Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 10 votos - 4.5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Começar a programar: Linguagens recomendadas?
11-04-2012, 20:33
Mensagem: #81
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Não faz mal não teres reparado.

[Imagem: j8pmz7.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-08-2012, 21:54
Mensagem: #82
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Boas,
Pessoal eu sou novo aqui no fórum (mas não no blog) e espero que me possam ajudar, o caso é o seguinte:
Decidi à algum tempo que iria aprender a programar e neste momento estou a aprender HTML&CSS, mas gostaria também de me dedicar à programação executável, após alguma pesquisa conclui que a mais indicada para mim seria python mas passado algum tempo depois deparei-me com ruby e, ou seja a minha dúvida é... PYTHON VS RUBY, como aprendi apenas o básico do básico de python (básico da programação aliás) não me importo de mudar e segundo o que li parecem ser as duas "noob friendly" mas gostaria de saber a vossa opinião de qual é a mais fácil de aprender e mais apelativa, de maneira também a fique a perceber a estrutura da programação em si.
Agradeço desde já a vossa ajuda.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-08-2012, 00:41
Mensagem: #83
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
(24-08-2012 21:54)PFMBX Escreveu:  Boas,
Pessoal eu sou novo aqui no fórum (mas não no blog) e espero que me possam ajudar, o caso é o seguinte:
Decidi à algum tempo que iria aprender a programar e neste momento estou a aprender HTML&CSS, mas gostaria também de me dedicar à programação executável, após alguma pesquisa conclui que a mais indicada para mim seria python mas passado algum tempo depois deparei-me com ruby e, ou seja a minha dúvida é... PYTHON VS RUBY, como aprendi apenas o básico do básico de python (básico da programação aliás) não me importo de mudar e segundo o que li parecem ser as duas "noob friendly" mas gostaria de saber a vossa opinião de qual é a mais fácil de aprender e mais apelativa, de maneira também a fique a perceber a estrutura da programação em si.
Agradeço desde já a vossa ajuda.

Se já sabes o "básico do básico", o que te aconselho é que continues a adquirir conhecimentos de python, quando tiveres conhecimentos suficientes e acima de tudo quando perceberes a estrutura da programação, então passa para o ruby.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-01-2013, 02:58
Mensagem: #84
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Bem, "atirei-me" ao JAVA, e tenho de admitir que para aprender a programar até que é porreira.

Recomendo.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-10-2013, 10:34
Mensagem: #85
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Se eu vos disser que numa universidade em Lisboa, a primeira lingua que está a ser "ensinada" com ajuda do visual studio a alunos do 1º ano de eng.inf é c++
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-10-2013, 21:47
Mensagem: #86
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Aconselho a linguagem gráfica Scratch, cujo interpretador é gratuito e pode ser descarregado de http://kids.sapo.pt/scratch. Parece brincadeira mas contém todos os conceitos básicos necessários a quem quer começar a aprender programação estruturada e orientada por objetos. É usada em algumas faculdades nos primeiros meses dos alunos chegados do secundário, está a ser usada na disciplina TIC de inúmeras escolas secundárias e há quem a considere uma boa porta de entrada para o Java. Se tiverem dúvidas visitem as minhas páginas em http://kids.sapo.pt/scratch/users/ffred e http://scratch.mit.edu/users/ffred.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-11-2013, 12:39
Mensagem: #87
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Bom Dia,
Na minha opinião existe um sem fim de linguagens, umas melhores para umas coisas, outras melhores para outras... Umas mais na moda, outras nem por isso, mais
importante é saber que tipo de programas se quer criar e a partir dai partir para a escolha de uma linguagem.
Para quem quer aprender uma LP de alto nivel direccionada a objectos aconselho o Python, tem tudo o que é preciso disponível livremente na net e a curva de aprendizagem é relativamente curta. Mais tarde
pode-se (deve-se) experimentar outras, mas para começar, acho que é o mais simples ao mesmo tempo que 'obriga' a adquirir bons hábitos de progamação.
Escolher a 1.ª Linguagem de programação não é um casamento tradicional com votos de fidelidade e exclusividade. Dificilmente se ficará só por uma linguagem.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-08-2014, 04:20 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-08-2014 04:22 por MrMonteiro.)
Mensagem: #88
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Na minha opinião, primeiro acho que se deve começar com algoritmia/pseudo código. Depois entrar pelo C e Assembly. A partir daí, voar até onde as vossas asas permitam. Acho que esta é a base para se lançarem na programação.

Não acho C difícil. É uma questão de ir com calma, não avançar nada sem se perceber exatamente o que faz cada função, cada linha de código. Assembly já faz "doer" a cabeça, mas nada que não se consiga.

Já escrevi em C, assembly, VB, html, php, java script, pascal e ladder. C, assembly, VB e ladder foram as linguagens que mais utilizei. Ultimamente tem sido assembly. C já dominei aquilo basicamente, mas agora ando bastante enferrujado e tenciono voltar a pegar nesta linguagem a fundo.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-08-2014, 15:28
Mensagem: #89
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Comecem com o C++ devagarinho.

Para quem quiser realmente ter uma formação aprofundada comece com o C.

Se quiierem uma carreira nas tecnologias da microsoft comecem no "microsoft visual basic".

Se a net é tudo começam pelo java.

Estudar pascal ou fortran (ou algol ou pl/i ou cobol ou apl ou pl/m ou assembler ou assembly) é uma perca de tempo, excepto para quem se queira especializar em "linguagens de programação". Não é pedagógico nem útil.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2014, 15:46
Mensagem: #90
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Boas 
Devido à minha situação de desemprego , resolvi dar melhor uso às minhas horas vagas e decidi iniciar-me na programação .
Gostaria que me sugerissem : Livros , aplicações e sites ( se possível em português)
Tendo em conta que o meu conhecimento sobre o assunto é nulo , gostaria de começar realmente pelo básico dos básicos e escalar partindo dai .
Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)