Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
a resposta do socrates ao software livre
30-07-2009, 00:57
Mensagem: #11
RE: a resposta do socrates ao software livre
(29-07-2009 23:54)JPedrosa Escreveu:  
(29-07-2009 23:44)Mkman Escreveu:  Mas o nosso dinheiro que o estado gastar em manter os pactos com a microsoft para assim criar emprego, acho que podia investir em outros investimentos e assim poder criar outros empregos sem ter que nos por no colo da Microsoft.E certo que nos primeiros ano gastariamos algum dinheiro com a formaçao(Nao iriamos despedir os tecnicos Smile) mas depois acho que compensaria

ui, estás a começar uma flame....não comigo claro, mas vais instigar aí uns ódios de morte Big Grin

o meu post acima foi completamente irónico, como pensei que fosse óbvio.

Claro que deviamos era apostar em formação e não em negociatas.
Acima de tudo porque a negociata não é sustentada.
Amanhã os polacos fazem uma proposta melhor, e a M$ deixa cá a mobilia, e cada cada colaborador pega no seu portatil e vai para a polónia...

Naturalmente o arranque dia "doer" até ter massa crítica.
Eu pessoalmente não consigo entender porque gradualmente não se migra para um SO feito pelo estado (uma porra linux qualquer costumizada), ainda para mais quando a realidade é que o software caminha para ser todo online ou web-based, portanto o SO perde cada vez mais a importância que tem e o browser vai ganhando "poder".

O resto, é conversa, para muito belo sítio de departamentos públicos, OpenOffice+QaulquerBrowser cumpria o serviço, em qualquer SO.

@Mkman, parece-me mais uma utopia esse cenário do que propriamente uma ideia capitalista. Mas é preciso haver "tomates" para tomar decisões como essa, e o Engº José Socrates tomou (Alias, diga-se! Nós Portugueses tomamos, porque ao fim ao cabo o dinheiro é nosso ou é de todos?). Quanto à formação, actualmente a formação faz parte do nosso trabalho, falo nas TI's (onde me enquadro). Mas a formação não traz experiência, apenas é um pilar. Portanto é tudo muito relativo....

@JPedrosa, a Microsoft nunca nos vai largar, por uma simples razão... somos Grandes!!!Wink... mas aserio, temos que ver que onde a Microsoft põe o dedo, alguem sai sempre a ganhar, e neste caso temos que colocar o nossos ideais de parte e pensar no que foi feito!? Foi em prol da Educação! Num futuro próximo, estes resultados vão aparecer. Quer vocês queiram quer não, e seja de que forma for. Eu vejo pelo meu filho, ele vai ter bem mais recursos do que eu, e ainda bem... Será a altura certa do Software livre brilhar? Não sei? Mas já esteve bem mais longe...Happy
Acho que temos de ser positivos e saber esperar... contribuindo tambem com o nosso conhecimento.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-07-2009, 10:28
Mensagem: #12
RE: a resposta do socrates ao software livre
Quando o Linux fizer parcerias que façam gerar dinheiro (porque no fundo, é isso que importa), veremos o Linux a crescer.

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-07-2009, 16:03
Mensagem: #13
RE: a resposta do socrates ao software livre
(30-07-2009 00:57)AirCrack Escreveu:  @Mkman, parece-me mais uma utopia esse cenário do que propriamente uma ideia capitalista. Mas é preciso haver "tomates" para tomar decisões como essa, e o Engº José Socrates tomou (Alias, diga-se! Nós Portugueses tomamos, porque ao fim ao cabo o dinheiro é nosso ou é de todos?). Quanto à formação, actualmente a formação faz parte do nosso trabalho, falo nas TI's (onde me enquadro). Mas a formação não traz experiência, apenas é um pilar. Portanto é tudo muito relativo....

@JPedrosa, a Microsoft nunca nos vai largar, por uma simples razão... somos Grandes!!!Wink... mas aserio, temos que ver que onde a Microsoft põe o dedo, alguem sai sempre a ganhar, e neste caso temos que colocar o nossos ideais de parte e pensar no que foi feito!? Foi em prol da Educação! Num futuro próximo, estes resultados vão aparecer. Quer vocês queiram quer não, e seja de que forma for. Eu vejo pelo meu filho, ele vai ter bem mais recursos do que eu, e ainda bem... Será a altura certa do Software livre brilhar? Não sei? Mas já esteve bem mais longe...Happy
Acho que temos de ser positivos e saber esperar... contribuindo tambem com o nosso conhecimento.

hum, logo no meu primeiro post mencionei que podiamos perfeitamente atraír centros de desenvolvimento da RedHat, SUSE entre outros.
Traria os mesmo tipo de investimentos, empregos, conhecimento, com a vantagem de que não estarias refém de um acordo que pagaste a peso de outro. porque as boas graças do país para a M$ ... foram pagas em licenciamento do estado via M$, evitando a penetração de OpenSource.

Até porque, a mim pessoalmente intriga-me como se coloca informação sensivel em cima de SO que não sabemos o que faz... mas isso é só a mim, provavelmente.

Podendo ser um pouco paranoico, imagina que a M$ diz "á e tal as licenças agora passam para o dobro", tu fazes o quê em particular? paras o país?

É que é simples de fazer.

1 - crias um prod novo (exemplo windows 7 ou 8)
2 - Garantes que o software feito para esse, usa capacidades que os anteriores não suportam
3 - matas os prods anteriores a nivel de updates
4 - aguardas que o hardware onde estão os sobreviventes com produtos anteriores ... morra.

Perante isto, agora fazes o quê? pagas, seja lá qual for o valor, porque tens o país "by the balls" do ponto de vista tecnológico.

Se gradualmente transferires os teus serviços todos para web-based, finanças, ex-dgv, epa "you name it". ficas em primeiro lugar sem "killer apps" que te impeçam de migrar de SO.
E depois ficas livre para escolher MAC, Linux, Windows, SO da Musgueira, you name it.
excepções existirão sempre, naturalmente.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-07-2009, 17:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-07-2009 17:47 por AirCrack.)
Mensagem: #14
RE: a resposta do socrates ao software livre
As mudanças são feitas pelas pessoas, não é só o estado a tomar a iniciativa! Alias, tem mesmo que ser as pessoas... Imagina a quantidade de empresas que iam à falência por se adoptar software livre, quer pme (as 1ªs, quer as grandes). Os estímulos tem que ser outros, há muitas ilegalidades com o software legal.

Eu concordo contigo (não estas a ser paranoicoWink), mas também tenho que concordar com o estado... porque que é que o estado deveria apostar no SO novo, em que mais de metade da população não faz ideia sequer como se chama (Eu só falo de Portugal, neste caso)??? Primeiro faz-se chegar os PC's a casa das pessoas e depois com tempo vão testando o que vai mais ao encontro delas...(Os nossos filhos o dirão!) depois disso ser quantificado, ai sim, podemos entrar com o Software livre (Penso eu).

O Software livre tem entrado ao bocadinhos, existe uma serie de serviços hoje em dia, nos mais diversos mercados. Que já são do software livre! E pelo que vejo, vai ser para manter...

Mas então não existem já milhares de serviços web based ou portais (intranet), claro que maior parte são microsoft! Mas enfim... o mundo anda a passo de caracol no que diz respeito ao Software Livre... o que é pena porque tem imenso potencial!
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-07-2009, 19:27
Mensagem: #15
RE: a resposta do socrates ao software livre
Só existe uma falha no teu raciocínio, é que a maioria das pessoas (se não todas) tem uma resistência muito grande à mudança e ao se habituarem a uma coisa, neste caso o windows, desde pequenos não vão querer outra coisa. Quem está a começar a aprender tanto aprende um como outro, se não conheciam passam a conhecer.

Linux é mais difícil? Talvez, mas há muito boa gente que usa windows e tem de levar o pc à loja de cada vez que tem gases, não vejo qualquer diferença aí.
Mas testar outra coisa não porque "isso é muito difícil e eu não percebo nada disso" ou "não que isso não faz o efeito xpto". Desde que dê para net, downloads p2p, live messenger e jogos tá-se bem.

Depois há a parte da compatibilidade, a Microsoft para garantir que o seu negócio continua usa sempre que possível formatos e protocolos proprietários ou subvertidos para prender os utilizadores, mesmo que haja vontade para mudar vai haver uma resistência enorme por parte de muitos dos que te rodeiam e como não se vive num deserto ....
Se bem que mesmo assim não se evitam a macaquices das incompatibilidades entre versões do office.

Depois é como o JPedrosa diz, a MS ao conseguir que o estado, empresas e particulares utilizem os seus produtos com formatos e protocolos proprietários ou subvertidos tem efectivamente o cliente "by the balls", pode aumentar os preços sempre que quiser e o cliente não pode bufar pois terá de fazer um esforço enorme se quiser mudar para outra plataforma.

Não digo se que migrasse tudo para outra plataforma que não o windows visto existirem alguns programas que só trabalham no windows, mas também não acredito que a totalidade dos pcs tenha de correr windows.

Um exemplo disto são as universidades e politécnicos (que se fartam de queixar que não têm financiamento suficiente e têm de aumentar as propinas), a MS deve ter feito (e deve continuar a fazer) rios de dinheiro quando há algum tempo andou toda a gente a comprar licenças de campus para legalizar todos os pcs, seria isto necessário? Se calhar não e talvez alargasse os horizontes a muita gente ao mostrar as alternativas, muitos dos pcs que estão à disposição dos alunos servem para fazer uns trabalhos num processador de texto, muita net, downloads e live messenger se conseguirem instalar.

Também nas salas de aula não seria necessário ter máquinas com windows em todas as máquinas pois muito provavelmente os programas que realmente são necessários têm uma versão para outras plataformas ou programas equivalentes à altura da tarefa.
Como estes exemplos existem muitos mais, imagino que saibam de mais e provavelmente ainda piores.

Tomates tiveram os Brasileiros que cortaram com a dependência da MS (ou pelo menos dizem que sim), desde que hajam pessoas capazes de desenvolver soluções para os problemas existentes não vejo porque não, se é preciso gastar dinheiro? É sim senhor, mas pelo menos o código pode passar a ser propriedade do estado e pode ser revisto e as possíveis falhas de segurança identificadas e corrigidas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-07-2009, 19:54 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-07-2009 19:55 por AirCrack.)
Mensagem: #16
RE: a resposta do socrates ao software livre
Pensa lá bem, achas é que mesmo resistência? Não te esquecas que tu ou eu, ou mais alguem não servimos de exemplo, certo? Não é tão facil assim como tu dizes, que se não conhece fica a conhecer... ou até se não aprende, aprende com o amigo. Agora pergunto, hoje em dia e mediante o ritmo da nossa sociedade, achas mesmo que aprende 2 SO's distintos? Duvido, porque não há tempo...

Sim, mas concordas que deve começar em algum sitio? Deste um bom exemplo, as faculdades. Considero o local ideal para começar, até mesmo nas escolas... é nisto que o governo tem apostado e tem que continuar a apostar...

Pois, o Brazil... mas não te esqueças que o Brazil tornou-se numa potencia mundial, certo??? Acho que isso diz tudo!

Nós temos que ser grandes em pequenas coisas Big Grin
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-07-2009, 20:48
Mensagem: #17
RE: a resposta do socrates ao software livre
Disseste: "Primeiro faz-se chegar os PC's a casa das pessoas e depois com tempo vão testando o que vai mais ao encontro delas...(Os nossos filhos o dirão!) depois disso ser quantificado, ai sim, podemos entrar com o Software livre (Penso eu)."

Se está a entrar agora porque não entrar logo uma plataforma de código aberto? Ao não fazer isso é estar a perpetuar a dependência

Se o que há é resistência à mudança perguntas, é. Quantas pessoas conheces que fazem e vão continuar a fazer pirataria quando até sabem de alternativas gratuitas e legais só porque a alternativa é um pouco diferente daquilo que usam? Que por ser free não é tão bom, mesmo que nunca façam uso das funcionalidades a mais que só estão presentes na versão paga. Já nem falo em mudar de SO, por exemplo quando o office piratado que têm está a dar problemas.

Que não há tempo para aprender um novo OS, há. Se muito boa gente passasse metade do tempo que passa a ver novelas e ler revistas cor de rosa a aprender qualquer coisa de novo havia tempo.

Quando que dizes que se tem de começar nalgum lado sim tem, mas quando dizes que o governo tem apostado e tem que continuar a apostar nas escolas mas é verdade mas o raio dos pcs do e-escolas trazem maioritariamente só o windows, quanto muito alguns fazem dual boot com o linux e só conheço uma excepção que só traz linux, que grande aposta, não é preciso ser bruxo para adivinhar o que é que todos vão usar. Para além disso o custo da licença, mesmo que baixo por ser licença em volume, está incluído no custo do equipamento.

Também dizes que o Brasil por ser ter tornado uma potencia mundial é que pode tomar a decisão que tomou. Sim ajuda, mas isso não quer dizer que por sermos pequenos temos de andar a reboque e a mando dos outros toda a vida Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-07-2009, 21:33
Mensagem: #18
RE: a resposta do socrates ao software livre
Citar:Se está a entrar agora porque não entrar logo uma plataforma de código aberto? Ao não fazer isso é estar a perpetuar a dependência

Correcto, mas lembras-te bem do que o Sócrates disse na entrevista; que se os PC's fossem entregues via mercado tradicional, so daqui a 10anos (Talvez exagero!?) é que os PC's estariam nas casas das pessoasEEK!. verdade! Assim, os fabricantes querem é vender, e com a Microsoft vendem! E viva a vulnerabilidade da MicrosoftCool

Citar:Se o que há é resistência à mudança perguntas, é. Quantas pessoas conheces que fazem e vão continuar a fazer pirataria quando até sabem de alternativas gratuitas e legais só porque a alternativa é um pouco diferente daquilo que usam? Que por ser free não é tão bom, mesmo que nunca façam uso das funcionalidades a mais que só estão presentes na versão paga. Já nem falo em mudar de SO, por exemplo quando o office piratado que têm está a dar problemas.

Eu vou, chamem-lhe pirataria moderna ou o que forMr Green. Gracas ao pplware e ao resto do pessoal que participa, que uso um grande leque de utilitários "opensource" e para o meu trabalho, fantastico! Se a alternativa é boa, toca a investir. Mas temos essa vantagem! Mas olha que o Office legal tambem dá problemasWink

Enquanto a "guerra" perdurar entre software livre e codigo aberto, vai ser, ou é tudo ou nada! Como é que a virtude e a moral podem ganhar?? Confused
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-07-2009, 00:43
Mensagem: #19
RE: a resposta do socrates ao software livre
Citar:Mas olha que o Office legal tambem dá problemas

Sim claro, o que queria dizer não era isso, é mais o ter piratado, estar a dar problemas e mesmo assim não querer mudar Wink

Quanto ao tempo que demorariam os computadores a chegar às casas das pessoas, não sei nem vale a pena tentar adivinhar, acredito que nalguns casos chegasse tarde (ou nunca chegasse, tenho de admitir) mas acho que devem haver muitos casos em que agora talvez esteja a chegar cedo demais e seja apenas mais uma coisa para inglês ver, aqui será mesmo o tempo a dizer se é assim ou não.

Quanto à "guerra" que penso que quisesses dizer entre software proprietário e fechado e software livre e código aberto ... pois é aquele filme do costume ... mete dinheiro, é do tipo "quanto mais eu conseguir ganhar melhor, o resto que se lixe", assim não vamos lá. Isto para não falar nas outras coisas más que não interessa que se saibam.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-07-2009, 01:36
Mensagem: #20
RE: a resposta do socrates ao software livre
@ROOKIE,
penso que o AirCrack estava mesmo falar da "guerra" entre software livre e software OpenSource, alusão a troca de galhardetes entre o Stallman e o Linus por exemplo.

Uma questão que tenho sérias dúvidas é a de este projecto ter levado efectivamente um PC a casas onde ele não iria chegar nem daqui a uns 10 anos.
Tenho sérias dúvidas, mas mesmo muito sérias, sobre se isto é verdade.

Sejamos honestos, pode ter chegado a alguns milhares, que de outra forma nao podiam ter.
Aos outros, chegou mais barato do que chegaria se tivessem que ir á FNAC.
Existem familias de facto carenciadas, mas para essas nem este preço torna o PC atractivo, e mesmo essas uma ampla maioria consegue o crédito da FNAC/WORTEN e afins.

é perfeitamente demagógico dizer o que foi dito no video, que o magalhaes levou um PC a 1 milhões de pessoas que só o iriam ter daqui a 10 anos. Coisa que não falta para aí são magalhães em casas de 2/3 e 4 pcs. aliás até no filme lá estava uma pessoa adulta com o magalhães e esse pc contou certamente para o 1milhão, por isso... não me lixem com demagogia.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)