Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O computador para!? Acho que já está resolvido!
25-06-2009, 12:34
Mensagem: #21
RE: O computador para!? Ainda não resolvido!
Viva!

OK então o chip em questão é o northbridge (chipset)!

Se a Asus colocou ali um dissipador passivo é porque chega para a utilização regular do coputador!
Mas, se a pasta térmica não desempenhar a sua função correctamente, a forma como é dissipada a energia é irrelevante, ou seja, se não existe eficiente transferência de calor do core para o dissipador... Penso que me fiz entender!

Desaconselho continuares a utilizar o computador até colocares nova pasta térmica! Sempre que se separa o dissipador do chip, deve se colocar nova pasta térmica!

Esses 30º na Motherboard duvido que seja a temperatura do northbridge...

Existem dissipadores para northbridge muito famosos (pelo menos na minha "altura") Zalman (azuis). Ainda o tenho e só tenho a dizer bem dele! =) É uma hipótese a considerar fazer um upgrade que é barato e que decerto valerá a pena!

Cumprimentos e boa sorte.

[Imagem: logokubuntukb7.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-06-2009, 14:53
Mensagem: #22
RE: O computador para!? Ainda não resolvido!
Bem, o que se tem falado agora já vai para além dos meus conhecimentos Tongue mas é sempre bom aprender Big Grin

Tenho apenas a dizer que as temperaturas são de facto um assunto sensível. Há uns tempos tive um problema de temperatura no processador (era um P4 2.0). Ele desligou-se vezes sem conta devido às temperaturas altas, perto dos 100º. Mudei de cooler, pus pasta térmica, e depois de muitos meses vim a descobrir que o único problema era o o sítio onde ligava a ventoinha do processador EEK!. Liguei o fio noutro sítio e já funcionou sem problema. No entanto, o computador nunca mais foi o mesmo, por isso tem cuidado Wink

Mais alguma coisa apita

Abraço
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-06-2009, 20:45
Mensagem: #23
RE: O computador para!? Ainda não resolvido!
Sim digamos que esse é o risco de o material sobreaquecer, ele nunca mais se esquece o escaldão.... Smile

Cumprimentos!

[Imagem: logokubuntukb7.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-06-2009, 00:41
Mensagem: #24
RE: O computador para!? Ainda não resolvido!
Olá.
Já comprei a massa térmica, não encontrei da arctic e por isso fiquei-me por uma da cooler master.
As fotos servem para voçês opinarem do estado do antes e depois.
Dá o seu trabalho e tive dificuldade em colocar o cooler do processador, é preciso carregar com alguma força e tive receio de partir alguma coisa.
No final, com a caixa toda fechada, liguei tudo e toca a bombar. Abri e abri aplicações, tudo e mais alguma coisa para puxar por ele, para ver se se desligava, tanta coisinha aberta que até metia dó, com temperaturas de processador a oscilar entre 60 a 65ºC e motherboard a 32-33ºC e temperatura ambiente de 27ºC. E para espanto meu passado uns 10-15 lá reiniciou. Possa! Bom, peguei numa ventoinha de um pc antigo e coloquei-a no disssipador da northbrigde e a ventoinha que estava por debaixo da fonte de alimentação pu-la ali assim de modo a que desse mais ar fresco e que empurrasse logo o ar quente que saia do dissipador. Mais um teste e abri e abri e ainda abri mais aplicações e até agora ainda não se queixou.
Agora tenho só o pplware aberto e tenho 50ºC no processador e 33ºC na motherboard. Isto, eram as temperaturas que tinha dantes com a tampa lateral aberta e a ventoinha virada pra dentro do pc. Acho que não tá mau!
Vou só comprar uma ventoinha nova para o dissipador, porque esta já é velhinha e faz o seu barulhinho. E em relação à outra ventoinha que pendurei nos cabos, ainda não sei se faz ali alguma diferença ou se a mude para a traseira, logo a baixo da fonte de alimentação, ou ainda mais abaixo. Outra coisa, a minha tampa lateral tem um tubo que vai ligar ao cooler do processador, deixo-o estar ou retiro-o? Para lá estar, deve fazer alguma coisa de útil, certo?
A colocação da massa, foi um processo algo moroso. O processo descrito no site da arctic parece mais simples, por uma linha ou assim e toca andar. Parece-me um processo mais eficaz! A questão está em saber a grossura da linha de massa para que fique bem espalhada.
Bom acho que está tudo.
Obrigadinho a todos que opinaram sobre o assunto.
Os melhores cumprimentos.


Ficheiro(s) anexado(s)
.zip  Massa térmica.zip (Tamanho: 666,04 KB / Downloads: 6)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-06-2009, 09:30 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-06-2009 09:32 por BitandByte.)
Mensagem: #25
RE: O computador para!? Acho que já está resolvido!
Viva!

Parece-me que fez um excelente trabalho! Smile

Eu tentaria melhorar o airflow da caixa, uma vez que o ar que absorve o calor dos componentes deve ser renovado! Para isso fundamental tratar dessa fiarada toda que deve estar o mais agrupada possível e fora do caminho do fluxo de ar na caixa. Arrumação é essencial! Umas ventoinhas a forçar ar para dentro e a retirar ar para fora, e deve notar diferenças!

EDIT: O tubo deixe-o estar! Faz precisamente o que se quer nesse caso, que o ar que arrefece o dissipador do CPU seja "fresco" ou seja, que venha de fora da caixa e que não seja ar que tenha absorvido energia de outros componentes antes de chegar ao fundamental!

Cumprimentos!

[Imagem: logokubuntukb7.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-07-2009, 18:29
Mensagem: #26
RE: O computador para!? Acho que já está resolvido!
Olá, em relação ao tubo acho que não é bem assim. Passo a explicar, é que a ventoinha está a ajudar a retirar o ar que vem do dissipador e não a mandar ar "fresco" para o dissipador. Por isso, a função do tubo é de só canalizar o ar quente que vêm do processador para fora da caixa e assim escusa de aumentar a temperatura dentro da mesma.
Penso que será mais assim.
E em relação à ventoinha que coloquei no northbrigde, será melhor coloca-la de modo a que ajude a retirar o ar quente, ou de modo a que empurre o ar mais "fresco" para as alhetas do dissispador?
Cumprimentos.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-07-2009, 23:24
Mensagem: #27
RE: O computador para!? Acho que já está resolvido!
JDP tem a certeza que a ventoinha na lateral da caixa, que tem o tubo anexado, está a criar fluxo de dentro para fora da caixa?

[Imagem: logokubuntukb7.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-07-2009, 01:42
Mensagem: #28
RE: O computador para!? Acho que já está resolvido!
Olá, tive a ver agora e realmente parece que o fluxo é de fora para dentro. Já agora, pela mesma ordem de ideias, devo fazer o mesmo para a fan de 40mm que coloquei no dissipador da northbrigde, isto é, colocar o fluxo em direcção ao dissipador. Será também o mais eficaz?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-07-2009, 11:11 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-07-2009 11:16 por BitandByte.)
Mensagem: #29
RE: O computador para!? Acho que já está resolvido!
OK ainda bem que o fluxo é de fora para dentro, caso contrário a ventoinha estaria mal montada! Portanto, o princípio é o descrito no meu penúltimo post.

O propósito da ventoinha é a de provocar movimento de ar para que haja renovação do mesmo. De forma análoga, a mesma coisa acontece num sistema de refrigeração a água, em que existe uma bomba de água para que haja renovação da água. Apenas mudou o fluido, o princípio é semelhante. A diferença está em que como a água é sempre a mesma, esta tem que dissipar a energia absorvida por via de um radiador. No caso do ar, o que se faz é manter o fluxo de ar dentro da caixa, ou seja, ao contrário do sistema de água, o ar não é o mesmo, logo absorve energia e é expelido para fora da caixa.

Colocou uma questão interessante, eu diria que forçar ar para o dissipador é uma boa prática. Este passa nas lamelas e é projectado para todos os sentidos sobre a motherboard.

Se o dissipador tiver altura suficiente, o que não é o caso, uma boa pratica é a de colocar a ventoinha por baixo forçando ar de baixo para cima. Como é do senso comum, o ar quente sobe, e o ar frio desce, por natureza.

O importante é manter o fluxo de ar correcto dentro da caixa e não ter nenhum elemento (ventoinhas com sentidos errados e obstáculos) contra esse fluxo. O ar entra pela frente, normalmente por baixo da caixa(fresco) e sai pela traseira, pela parte superior(quente), por razões óbvias. Cabos bem arrumados e agrupados são essenciais para manter o bom fluxo de ar! Existe muita coisa na internet sobre isso portanto não me vou alongar mais Smile

Cumprimentos e boa sorte!

[Imagem: logokubuntukb7.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)