Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 10 votos - 4.5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Começar a programar: Linguagens recomendadas?
22-03-2011, 21:45
Mensagem: #51
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
A melhor linguagem para começar a programar é aquela que tu definires. A programar verdadeiramente comecei com VB.NET e depois fui para o PHP (ou seja, mundo completamente à parte).
Não é por isso que deixo de saber menos ou perceber mais Wink

http://stuffpinho.wordpress.com/
[Imagem: 20728.png]
[Imagem: 25317.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-03-2011, 03:34
Mensagem: #52
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
eu volume mesmo pela sequência que me deram...
nunca tinha explorado este mundo por tanto... XD por outro lado vou dar essa porcaria no curso que escolhi, técnico de gestão e programação de sistemas informáticos Tongue depois ainda vou ter mais disso na universidade XD mas aborrece esperar, pois existem variado livros sobre isso que, falo por mim, explicam muito bem. (e em PDF ^^)

Estou a fazer um projecto online na qual vou precisar de um fórum, fiz um através de um outro site para remediar, porem nunca se tem a organização pretendida, por tanto quero aprender a fazer um (já comecei com HTML XD)... agora já me apercebi do trabalho que tenho pela frente... e que no total (HTML, XHTML, SQL, JavaScript, PHP, CSS, Phython, C, C++) ainda tenho 4164 paginas para isso tudo Tongue (programação... para o fórum, segundo o que me disseram, são apenas 1500 paginas, segundo os livros que tenho Big Grin)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-03-2011, 16:31 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-03-2011 16:35 por asantos3.)
Mensagem: #53
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
(28-03-2011 03:34)dininis Escreveu:  Estou a fazer um projecto online na qual vou precisar de um fórum, fiz um através de um outro site para remediar, porem nunca se tem a organização pretendida, por tanto quero aprender a fazer um (já comecei com HTML XD)... agora já me apercebi do trabalho que tenho pela frente... e que no total (HTML, XHTML, SQL, JavaScript, PHP, CSS, Phython, C, C++) ainda tenho 4164 paginas para isso tudo Tongue (programação... para o fórum, segundo o que me disseram, são apenas 1500 paginas, segundo os livros que tenho Big Grin)

Fórum:
HTML/XHTML-->CSS-->JavaScript (aqui aprende também a framework jquery)-->PHP-->mysql/SQL

E não precisas de mais nada...

Até ao php aprendes muito bem pelo w3shools... mysql e sql é melhor uns livros...

Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-04-2011, 11:28
Mensagem: #54
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
(28-03-2011 16:31)asantos3 Escreveu:  Fórum:
HTML/XHTML-->CSS-->JavaScript (aqui aprende também a framework jquery)-->PHP-->mysql/SQL

E não precisas de mais nada...

Até ao php aprendes muito bem pelo w3shools... mysql e sql é melhor uns livros...
Tenho 2 livros para isso, 1 que tem HTML, XHTML, JavaScript e CSS... o outro tem PHP e MySQL.
Big Grin
Não gostei muito dos toturiais da w3schools, dai fui por livros mesmo.
no total em livros [6] tenho quase 5000 paginas XD acho que chega, pelo menos por agora Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-04-2011, 12:41
Mensagem: #55
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
(24-06-2009 15:40)Ana Escreveu:  Na minha opinião, para alguém que começa, saltar logo para o paradigma orientado a objectos não é muito correcto, na minha humilde opinião. Digo isto porque acho bastante suave a transição de uma linguagem sem objectos para com objectos, e ao contrário, acho bastante mais difícil.

É claro que em C, por exemplo, podemos simular a programação orientada a objectos, tirando partido das estruturas, eu própria faço-o. Portanto primeiro aprender nesta fase, e depois partir para os objectos.

No entanto, o meu primeiro contacto com programação foi no paradigma funcional (com Scheme, apenas na universidade), e achei bastante pedagógico, visto que, depois de percebido o esquema funcional, o estilo de programação fortemente recursivo (mas também se usa iterativo), é possível programar imperativamente e até por objectos, usando esta mesma linguagem. Com isso, fiquei com fortes noções teóricas de vários paradigmas, que me ajudaram nas linguagens seguintes.

Também é comum começar-se por Pascal e C, Pascal por ser extremamente simples, e C por ser a base para muitas linguagens. Quem se quiser iniciar no paradigma imperativo, deve investir nesta área.

Eu penso que qualquer linguagem é boa para aprender a programar, acho é MUITO importante focar os vários paradigmas de programação e ter um estudo mais ou menos prévio de algoritmia.

Um bom programador não se mede pela quantidade de linguagens que domina, mas simplesmente pela quantidade de formas de pensar diferentes que domina (paradigmas), e pela eficiência e simplicidade das suas soluções, como é óbvio.

A minha evolução foi mais ou menos esta:

Scheme (funcional) -> Mathematica (imperativo) -> Assembly -> C (imperativo/"pseudo"-objectos) -> Java (objectos) -> Prolog (paradigma lógico) -> C++ (objectos)


@killer
O avatar foi criado aqui: http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=2136

Que é isso do paradigma ?
Não percebi bem Sad

"People don't know what they want until you show it to them" ~ Steve Jobs
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-04-2011, 13:16
Mensagem: #56
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Paradigmas são abstracções "mentais", que um programador cria, para resolver problemas através da programação.
Acima de tudo, o problema principal de programar é criar paradigmas. São eles que dão dores de cabeça. Depois de os teres, usares uma qualquer linguagem para transmitir é uma questão de tempo e paciência...

Eu comecei com Scheme e Assembly, e agora estou em MIPS-32 e C++.

veni, vidi, vici

[Imagem: Hard.gif]
[Imagem: Soft.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-08-2011, 21:43
Mensagem: #57
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Boa noite.

Eu começei com o PASCAL.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-08-2011, 17:59 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-08-2011 18:00 por Intense.)
Mensagem: #58
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
eu comecei com visual basic 6 era um autodidata de 12anos q assaltava as sebentas da faculdade do meu irmão, mas antes disto ja programava as ti-83 com aquele ti-basic, passado uns anos dei uns toques de html, depois java, a partir dai tornou se uma questão de dias ate aprender um nova linguagem, passei pelo C,C++,C#,basic,pascal, prolog, e ultimamente tenho me focado nas pra web javascript nomeadamente com a framework jquery, html, css e php...

e a unica coisa q achei complexa foi o passar de java sem objectos, para java com objectos, que a nivel de algoritmia sempre fui razoavelmente bom.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-08-2011, 15:44
Mensagem: #59
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Eu tambem tive o meu primeiro contacto com programaçao com o vb6, tinha 11 anos Tongue bons tempos!

[Imagem: 32545946.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-08-2011, 23:55
Mensagem: #60
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Qual a alternativa ao VB que seja cross-platform?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)