Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Perda de garantia?
21-06-2009, 13:43
Mensagem: #21
RE: Perda de garantia?
No caso de estares a programar drivers, tens de trabalhar com valores, tens duas escolhas...ou usas os valores que vem por defeito da bios ou então podes mesmo trabalhar com os teus próprios valores.
Caso trabalhes com os valores da bios, é mais simples é certo no entanto não tens um driver optimizado e não vais conseguir tirar máximo partido do hardware.
Mesmo depois de teres um driver completo tens uma série de valores para acertares e optimizares, isto dependendo de qual hardware estejas a utilizar.
Devido a sua simplicidade e cujo a unica funcionalidade que não a isola completamente do software é a entrada e saída de valores para que sejam desempenhadas as suas funções, a bios muito dificilmente irá parar, geralmente quando isso acontece é quando estás a fazer um ciclo infinito e vai fazer uma espécie de "timeout" por causa do tamanho do buffer ou então quando tens algum problema de hardware(seja incompatibilidades ou mesmo falhas em algum componente).

Como a bios é um "sistema" independente de tudo o resto, quando dás uma variave para entrada e o software depois bloqueia ela vai ficar a executar essa instrução...depois disso só tem duas hipoteses, ou dá "timeout" ou então vai haver uma falha de hardware que vai desligar a maquina...a terceira hipótese somos nós a desligar.

Os valores que podes definir quando estás a enviar para a bios para tratamento, são completamente ilimitados, imagina que podes meter um Pentium II a trabalhar a 2GHz, podes enviar instruções para que isso aconteça no entanto é necessário teres um sistema de refrigeração suficientemente capaz para aguentar as temperaturas que vão ser desencadeadas assim como também são necessárias outras coisas fisicas, neste caso no processador! hehe

Ao contrário do que o pessoal pensa, fazeres OverClock a um processador ou gráfica dificilmente é detectado Wink isto por software, se for por bios(não deixa de ser software) a coisa já pode ser diferente!Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-06-2009, 17:19
Mensagem: #22
RE: Perda de garantia?
Claro que quando se faz overclock tem de se ter um sistema de refrigeração à altura Big Grin senão podem acontecer duas coisas, ou queima porque aquece demais e não há protecções ou com um bocado de sorte só aquece bem e encrava.

Tome-se como exemplo os pentium 4, estes processadores eram uns comilões de primeira, a intel quando lançou os primeiros pentim 4 a prever que os utilizadores poderiam usar dissipadores que não estavam à altura da tarefa implementou em hardware, dentro do processador, um sistema de segurança. Caso a temperatura subisse muito então o relógio era inibido para a maioria dos blocos funcionais fazendo com que a temperatura descesse para valores seguros e então o funcionamento normal era retomado, tanto quanto sei isto funcionava sem qualquer intervenção de software ou da bios. Isto fazia com que se pudesse ligar o pc com um dissipador fraquinho que o processador não ardia, apenas ficava tudo lento até a temperatura baixar. Esta protecção também funcionava durante o overclock o que indicava a quem sabia disto que precisava de um dissipador melhor.

Quanto ao que dizes em relação aos valores default que vêm na bios, claro que o desempenho com esses valores não vai ser o melhor possível, o objectivo aí não é performance mas sim garantir que a coisa trabalha de forma estável para o maior número de casos possível Wink isto claro está considerando que não há incompatibilidades ou falhas de hardware, aí não há nada a fazer.

Quanto à detecção de overclocks feitos por software em vez de serem feitos pelo interface da bios .... não sei se serão facilmente detectados ou não, mas mesmo que isso seja fácil de detectar pela bios ou outro sistema acho bem que seja feito aquilo que o utilizador manda, afinal de contas o utilizador comprou o hardware para fazer o que bem intender, no caso do overclock a maior parte das vezes por sua conta e risco visto isto não ser suportado oficialmente pelo fabricante.

Há várias formas de queimar alguma coisa ou de a deixar não funcional, quer por malícia quer por alteração propositada dos parâmetros funcionais ou ainda falha de outro componente, fazendo com que alguma coisa esteja fora dos limites seguros definidos pelo fabricante.

Com isto já estamos a fugir ao que nos levou a escrever tanto Wink, o funcionamento normal e dentro dos limites seguros.
Nesse caso é de esperar que qualquer que seja o programa (desde que o programa não altere qualquer coisa para fora de valores seguros como tensões de alimentação e frequência de funcionamento) é de esperar que nada queime, era uma chatice que não se pudesse encadear qualquer conjunto de operações com medo de poder queimar alguma coisa Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-06-2009, 09:18
Mensagem: #23
RE: Perda de garantia?
Lol, sim os P4 eram espetaculares para OverClock, no entanto tinhas no mercado melhores processadores para o efeito!Smile
Cheguei a ter um AMD 3000+ 64Bit a trabalhar a 3.4Ghz com uma temperatura média de -18ºc (Sim negativos) Wink
Eu falei em Overclock do processador no entanto isto é válido para qualquer outro hardware, podes vitaminar qualquer componente do teu pc, desde o chipset até à memória RAM, gráfica ou processador e nem sempre essas protecções funcionam assim tão bem quanto isso, quando a moda do OverClock chegou, foi nos processadores e então ia toda a gente a bios para Overclokar o processador até ao máximo que ele desse, esqueciam do resto do hardware.
Daí eu estar a dizer isto,
Como é lógico existem várias maneiras de queimar o sistema, no entanto e agora para não fugirmos muito ao assunto software é uma delas...logico que se instalares uns drivers marados e com isso queimares o sistema a marca dificilmente irá detectar isso, no entanto eles fazem isto(descrito neste topico), porque cerca de 90% das avarias são respeitantes a software, se este não é coberto por garantia!Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-06-2009, 13:58
Mensagem: #24
RE: Perda de garantia?
Sim a maioria das falhas é só o software desconfigurado ou "danificado". As marcas não estão para se chatear, vem com o software de origem muito bem senão não dão assistência.
Como a assistência só serve para as marcas gastarem dinheiro eles querem ter o menor número possível de "avarias" e chatices.
Só é pena é que quem depois não quiser usar o software que vem de origem com o pc tenha dissabores se o hardware avariar Sad.

Outra coisa, também relacionado e pode ser que alguém saiba. Vamos imaginar que eu tenho um portátil que avaria, a avaria é por exemplo o monitor que deixa der dar imagem ou aparecem as belas das riscas manhosas. Claro que se eu usar o portátil para trabalho vou ter dados importantes no disco, assim como programas instalados e todas as configurações e personalizações. O problema nesse caso não é do disco, o que será que a marca faz se o utilizador não quiser mandar o disco com o portátil?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-06-2009, 15:11
Mensagem: #25
RE: Perda de garantia?
Opah como te disse entendo a parte deles, não sei se trabalhas em assistência ou se tens noção de como as coisas funcionam na realidade,
é um prejuízo enorme para as marcas pagar a técnicos para que estejam a diagnosticar máquinas que tem problemas não cobertos por garantia !Smile

O mais provável é que vás ver a tua máquina a voltar para trás com anotamento que está sem garantia...
Sabes que oferecer garantia tem os seus custos, quando os podemos reduzir! Wink
O melhor é não inventar muito quando tentamos usufruir de garantia.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-06-2009, 20:44
Mensagem: #26
RE: Perda de garantia?
Não sei ao certo como funciona por dentro a assistência mas percebe-se bem que tudo o que sejam problemas, estejam cobertos pela garantia ou não, só dá prejuízo.

Quanto à minha pergunta .... ok. O melhor é mesmo não inventar Big Grin
Só perguntei porque uso linux e erradiquei o vista assim que vi estava tudo a trabalhar bem (claro que antes fiz um backup da partição de recuperação e da partição do vista, depois de encolhida claro Tongue).
Se esta coisa avaria dá um trabalho infernal a fazer o backup de tudo e depois restaurar a imagem que fiz Sad
Mesmo que usasse o vista o problema era igual, tanto quanto sei as assistências não se responsabilizam pelos dados que vão no disco.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-06-2009, 00:16
Mensagem: #27
RE: Perda de garantia?
Sei, Opah o melhor é mesmo ter backups de tudo e em caso de ter de ir para a assistência...
quando vai para assistência meter a imagem de origem e ta a andar, assim tens a certeza que não tens problemas Smile
Quanto a se responsabilizarem pelos danos, claro que não, até é aconselhável fazeres backup antes de enviar pois se tiverem de formatar o disco por alguma razão eles não pedem autorização(salvo raras excepções!)
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)