Skype no Jaunty & Alsa, OSS, Pulse e Jack
|
24-07-2009, 23:51
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
![]()
Ora boas pessoal, andei a fazer uma Pesquisa no forum e não encontrei nenhuma thread acerca disto, por isso ca vai.
1. Ao que parece muita malta anda a sofrer ao tentar utilizar o Skype no Jaunty pois este leva o CPU aos 100% e cria atrasos nas conversas tornando a aplicação nao-utilizavel. Pelo que li, parece ser um problema com Pulse Audio. Dava-me muito geito utilizar esta aplicação, alguem aqui ja conseguiu ultrapassar isto no Ubuntu 9.04? Se possivel partilhem as vossas soluções. ![]() 2. Peço desculpa por colocar esta segunda questão, mas acontece que ultimamente tenho andado muito confuso acerca desta historia do som, Alsa, Oss, Pulse, Jack e por ai a diante. O unico que julgo compreender é o Pulse, penso que é um servidor que organiza cada "stream" (?) de audio para o seu caminho e permite que varias aplicações o utilizem. [talves esteja errado, talves não xD] Seria possivel me darem umas luzes acerca deste tema? Nao precisa ser uma grande explicação, apenas algo para eu compreender e ficar a saber um pouco mais, obrigadao desde ja e desculpem a massada ![]() |
|||
25-07-2009, 07:47
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Skype no Jaunty & Alsa, OSS, Pulse e Jack
Boas, qual é a tua placa de som, sabes? Porque se funcionar com o ALSA ou OSS em vez do PulseAudio, já não te dará problemas o Skype.
BrunoBernardino.com |
|||
25-07-2009, 10:52
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
Quanto ao skype e ao som, remove o pulse e o alsa e instala o OSS4.
O OSS4 não consegue fazer o que o pulse faz de audio em rede e juntar várias placas para parecer só uma, mas fornece um controlo de volume por aplicação (como o pulse faz) e não acontece o que pode acontecer com o alsa que é algumas aplicações ficarem com a placa de som só para elas. Para além disso o OSS4 não introduz o atraso que o conjunto alsa+pulse introduz. Quanto à segunda pergunta, já tentaste procurar informações sobre o alsa/oss/pulse/jack no google? Tipo tentares encontrar uma descrição na wikipedia, muito provavelmente as descrições lá serão mais completas do que alguém vai conseguir escrever aqui. |
|||
25-07-2009, 16:33
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-07-2009 16:41 por MiKe Rastor.)
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
Hey pessoal, obrigado pelas respostas.
Bruno quando à placa nao sei qual é, acho que nunca fiquei a saber, so sei que é a onboard do Aspire M1100 e a unica info que consegui encontrar acerca dela no Device manager foi "HDA ATI SB Sound Card" e no Volume Control "Realtek ALC888". Talves funcione com o OSS e o ALSA, pois no volume control existem umas 3 "saidas" (?), uma que diz OSS, outra que diz ALSA e outra que diz PULSE. Cheguei a conseguir nao ter problemas com o Skype, quando troquei o Sound Out para o plughw. O problema foi que no dia seguinte o Skype ja nao dava som e tive de voltar a seleccionar o PULSE. ![]() R00KIE, vou tentar instalar o OSS4 então, parece ideal ![]() Sim, acho que tenho experienciado a falta de audio quando algumas aplicações o utilizam e parece que ficam com a placa so para elas ![]() EDIT: Seria possivel instalar o tal OSS4 sem ter de remover nenhum dos outros e apenas selecciona-lo nas preferencias de Som? (É que eu nao gosto la muito de perturbar o equilibrio do Out Of The Box) Quanto à segunda questão, vou procurar por ai, obrigadão e desculpem, é que eu estava bastante ensonado e nao reparei que com uma pesquisa devo chegar la sem ter de incomodar ninguem ahahahah ![]() |
|||
25-07-2009, 17:34
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Na distro que uso quando instalo o OSS os módulos do alsa são removidos/movidos automaticamente para outro lado para não haver conflito com o OSS, se remover o OSS então é tudo posto como estava.
Podes tentar instalar o OSS sem desinstalar nada e ver o que dá mas se o OSS trabalhar bem não deves precisar do pulse para nada, assim como alguns pacotes que dizem respeito ao alsa. |
|||
25-07-2009, 17:45
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
Hey mais uma vez pessoal, tive praqui a ver esta historia toda e encontrei o pacote "skype-static-oss" que me resolveu todos os problemas, pois segundo julgo perceber, está a usar apenas o OSS.
Obrigadão pela vossa disposição, pelas dicas e pela partilha de conhecimento ![]() |
|||
25-07-2009, 21:29
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
Pode estar a usar a emulação do OSS feita pelo alsa e não o "verdadeiro" OSS. Com isso podes ter o problema de o skype raptar a tua placa de som, mas se trabalha tudo como queres não mexas mais.
|
|||
25-07-2009, 21:32
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
R00KIE, pois parece que tens razão, mas até agora só aconteceu ao contrario, o meu browser mandou calar o Skype, e quando fui fazer o Test Sound o Skype nem piou, mas ao reiniciar a aplicação voltou tudo ao normal
![]() |
|||
27-07-2009, 16:31
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-07-2009 16:33 por b.torres.)
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
Eu uso o skype no Jaunty com ALSA e não tenho nenhum problema
![]() |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)