Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
C IDE
01-09-2009, 20:07
Mensagem: #12
RE: C IDE
(27-08-2009 12:08)Shogun Escreveu:  Porque programar em C em linux e não em Windows?

A minha resposta e a minha opiniao é:

Os sistemas linux são sistemas abertos, e quando programas em C o que pretendes maioritariamente e fazer uma programacao de baixo nivel, ou seja, acederes aos recursos do SO etc, logo em sistemas linux isso é bastante mais facil embora o Windows ofereca uma serie de API´s, ok , entao pk n programar em C no Windows? Tens um IDE poderosissimo para Windows chamado, Visual Studio, na minha humilde opiniao o Deus dos IDE´s , e tens também uma framework fantastica que faz tudo o que queres, logo porque te preocupares em fazer programacao de baixo nivel quando ja esta td feito? Não é que em Linux já n tenha sido tudo feito também, mas a organizacao das bibliotecas frameworks and whatever digamos que é quase caótica, sendo essa uma das minhas principais queixas relativamente ao open source, penso que a comunidade é caótica quando considerada como um todo.

Relativamente ao assunto do topico:

Code::blocks , simplesmente o melhor ide que ja apanhei em linux, sendo que tenho alguma alergia ao eclipse.
[1st post]
Concordo, o Code::Blocks é o IDE de referência no mundo do Software Livre. Uso-o sempre que tenho de gerir um projecto grandinho e básico. Caso contrário costumo passar directamente aos editores básicos de texto (Gnome-edit Tongue) e à utilização de sistemas de controlo e construção (scons + bazaar).

Mas, Shogun, por vezes é-nos útil "re-tratar" de frameworks de baixo nível. Por exemplo, para termos melhor controlo do código...para fins de debugging (quando usamos frameworks de código-fechado)...etc. O ReactOS, por exemplo, está a tratar de se livrar da biblioteca STL que vem com o MingW precisamente porque quer ter um controlo mais rígido sobre tudo.

Há umas quantas boas ferramentas e frameworks no mundo do Unix. E agora é-me bastante difícil programar sem o Memcheck/Valgrind e, claro, o bom velho GNU GDB...
Pessoalmente, utilizar directamente a API do Windows é bastante cansativo. Apanhei-me a fazer isso durante um longo bocado...agora estou mais habituado a frameworks multi-plataforma práticos e rápidos de utilizar (FLTK, WxWidgets, QT... ; Irrlicht ...)

Pessoalmente, também concordo que o Visual Studio foi o melhor IDE que já utilizei e o compilador da Microsoft é, também, um dos que mais seguem o standard. No entanto, agora estou mais acostumado a utilizar o GCC e o TenDRA.

Mas não concordo que a programação em C tenha sempre de ser uma programação de baixo-nível. Com cuidado e técnicas suficientes, conseguimos criar um bom nível de abstracção (por algum motivo a biblioteca padrão está lá Wink)...só lhe falta o suporte a objectos 'nativo'.

Programmer (C/C++/ASM/whatever needed) | GNU/Linux User | Free Software Lunatic

Actualmente a tratar do meu motor de jogo bi-dimensional e da minha biblioteca padrão de C.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
C IDE - Mkman - 13-08-2009, 19:42
RE: C IDE - xOy - 13-08-2009, 22:20
RE: C IDE - Ana - 14-08-2009, 14:51
RE: C IDE - Mkman - 14-08-2009, 16:18
RE: C IDE - Ana - 14-08-2009, 16:20
RE: C IDE - Mkman - 14-08-2009, 16:42
RE: C IDE - Ana - 14-08-2009, 20:53
RE: C IDE - Mkman - 14-08-2009, 21:00
RE: C IDE - xOy - 16-08-2009, 22:47
RE: C IDE - Mkman - 16-08-2009, 22:57
RE: C IDE - Shogun - 27-08-2009, 12:08
RE: C IDE - jorl17 - 01-09-2009 20:07
RE: C IDE - pmsm1100 - 06-09-2009, 22:42

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)