Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Bloqueios constantes no Ubuntu
29-07-2009, 00:37
Mensagem: #1
Ubuntu Bloqueios constantes no Ubuntu
Estou com um gravissimo problema no meu Ubuntu.
O pc bloqueia constantemente e ainda não consegui isolar o problema.
Umas vezes posso estar a ver videos através do VLC, outras do Reprodutor de Filmes.
Outras vezes basta apenas estar com o firefox ligado, outras a copiar ficheiros.

Já tentei com os efeitos visuais em "nenhum" e em "normal"
Já tentei com os drivers da ATI activados e desactivados.

Ainda não consegui isolar o que faz o pc bloquear, embora pareça que a componente "video" está sempre presente, seja nos thumbnails dos ficheiros, seja nos reprodutores de media, seja no firefox.

Começa por deixar de responder e em poucos segundos bloqueia, sendo que na maior parte dos casos fica apenas o cursor a funcionar.

Tenho de carregar no botão de reset uma média de 6 a 8 vezes por dia.
Não me parece que o problema seja de aquecimento, visto que o sistema está normalmente nos 26graus.

À conta disto tenho já uma pasta cujos ficheiros estão bloqueados porque estava a fazer um move no momento em que ele bloqueou.

afinal este não é o SO que não bloqueia?

o pc em questão é um AMD LE1600 com 2GB montado numa Asus M3A78-EMH HDMI e Ubuntu 9.04

alguém me sabe explicar como posso descobrir o que o faz bloquear constantemente?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-07-2009, 00:40
Mensagem: #2
RE: Bloqueios constantes no Ubuntu
É simples. Esse é um problema do teu hardware e nomeadamente da tua placa gráfica.

Tenho a certeza absoluta que está defeituosa e digo-te mais não acredito que isso também não te aconteça em windows.

Não culpes o sistema quando o problema é o teu hardware Wink


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-07-2009, 00:55
Mensagem: #3
RE: Bloqueios constantes no Ubuntu
A gráfica é integrada na board, é nova e até há poucos dias não me acontecia nada disto.

Embora tenha este sistema há uns meses, só agora lhe estou a dar mais uso por causa duma virose que atacou o meu pc principal.

Como é que vou descobrir se é da grafica? tenho de instalar-lhe o xp e ver se bloqueia?
O ubuntu não cria logs de erros?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-07-2009, 01:10
Mensagem: #4
RE: Bloqueios constantes no Ubuntu
experimenta uma gráfica dedicada e vê se o problema persiste.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-07-2009, 01:13
Mensagem: #5
RE: Bloqueios constantes no Ubuntu
É uma HD3200, de certeza! tem havido alguns stress, alias eu tive um semelhante, mas era no arranque, freeze completo, nem arrancava. Eu tenho a evolução da tua Board, a M3A78-Pro, o chip da grafica é o mesmo... eu fiz upgrade da 8.10 p/ 9.04. Acabei por instalar de novo, sem problemas, e ter mais cuidado com o 'compiz'...

Mas envolve muitos panoramas a resolução, por ex, no teu caso foi upgrade da 8.10 para a 9.04 ou instalação limpa?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-07-2009, 01:29
Mensagem: #6
RE: Bloqueios constantes no Ubuntu
(29-07-2009 01:13)AirCrack Escreveu:  É uma HD3200, de certeza! tem havido alguns stress, alias eu tive um semelhante, mas era no arranque, freeze completo, nem arrancava. Eu tenho a evolução da tua Board, a M3A78-Pro, o chip da grafica é o mesmo... eu fiz upgrade da 8.10 p/ 9.04. Acabei por instalar de novo, sem problemas, e ter mais cuidado com o 'compiz'...

Mas envolve muitos panoramas a resolução, por ex, no teu caso foi upgrade da 8.10 para a 9.04 ou instalação limpa?

o chip gráfico é o AMD 780G. Quanto ao ubuntu foi upgrade do 8.10 para 9.04, porque já tinha isto tudo configurado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-07-2009, 01:53
Mensagem: #7
RE: Bloqueios constantes no Ubuntu
Sim, o chip da Mainboard é o AMD780G... mas o da grafica integrada é o da ATI HD3200... acho que se perde mais tempo a descobrir a causa do que resolver o problema.

Se ainda quiseres voltar a tentar reinstalar, compilando o driver novamente... aqui esta um bom tutorial
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-07-2009, 03:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-07-2009 03:10 por racoq.)
Mensagem: #8
RE: Bloqueios constantes no Ubuntu
Por descargo de consciência podes tentar a solução que deixei aqui:

http://forum.pplware.com/showthread.php?...5#pid20225

Embora eu não estou muito confiante, repito que isso é uma anomalia do hardware, quer a nivel de mau funcionamento da placa grafica ou alguma incompatibilidade entre peças específicas do hardware (Eventualmente incompatibilidade).

Podes tentar algo caso não dê, tentares actualizar a bios da tua board, as próprias bios por vezes têm erros associados que provocam o mau funcionamento dos sistemas operativos. Para isso é que são lançadas geralmente actualizações de bios.

A sugestão do Bruno Bernardino é também bastante boa, instala uma placa gráfica (depois de o fazeres certifica-te em desactivares a placa grafica onboard no setup da BIOS para evitar problemas de incompatibilidade e conflitos de IRQ).


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-07-2009, 03:16 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-07-2009 03:18 por ahphoto.)
Mensagem: #9
RE: Bloqueios constantes no Ubuntu
(29-07-2009 03:08)racoq Escreveu:  Embora eu não estou muito confiante, repito que isso é uma anomalia do hardware, quer a nivel de mau funcionamento da placa grafica ou alguma incompatibilidade entre peças específicas do hardware (Eventualmente incompatibilidade).

a compatibilidade ente peças é uma probabilidade remota, visto que está tudo contido na board. o unico hardware para além disso é o disco, memória e cpu.

vou tentar as outras soluções (bios, drivers, uma placa dedicada...)

(29-07-2009 01:53)AirCrack Escreveu:  Se ainda quiseres voltar a tentar reinstalar, compilando o driver novamente... aqui esta um bom tutorial
acho que vou dar uma vista de olhos pelos Open Source Edge Drivers


Obrigado a todos pelas rápidas respostas e possíveis soluções.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-07-2009, 16:36
Mensagem: #10
RE: Bloqueios constantes no Ubuntu
O problema é que deves estar a usar os drivers binários da ati/amd e esses drivers estão cheios de bugs.

Uma alternativa é usar os drivers open source. O único senão por agora é esses drivers não fazerem qualquer tipo de aceleração 3d.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)