Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Duvida/reciclagem/imagem
31-07-2009, 16:49
Mensagem: #1
Duvida/reciclagem/imagem
Ola a todos,
trago aqui duas duvidas, para as quais gostaria de saber algumas sugestões/respostas.

1ª Gostaria de obter um programa gratuito,simples e eficaz para limpar os itens eliminados na reciclagem para sempre, para que não exista forma de os recuperar através de programas próprios para o efeito. De preferência que funcione também no vista.

2ª Tenho a persistente duvida sobre os programas criadores de imagem de Disco. Ora bem.. eu tenho o portátil ou desktop a funcionar, tudo muito bem, vou fazendo umas limpezas de vez em quando, backups de dados e drivers. Agora pergunto um programa que cria uma imagem do disco, em que me beneficia? É tipo um backup? Utiliza-se depois de uma formatação do sistema operativo e depois já não se restaura os backups de dados e drivers mas sim a imagem do disco, instalando esse programa com que fiz a mesma?

Obrigado a todos!!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-07-2009, 17:00
Mensagem: #2
RE: Duvida/reciclagem/imagem
A primeira questão não te sei menciona nada, Mas quanto a imagem de disco beneficia bastante, por exemplo, formatas agora o computador e metes lá tudo o que precisas, programas jogos etc .. Passado 1 mês ou dois queres formatar o computador só tens de pegar nessa imagem e fazer a reposição da imagem e não tens o trabalho e andar a formatar , instalar drivers , programas, jogos etc .. Poupas tempo e trabalho. Ou imagina que queres sempre os dados do teu computador a salvo, podes fazer uma imagem do disco diária/semanal/mensal e se por acaso o teu disco avaria, podes comprar um novo e sem perder os dados e configurações importantes que” andam contigo “ diariamente no computador.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-07-2009, 17:06
Mensagem: #3
RE: Duvida/reciclagem/imagem
Então quer dizer que não se precisa reinstalar o Windows novamente? É tipo o que os portáteis trazem? Discos de recuperação com as configurações iniciais?
(31-07-2009 17:00)ark15 Escreveu:  A primeira questão não te sei menciona nada, Mas quanto a imagem de disco beneficia bastante, por exemplo, formatas agora o computador e metes lá tudo o que precisas, programas jogos etc .. Passado 1 mês ou dois queres formatar o computador só tens de pegar nessa imagem e fazer a reposição da imagem e não tens o trabalho e andar a formatar , instalar drivers , programas, jogos etc .. Poupas tempo e trabalho. Ou imagina que queres sempre os dados do teu computador a salvo, podes fazer uma imagem do disco diária/semanal/mensal e se por acaso o teu disco avaria, podes comprar um novo e sem perder os dados e configurações importantes que” andam contigo “ diariamente no computador.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-07-2009, 17:09
Mensagem: #4
RE: Duvida/reciclagem/imagem
Boa tarde,

A tua primeira questão: Esquece, não existe. Existem programas de recuperação de dados que te recuperam quase toda a informação até 8 formatações de disco rígido... Já podes imaginar o que acontece.

Na 2ª questão, posso referir um software comercial (vale a pena o investimento) Storagecraft. Apropriado para situações de "disaster recovery" cria imagens do disco em poucos minutos.

Primeiro software a nível mundial que te permite repor a imagem do disco num computador com hardware 100% diferente do computador onde foi feita a imagem.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-07-2009, 17:18
Mensagem: #5
RE: Duvida/reciclagem/imagem
(31-07-2009 17:06)Agatho Escreveu:  Então quer dizer que não se precisa reinstalar o Windows novamente? É tipo o que os portáteis trazem? Discos de recuperação com as configurações iniciais?

Sim isso mesmo, trabalho com o norton ghost a muito tempo, e ja me safou imensas vezes porque se percisares de ir buscar só um ficheiro que tenhas perdido a uma imagem de disco é possivel no Norton Ghost. E faz back up automaticos se assim o desejares.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-07-2009, 22:49
Mensagem: #6
RE: Duvida/reciclagem/imagem
Mas pode-se criar uma imagem mesmo só tendo uma partição? Como o sistema operativo a funcionar na própria partição? Depois para repor a partição é por boot ou pelo programa que criou a imagem? Se for pelo programa e o windows ter ido á vida? Não se consegue ligar o pc...
(31-07-2009 17:18)ark15 Escreveu:  
(31-07-2009 17:06)Agatho Escreveu:  Então quer dizer que não se precisa reinstalar o Windows novamente? É tipo o que os portáteis trazem? Discos de recuperação com as configurações iniciais?

Sim isso mesmo, trabalho com o norton ghost a muito tempo, e ja me safou imensas vezes porque se percisares de ir buscar só um ficheiro que tenhas perdido a uma imagem de disco é possivel no Norton Ghost. E faz back up automaticos se assim o desejares.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-07-2009, 23:02
Mensagem: #7
RE: Duvida/reciclagem/imagem
1 - Existe um programa grátis que faz isso: http://www.pplware.com/2009/03/06/disk-redactor-12/
É claro que não existe nenhum programa perfeito, mas este já dificulta muito a recuperação de dados apagados.

2 - Sim, fazer uma imagem de disco é exactamente aquilo que os portáteis trazem na chamada "partição de recuperação". Não há formatação do disco. Há apenas uma substituição dos ficheiros do teu disco pelos ficheiros dessa imagem de um estado anterior do teu computador.

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-08-2009, 00:34
Mensagem: #8
RE: Duvida/reciclagem/imagem
(31-07-2009 22:49)Agatho Escreveu:  Mas pode-se criar uma imagem mesmo só tendo uma partição? Como o sistema operativo a funcionar na própria partição? Depois para repor a partição é por boot ou pelo programa que criou a imagem? Se for pelo programa e o windows ter ido á vida? Não se consegue ligar o pc...

Claro que a imagem do disco nao pode ser feita no mesmo disco que o sistema operativo .Nem o Ghost deixa.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-08-2009, 00:40
Mensagem: #9
RE: Duvida/reciclagem/imagem
Depois do que já foi dito, deixo também a minha sugestão...

Eu actualmente, e à bastante anos uso o Hiren's Boot CD, que à que frisar, tem uma montanha de software ilegal (verdade!).
Mas que pode ser usado numa PEN USB ou CD, em que faz "boot", podendo usar a maior parte dos utilitarios antes do arranque do SO. Já no SO, usares um leque mais reduzido de utilitários. Tens ainda um arranque "virtual" para um XP.EEK!
O que é o Hiren, é "ouro sobre azul"!Cool Tem sempre uma ferramenta que precisas, e neste caso tem todas as ferramentas que responde às tuas perguntas. O melhor disto tudo, é que não precisas de instalar nenhum programa!

Respondendo agora as tuas perguntas, na 1ª;
Indicados para apagar pastas ou ficheiros específicos, sem danificar o Disco rigido!
*Shredder (Wintool)
*WinDirStat (Wintool) (vista ready)

Apaga do disco por completo "ZeroFill"
*HDD Erase (Boot)
WDCClear (Boot)
HDAT2 (Boot)

Agora o 2º;

Utilizo quer o Norton Ghost 11.5 (Hiren - Ilegal!), Gparted 0.3.3 (Opensource), já utilizei montanhas deles... até agora nunca me dei mal com estes 2.
A vantagem do Norton Ghost, é poderes ter um servidor (virtual por ex), em que possas executar varias imagens/clones com varios SO's; Windows, Linux, pelo menos (são os que uso), bem como permite fazer backup's, quer a pastas ou ficheiros, quer a partições... À mais vantagens, que deixo para outra oportunidade.
A vantagem do Gparted, é ser "Opensource", funciona em Windows e Linux. E é portatil!

Alguma duvida que queiras tirar relativo ao Hiren, estás à vontadeWink

E já agora, deixo aqui o método para criares o Hiren's Boot CD numa PEN USB (1GB minimo!). HOW TO

Outra coisa, espero que não tenhas problemas em encontrar o Hiren's Boot CD. Senão PM me Mr Green
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-08-2009, 17:02
Mensagem: #10
RE: Duvida/reciclagem/imagem
(01-08-2009 00:40)AirCrack Escreveu:  Depois do que já foi dito, deixo também a minha sugestão...

Eu actualmente, e à bastante anos uso o Hiren's Boot CD, que à que frisar, tem uma montanha de software ilegal (verdade!).
Mas que pode ser usado numa PEN USB ou CD, em que faz "boot", podendo usar a maior parte dos utilitarios antes do arranque do SO. Já no SO, usares um leque mais reduzido de utilitários. Tens ainda um arranque "virtual" para um XP.EEK!
O que é o Hiren, é "ouro sobre azul"!Cool Tem sempre uma ferramenta que precisas, e neste caso tem todas as ferramentas que responde às tuas perguntas. O melhor disto tudo, é que não precisas de instalar nenhum programa!

Respondendo agora as tuas perguntas, na 1ª;
Indicados para apagar pastas ou ficheiros específicos, sem danificar o Disco rigido!
*Shredder (Wintool)
*WinDirStat (Wintool) (vista ready)

Apaga do disco por completo "ZeroFill"
*HDD Erase (Boot)
WDCClear (Boot)
HDAT2 (Boot)

Agora o 2º;

Utilizo quer o Norton Ghost 11.5 (Hiren - Ilegal!), Gparted 0.3.3 (Opensource), já utilizei montanhas deles... até agora nunca me dei mal com estes 2.
A vantagem do Norton Ghost, é poderes ter um servidor (virtual por ex), em que possas executar varias imagens/clones com varios SO's; Windows, Linux, pelo menos (são os que uso), bem como permite fazer backup's, quer a pastas ou ficheiros, quer a partições... À mais vantagens, que deixo para outra oportunidade.
A vantagem do Gparted, é ser "Opensource", funciona em Windows e Linux. E é portatil!

Alguma duvida que queiras tirar relativo ao Hiren, estás à vontadeWink

E já agora, deixo aqui o método para criares o Hiren's Boot CD numa PEN USB (1GB minimo!). HOW TO

Outra coisa, espero que não tenhas problemas em encontrar o Hiren's Boot CD. Senão PM me Mr Green
Bem tenho de admitir que isto de criar uma imagem é mais complicado do que parece.
Pelas conclusões das respostas, não posso fazer uma imagem do disco com uma partição?
Ou seja no pc em que estou agora a escrever só tenho uma partição do total do disco, vou fazendo uns backups de dados e outros de drivers mas se der para o torto tenho de formatar, certo?
Ou posso fazer na mesma? Essa imagem cria uma copia do SO e dos programas no disco?
Mas se o pc for ao ar, como posso meter a imagem ? já não é pelo mesmo programa com que a criei? Ou neste caso é através de boot mas sem ser com o CD do SO?
Tenho de pedir ao grande Victor um bom tutorial para o blog sobre este assunto das imagens ou discos de recuperação.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)