Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda: Usar Linux
11-07-2009, 22:43
Mensagem: #21
RE: Ajuda: Usar Linux
Boas.

Para o que queres a nível de temas, procura no pplware, já temos artigos com isso.

Quanto ao Office, Wine e jogos, aconselho-te a instalares o PlayOnLinux (google it, tb foi falado no pplware), penso que o Office 2007 não funciona lá, mas funciona o 2003.

Se quiseres mesmo o Office 2007, instalas o Windows num máquina virtual com o VirtualBox e instalas lá o Office.

Tudo o que queres (perfil do Firefox e Thunderbird) dá para importar. Procura na net (basicamente manténs tudo se copiares o directório do perfil, que no linux é para ~./.mozilla/firefox/ e ~./.mozilla-thunderbird/, se não estou em erro)

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-07-2009, 22:46 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-07-2009 22:53 por racoq.)
Mensagem: #22
RE: Ajuda: Usar Linux
Vou tentar responder da melhor forma às tuas perguntas.

(11-07-2009 21:16)FatGiant Escreveu:  gostava de saber porque razão a EXCELENTE imagem do ecran inicial, aquela aonde se insere o nome de utilizador e password, não aparece como opção de fundo da área de trabalho, sabem dizer-me aonde ela está no sistema?

A imagem que te aparece no login, não é aplicável ao fundo do teu desktop. Essa imagem faz parte de o sistema de login do Ubuntu GDM.

Podes de qualquer forma consultar a pasta, mas antes existem uns conceitos que deves saber.

No Linux (Ubuntu) não existem Drives C:, D: etc... Tudo são pastas e ficheiros.

e a estrutura do Linux em vez do windows que será C:\Programas (por exemplo), no Linux para aceder à pasta pessoal de trabalho Home (que por defeito mal abres o explorador vais para ela), é:

/home/login_utilizador

O resto fora dessa pasta é uma boa parte ficheiros de sistema e aplicação. No caso que falas do GDM que queres encontra-se em :

/usr/share/gdm/themes/Human


(11-07-2009 21:16)FatGiant Escreveu:  Temas para as janelas? Bibliotecas de ícones? Temas para o Firefox, é da mesma maneira que no windows, ou aqui é mais difícil? Importar os meus mails, do perfil do Thunderbird, é possível? E o perfil do Firefox, é possível importá-lo?

Tens um conjunto de temas /icons que o Ubuntu já trás, pods usá-los / configurá-los no menu Sistema > Preferências > Temas. Se estes temas / icons não te chegarem podes tirar mais neste site (existem outros mas é questão de se procurar):

http://www.gnome-look.org/

Temas > Opção GTK2.0 o menu esquerdo Lateral do site
Icons > Opção icons do menu esquerdo lateral do site

Depois de descarregares algum destes itens, a forma mais facil de instalar, é uma vez aberta a janela de temas, pegas no ficheiro descarregado e arrastas para a janela de temas do Ubuntu para instalar, vê aqui um exemplo:

http://www.pplware.com/2009/05/31/porque...-oxigenio/

Podes ainda mudar o GDM inicial, descarregando outro para isso sendo necessário consultar a opção GDM do menu lateral do mesmo site.

Depois para instalares / modificares o teu GDM, tens que ir ao menu Sistema > Administração > Janela de Inicio de Sessão. O procedimento é muito parecido com o anterior, arrastas o ficheiro para a janela e o Ubuntu instala-te o teu novo tema GDM.

Quanto ao Firefox / Thunderbird, podes importar tal como fosse em windows, o software é o mesmo o procedimento também é o mesmo Wink

Só uma NOTA

Como deves reparar a estrutura do Ubuntu é por efeito mais organizada que a do Windows ao nivel de menus. Tens os menus:

Aplicação > Contem os atalhos com todas as aplicações para o utilizador
Locais > Contem os locais do computador, como os discos reconhecidos pelo o Ubuntu, bem como permite ligar a pastas partilhadas na mesma rede ou estabelecer uma ligação FTP.
Sistema > contém todos os aplicativos para configuração de funções do Sistema

(11-07-2009 21:16)FatGiant Escreveu:  Pedido especial da minha esposa: Há alguma maneira de correr o Office 2007? (Ela não gosta do OpenOffice nem à lei da bala)

Quanto ao instalares o Office 2007, confesso que nunca tentei, apenas testei com o Office 2003, e depois de teres o Wine instalado é so clicares duas vezes no icon de instalação do 2003.
No entanto a instalação do 2007 seguno parece requer mais passos, vê este tutorial (espero que não tenhas problemas em inglês)

http://samanathon.com/how-to-install-mic...untu-9-04/

(11-07-2009 21:16)FatGiant Escreveu:  Ah... ia-me esquecendo, racoq, obrigadíssimo pela disponibilidade e interesse.

De nada. Smile


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-07-2009, 23:48 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-07-2009 00:04 por racoq.)
Mensagem: #23
RE: Ajuda: Usar Linux
O PlayOnLinux esta aqui. Nao o experimentei porque nao sou gamer e o openoffice para mim chega e sobra (e o debate sobre o valor office/openoffice nao 'e para aqui chamada), mas instalei-o por curiosidade e vi que tem suporte para dezenas de jogos (sim esses mesmos, os modernos e apelativos que levam o pessoal a dizer que nao conseguem deixar o Windows) e varias versoes do Office.
edit: parecia mal estar a falar de um programa e nao o ter testado e entao cometi o supremo sacrilegio, instalei o IE7 e 'e dele que em Mint estou a escrever este edit.

Facil, clic, clic, next, next... se o resto for igual 'e um software de sucesso
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-07-2009, 01:41
Mensagem: #24
RE: Ajuda: Usar Linux
Bom, já encontrei um tema ou dois que me agradam, o resto faço amanhã.

O MPlayer trabalha melhor em Linux que em Windows. Pena que não haja o GOM. Enfim...

Obrigado pela sugestão do PlayOnLinux. Hoje não pude experimentar, amanhã ou depois, tento.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-07-2009, 21:40 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-07-2009 22:39 por FatGiant.)
Mensagem: #25
RE: Ajuda: Usar Linux
Se me permitem, volto a ressuscitar este tópico, em vez de criar um novo.

Afinal, não consegui reparar o boot do windows, não sei que sumiço levou o DVD, ou se será por ter feito o upgrade para SP2, mas, nenhum dos DVD's que tenho com o Vista 64, me acede às ferramentas de Recuperação.

Venho portanto solicitar a vossa ajuda, para ver se através do Ubuntu, consigo reparar isto.

O que se passou foi o seguinte:

1-Instalação do Vista 64
2-Instalação do Kubuntu através do WUBI.

Até aqui, sem problemas.

3- Instalação do Ubuntu.

Nesta altura, apenas o boot do windows entrava. Dando-me como opção o Vista e o Kubuntu, sem que jamais me aparecesse o Ubuntu.

Removi a instalação do Kubuntu e recorrendo ao SuperGrubDisk, consegui colocar o pc a arrancar pelo Ubuntu, sem que me aparecesse a opção do Vista.

Com muitas teimas e insistências, lá consegui voltar a pôr o pc a arrancar e a aparecer-me o Vista, e "ainda" o Kubuntu.

Foi aí que desisti, pois para cada boot, tinha de usar o SuperGrubDisk para poder passar do Vista para o Ubuntu e vice-versa.

Gostava de continuar a explorar o Ubuntu, até porque agora vou ter de o usar no trabalho e convinha saber mais alguma coisinha.

Portanto, fica aqui o pedido de ajuda.

Obrigado desde já pela paciência de lerem isto tudo.

EDIT:

Graças a dois artigos do pplware (http://www.pplware.com/2007/04/12/config...no-ubuntu/ e http://www.pplware.com/2008/08/06/recuperar-grub/) problema resolvido, com o ligeiro senão de após a escolha do Windows Vista no Grub, passa para o menu do windows aonde ainda aparece o Kubuntu. Mas, isso é problema do Windows e pelo menos já faço boot em qualquer um dos dois.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-08-2009, 12:19
Mensagem: #26
RE: Ajuda: Usar Linux
Uma coisa, FatGiant:

Porque instalaste também o Kubuntu? Se pretenderes utilizá-lo regularmente, recomendo que cries também uma partição para este. O Wubi é apenas recomendado para quem quer experimentar. Wink

Não sei se já te responderam (não li o tópico inteiro), mas se pretenderes desinstalar qualquer distribuição instalada via Wubi, basta ires ao Painel de Controle > Adicionar/Remover Programas do Windows Vista.

Quanto ao Office 2007, ainda é bastante problemático corrê-lo atravês do Wine. Se a tua máquina até tem boas características a nível de hardware, poderás correr simultaneamente uma virtual machine (com o VirtualBox, por exemplo) com o Windows e Office 2007. É assim que eu faço e recomendo! O VirtualBox tem até uma opção (seamless mode) que quase faz parecer que tens o Office a correr nativamente.

Quanto ao leitor, o MPlayer é de facto um dos melhores para Linux. Recomendo-te o SMPlayer, um front-end do MPlayer, bastante completo, e/ou o VLC, que nesta última versão está extraordinário em Linux.

E pronto! Qualquer coisa apita.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-08-2009, 15:57
Mensagem: #27
RE: Ajuda: Usar Linux
Ricardo Ferreira, instalei o kubuntu apenas para experimentar, e efectivamente iniciei este pedido de ajuda, perguntando como o podia remover, porque o desinstalador no Vista pura e simplesmente não fazia NADA.

Entretanto apaguei a dita pasta, e apenas me resta a referência a ele no menu de arranque do windows, com a qual posso bem viver, pelo menos até à minha próxima formatação. Wink

Já que te prontificas, Smile vou aproveitar e fazer um pequeno pedido.

Instalei hoje o Ubuntu num PC no trabalho, devo referir que correu tudo bem, sem nenhum problema, excepto, o som. Sad

Barulho faz, mas é mesmo apenas isso. O som está demasiado lento e fragmentado. A placa de som é on-board, a board é uma p5p800s da Asus. Recorri ao suporte da Asus e há lá uns drivers de audio para linux, mas, não sei o que fazer com aquilo, é necessário editar sei lá quantos ficheiros, e fazer sei lá o quê com o não sei quantos. LOL.

Pergunto portanto se há alguma outra maneira de resolver isto... Smile Ou, não havendo, se alguém me explica o que raio tenho de fazer, porque das instruções, têm tantas excepções que em vez de ajudar, complicam.

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-08-2009, 21:04
Mensagem: #28
RE: Ajuda: Usar Linux
Para removeres o Kubuntu do menu de arranque, vê esta página. Como sei que te dás bem com inglês, não deves ter problemas... Mr Green No Windows Vista o procedimento é aproximadamente igual.

Quanto ao som, vai ao menu System > Preferences > Sound. Para todos os "Sound Playback", selecciona a opção "ALSA". Podes clicar em Test para ver se já não tens problemas com o som. Se ainda assim não resolver, experimenta com outras opções... Caso contrário, logo vemos o que se arranja. Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2009, 09:54
Mensagem: #29
RE: Ajuda: Usar Linux
-1 - Boot.ini desapareceu. A parte de boot, no msconfig, está completamente em branco. O método que a página que recomendaste sugere, aparece-me sem opção nenhuma na drop-down. Portanto, tenho mesmo de aguardar até poder formatar. Smile Nada de grave.

-2- Tentei ainda ontem, todas as opções que me aparecem. Resumo, nas ALSA e nas OSS o som está horrível, em todas as opções menos uma, em que não dá som. Na Pulse, não da som. Segui um troubleshooter de som, na página do Ubuntu, mas não o consegui terminar, 2ª feira volto ao ataque.

/offtopic- Sabes que me dou bem com inglês, como? Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2009, 14:15
Mensagem: #30
RE: Ajuda: Usar Linux
Foi daqui que descarregaste os drivers?

Depois de descompactares o ficheiro, encontras uma pasta com o nome Linux onde tens os drivers ALSA e um readme com as instruções.

É muito estranho o Pulse não funcionar... Confused Experimenta digitar 'pulseaudio -k' no terminal para o reiniciar.

De qualquer forma, diz-nos o que te aparece em Audio device quando corres o comando 'lspci' no terminal. Talvez te possamos ajudar melhor. Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)