Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
C IDE
27-08-2009, 12:08
Mensagem: #11
RE: C IDE
Porque programar em C em linux e não em Windows?

A minha resposta e a minha opiniao é:

Os sistemas linux são sistemas abertos, e quando programas em C o que pretendes maioritariamente e fazer uma programacao de baixo nivel, ou seja, acederes aos recursos do SO etc, logo em sistemas linux isso é bastante mais facil embora o Windows ofereca uma serie de API´s, ok , entao pk n programar em C no Windows? Tens um IDE poderosissimo para Windows chamado, Visual Studio, na minha humilde opiniao o Deus dos IDE´s , e tens também uma framework fantastica que faz tudo o que queres, logo porque te preocupares em fazer programacao de baixo nivel quando ja esta td feito? Não é que em Linux já n tenha sido tudo feito também, mas a organizacao das bibliotecas frameworks and whatever digamos que é quase caótica, sendo essa uma das minhas principais queixas relativamente ao open source, penso que a comunidade é caótica quando considerada como um todo.

Relativamente ao assunto do topico:

Code::blocks , simplesmente o melhor ide que ja apanhei em linux, sendo que tenho alguma alergia ao eclipse.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-09-2009, 20:07
Mensagem: #12
RE: C IDE
(27-08-2009 12:08)Shogun Escreveu:  Porque programar em C em linux e não em Windows?

A minha resposta e a minha opiniao é:

Os sistemas linux são sistemas abertos, e quando programas em C o que pretendes maioritariamente e fazer uma programacao de baixo nivel, ou seja, acederes aos recursos do SO etc, logo em sistemas linux isso é bastante mais facil embora o Windows ofereca uma serie de API´s, ok , entao pk n programar em C no Windows? Tens um IDE poderosissimo para Windows chamado, Visual Studio, na minha humilde opiniao o Deus dos IDE´s , e tens também uma framework fantastica que faz tudo o que queres, logo porque te preocupares em fazer programacao de baixo nivel quando ja esta td feito? Não é que em Linux já n tenha sido tudo feito também, mas a organizacao das bibliotecas frameworks and whatever digamos que é quase caótica, sendo essa uma das minhas principais queixas relativamente ao open source, penso que a comunidade é caótica quando considerada como um todo.

Relativamente ao assunto do topico:

Code::blocks , simplesmente o melhor ide que ja apanhei em linux, sendo que tenho alguma alergia ao eclipse.
[1st post]
Concordo, o Code::Blocks é o IDE de referência no mundo do Software Livre. Uso-o sempre que tenho de gerir um projecto grandinho e básico. Caso contrário costumo passar directamente aos editores básicos de texto (Gnome-edit Tongue) e à utilização de sistemas de controlo e construção (scons + bazaar).

Mas, Shogun, por vezes é-nos útil "re-tratar" de frameworks de baixo nível. Por exemplo, para termos melhor controlo do código...para fins de debugging (quando usamos frameworks de código-fechado)...etc. O ReactOS, por exemplo, está a tratar de se livrar da biblioteca STL que vem com o MingW precisamente porque quer ter um controlo mais rígido sobre tudo.

Há umas quantas boas ferramentas e frameworks no mundo do Unix. E agora é-me bastante difícil programar sem o Memcheck/Valgrind e, claro, o bom velho GNU GDB...
Pessoalmente, utilizar directamente a API do Windows é bastante cansativo. Apanhei-me a fazer isso durante um longo bocado...agora estou mais habituado a frameworks multi-plataforma práticos e rápidos de utilizar (FLTK, WxWidgets, QT... ; Irrlicht ...)

Pessoalmente, também concordo que o Visual Studio foi o melhor IDE que já utilizei e o compilador da Microsoft é, também, um dos que mais seguem o standard. No entanto, agora estou mais acostumado a utilizar o GCC e o TenDRA.

Mas não concordo que a programação em C tenha sempre de ser uma programação de baixo-nível. Com cuidado e técnicas suficientes, conseguimos criar um bom nível de abstracção (por algum motivo a biblioteca padrão está lá Wink)...só lhe falta o suporte a objectos 'nativo'.

Programmer (C/C++/ASM/whatever needed) | GNU/Linux User | Free Software Lunatic

Actualmente a tratar do meu motor de jogo bi-dimensional e da minha biblioteca padrão de C.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-09-2009, 22:42
Mensagem: #13
RE: C IDE
Para programar em C eu uso:

No Windows: Microsoft Visual C++ 2008 Express Edition - http://www.microsoft.com/express/vc/

No Linux: Netbeans - http://www.netbeans.org/downloads/index.html / Kate+GCC
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)