuda em Access
Oi, antes de mais muito obrigado pelas respostas.
AndréD: Fiz exactamente como explicaste mas ainda não me deu.
Tenho o office2007 e para gravar em dbf4 tive de usar um programa à parte que converteu de xls para dbf4. O access têm lá uma opção de importar ficheiros de excel, não será a mesma coisa?
Em relação ao meu ficheiro de excel tenho: Na célula A1 a Marca, A2 o Modelo, A3 o Preço e por ai fora. E depois na célula B1 tenho (por exemplo) Alfa Romeo, na B2 tenho 147 1.9 JTDm e na B3 €34.238,00.
O que queria era criar, uma "coisa" em que pedisse a potência ou outro parâmetro qualquer e a "coisa" dava-me as marcas/modelo/preços correspondentes. Por exemplo, pedia automóveis com 100 CV e Transmissão dianteira e a "coisa" dava-me as marcas, os modelos e os respectivos preços.
No access já criei um formulário e pus os campos que queria, agora queria saber como é que relaciono os campos com os dados que tenho no excel.
Não sei se o caminho certo será o formulário! Estou só a expor o que já andei a fazer.
Fazendo como o AndreD explicou (e bem, obrigadinho) não me deu nada de jeito, nas tabelas que adiciono só me aparece F1, F2, F3 e por ai... e tentei e tentei e não me deu nada do que queria. Já me lembrei se o meu ficheiro em excel está mal estruturado.
Mas, mais uma vez obrigadinho.
E peço desculpa se não me fiz explicar bem, é que isto não é a minha àrea (como já se devem ter percebido).
Cumprimentos e fiquem bem.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-06-2009, 22:51
Mensagem: #9
RE: Ajuda em Access
Boas Amigos....

É o seguinte... A explicação que dei atraz serve para o Microsoft Office 2003...

Aqui fica a explicação para o Microsoft Office 2007:

Então é assim, fazes da seguinte forma...
1º - Crias o ficheiro Excel com os dados que queres (Penso que ja tens), tem atenção que a primeira linha desse ficheiro será o nome de uma coluna da tabela no access, passo a explicar:
O Texto que esta escrito celulas A1, B1, C1 e por ai fora, vai para directamente para o "Nome do Campo" no access, e não dá para alterar no access, apenas no excel.
2º - Cada ficheiro de informações excel so pode conter uma folha cada um. Logo tens de apagar todas as folhas e ficar apenas com uma folha.
3º - Gravas esse(S) ficheiro(s) do excel em xls.
4º - Depois de teres gravado isso em xls, vais ao access e abres esse ficheiro ou seja o que tem a extençao xls. Automaticamente o access importa logo a tabela e todas as infos nela contida. E perguntate se as primeiras linhas é o que queres no nome dos campos, basta dizeres que sim.

E pronto o primeiro problema foi resolvido. EM relação á consulta fazes assim.

1º - Vais ao separador "criar" depois em Outros esta la "Estrutura da Consulta", clicas ai. Depois vai-te aparecer um quandro com a tua tabela fazes adicionar, metes todos os campos, ou seja clicas duas vezes em nos campos que pretende ver depois de fazeres a consulta. Nao te esqueças que os podes por todos e depois na opçao Mostrar colocar apenas o visto onde queres. Neste caso tu querias fazer uma pesquiza por potencia e aparecer os modelos com aquela potencia.
2º -Cunsulta por potencia, vais fazer assim, nas tabelas que adicionaste teras que ter um campo de nome potencia, clicas no campo com um duplo clique e ele passar a estar escrito em baixo onde diz algo do genero de "Campo", e no criterio colocas (apenas sem as aspas): "[Qual a potencia pretendida?]"
3º - Para testar se esta a funcionar fazes o seguinte, executas a consulta que penso que é num ponto de exclamação vermelho que ade andar por ai na barra. Aparecerá uma janela tipo Popup a dizer "Qual a potencia pretendida?" escreves o valor que pretendes e pronto, aparecera uma listagem de todos os veiculos na tua tabela como a potencia igual ao valor que referiste.

Eu sei que é um texto longo, tipo testamento, mas foi para te explicar da melhor forma possivel o procedimento.

Espero ter ajudado, se precisares mais de alguma coisa relacionado com access e so dizeres...

CUmps
AndréD.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-06-2009, 15:16
Mensagem: #10
RE: Ajuda em Access
Olá.
Simplesmente fantástico André! Obrigadinho!
Já consegui. Não me estava a dar bem, porque tinha os ficheiros no excel mal estruturados.
Mas diz-me uma coisa, eu sempre que quero fazer uma consulta tenho de fazer sempre os mesmo passos, isto é, criar uma estrutura de consulta, adicionar a tabela, escolher os campos...e clicar no executar.
Não posso fazer isto só uma vez e guardar e depois quando abrisse o ficheiro ele perguntava logo, Qual a potência pretendida e era só por o valor e voilá.
Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)