Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
a resposta do socrates ao software livre
30-07-2009, 19:27
Mensagem: #15
RE: a resposta do socrates ao software livre
Só existe uma falha no teu raciocínio, é que a maioria das pessoas (se não todas) tem uma resistência muito grande à mudança e ao se habituarem a uma coisa, neste caso o windows, desde pequenos não vão querer outra coisa. Quem está a começar a aprender tanto aprende um como outro, se não conheciam passam a conhecer.

Linux é mais difícil? Talvez, mas há muito boa gente que usa windows e tem de levar o pc à loja de cada vez que tem gases, não vejo qualquer diferença aí.
Mas testar outra coisa não porque "isso é muito difícil e eu não percebo nada disso" ou "não que isso não faz o efeito xpto". Desde que dê para net, downloads p2p, live messenger e jogos tá-se bem.

Depois há a parte da compatibilidade, a Microsoft para garantir que o seu negócio continua usa sempre que possível formatos e protocolos proprietários ou subvertidos para prender os utilizadores, mesmo que haja vontade para mudar vai haver uma resistência enorme por parte de muitos dos que te rodeiam e como não se vive num deserto ....
Se bem que mesmo assim não se evitam a macaquices das incompatibilidades entre versões do office.

Depois é como o JPedrosa diz, a MS ao conseguir que o estado, empresas e particulares utilizem os seus produtos com formatos e protocolos proprietários ou subvertidos tem efectivamente o cliente "by the balls", pode aumentar os preços sempre que quiser e o cliente não pode bufar pois terá de fazer um esforço enorme se quiser mudar para outra plataforma.

Não digo se que migrasse tudo para outra plataforma que não o windows visto existirem alguns programas que só trabalham no windows, mas também não acredito que a totalidade dos pcs tenha de correr windows.

Um exemplo disto são as universidades e politécnicos (que se fartam de queixar que não têm financiamento suficiente e têm de aumentar as propinas), a MS deve ter feito (e deve continuar a fazer) rios de dinheiro quando há algum tempo andou toda a gente a comprar licenças de campus para legalizar todos os pcs, seria isto necessário? Se calhar não e talvez alargasse os horizontes a muita gente ao mostrar as alternativas, muitos dos pcs que estão à disposição dos alunos servem para fazer uns trabalhos num processador de texto, muita net, downloads e live messenger se conseguirem instalar.

Também nas salas de aula não seria necessário ter máquinas com windows em todas as máquinas pois muito provavelmente os programas que realmente são necessários têm uma versão para outras plataformas ou programas equivalentes à altura da tarefa.
Como estes exemplos existem muitos mais, imagino que saibam de mais e provavelmente ainda piores.

Tomates tiveram os Brasileiros que cortaram com a dependência da MS (ou pelo menos dizem que sim), desde que hajam pessoas capazes de desenvolver soluções para os problemas existentes não vejo porque não, se é preciso gastar dinheiro? É sim senhor, mas pelo menos o código pode passar a ser propriedade do estado e pode ser revisto e as possíveis falhas de segurança identificadas e corrigidas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: a resposta do socrates ao software livre - R00KIE - 30-07-2009 19:27

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)