Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Programa p/ criação de música
06-09-2009, 00:41
Mensagem: #1
Programa p/ criação de música
Boas,

Alguém conhece algum programa em que eu possa introduzir faixas com sons de diversos instrumentos para fazer ritmos e essas cenas... Eu já andei a pesquisar mas tudo o que vi foram programas para carregar um ficheiro da nossa biblioteca de música e depois "brincar" com isso.

Eu lembro de há muito tempo ter uma coisa dessas no PC que tinha sons sons de tudo e mais alguma coisa, desde tarolas a saxofones e sei lá mais o quê. Mas acabei por apagar e não me lembro do nome...

[Imagem: 29328.png]
[Imagem: pplware_reader.png]
João M.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-09-2009, 02:27
Mensagem: #2
RE: Programa p/ criação de música
os Cubase costumam ser muito bons Wink

http://www.casadosobrado.com
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-09-2009, 12:16
Mensagem: #3
RE: Programa p/ criação de música
CuBase e Fruity Loops são excelentes programas para criar esses sons e depois criar uma música. Mas se calhar o que procuras é algo mais simples, tipo eJay...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-09-2009, 12:37
Mensagem: #4
RE: Programa p/ criação de música
.mechanism

Era exactamente do Fruity Loops que estava a procura. Muito obrigado Wink

[Imagem: 29328.png]
[Imagem: pplware_reader.png]
João M.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2009, 23:07
Mensagem: #5
RE: Programa p/ criação de música
Ve Sony ACID ou MAGIX music maker se queres trabalhar com loops.
Fruity loops e Ableton Live são bons para criar ritmos por notas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-12-2009, 00:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-12-2009 00:13 por avlisrotiv.)
Mensagem: #6
RE: Programa p/ criação de música
Ou então optas por um serviço gratuito da Aviary.. Smile
O Myna Audio Editor...
Para simplificar e exemplificar LOL aqui um vídeo..


E se quiseres um editor de som, em software, recomendo-te o Audacity..
É freeware, leve e prático..
Download aqui (.exe 2.1MB) (.zip 3,0 MB, portable) da versão estável..
E este (.exe 411kb) (.zip 185kb) plugin para permitir a exportação de arquivos .mp3 ...

E como queres brincar com sons, não deixes de experimentar este simples utilitário, que torna as teclas em diferentes sonoridades... Muito pequenino (417kb), muito simples e não requer instalação...
Piano.exe...
Espero que agrade. Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-12-2009, 21:38
Mensagem: #7
RE: Programa p/ criação de música
Ora vamos por partes sem correr o risco de ser extremamente maçador com o sério teor de nerdism que isto envolve. lol

O que provavelmente deves ter tido instalado foi uma aplicação chamada Reason da Propellerheads, que de certa forma é a réplica gráfica mais fiel a um ambiente de estúdio dito analógico. É o que desde sempre teve uma library de sons mais abrangentes por estas lides.

A escolha de uma aplicação depende muito do quanto tempo queiras perder com a mesma; Tanto podes ter o mesmo resultado final com o Cubase como com o Live, como com o Fruity Loops.

Ao longo dos ultimos 10 anos, acho que só não toquei em nenhuma versão do Pro Tools por nunca ter tido nenhum DSP da digidesign.

Reason:

Prós: O ambiente que tens é a típica (e mais bem conseguida até hoje) emulação de um ambiente de rack que qualquer geek por hardware tem. Se tiveres a mínima noção de como se comporta um sintetizador mediante as alterações que lhe faças, de como aplicar um efeito, noção de volumes etc, não precisas de ir mais longe. Chega sobra e faz a festa.

Contras: É exactamente por ser baseado em hardware que é um dos DAW mais fechados, na medida em que não suporta instrumentos externos de qualquer espécie nem efeitos. Tudo o que queiras colocar como "add-on" terá que ser ou soundbanks de cada um dos instrumentos/processadores de efeitos, ou a tua creatividade.

Cubase:

Pros:Poderosíssimo. Foi durante muitos anos o leading edge para produção/masterização. Vem com tudo o que te é necessário para começares a brincar com isto sem teres que te chatear muito.

Contras:Vais ter que penar muito na sequenciação que poderá ser um caos para quem nunca se tenha aventurado em Digital Audio Workstations.


Fruity Loops:

Prós: Tem um poder brutal, é simples, intuitivo, prático. Se se perder 4 ou 5 horas de rajada a ler o manual e a analizar o programa da maneira correcta, passamos a perceber que se pode fazer ali o que se faz num software cuja licença custe 5 ou 6 vezes mais.
Usei-o da versão 3.0 até à 7.2. Raramente me falhava se me limitasse a utilizar os plugins que vêm por defeito com o XXL pack. Acompanhei muito boa gente a fazer mixes finais no FL, bem como pré-masters, gente esta que provavemlente editou uma ou outra música que muitos de nós nem sabemos que foi feita com o "patinho feio" destas lides.

Contras: Tendia a ser simples demais, coisa que desmotivava muita gente a trabalhar com ele. Por vezes tornava-se caótico sempre que tinhas que recorrer a instrumentos virtuais externos, cuja memória era gerida de maneira péssima.


Ableton Live:

Prós: É o que mais uso actualmente (uso-o desde a versão 5.2)seguindo uma metodologia de produção/sequenciação do tempo dos samplers/sequenciadores AKAI Série MPC. Moldável a 500%, podes criar como queres, onde queres da maneira que queres. É conhecido por ter um bom grupo de plugins nativos bem como por ter o time stretch mais eficaz e exacto da área.

Contras: Ainda há alguns problemas no que diz respeito ao consumo de memória da parte de alguns plugins externos.
Caso não tenhas noção do que é um compasso, notas, etc, poderás chocar com o programa uma vez que parte das particularidades mais interessantes te "forçam" a teres noção do que é um compasso, quantização, etc etc. Ultimamente tem havido uma hype muito grande em torno da aplicação que de certa forma tem estragado as potencialidades da mesma.


Logic Studio:

Prós: É o monstro, period. Nos 9 dvd's que gentilmente te "oferecem" após comprares a licença, não precisas de andar às voltas à procura de samples, nem de instrumentos virtuais. Anteriormente disse que o Live tinha um bom grupo de plugins nativos, pois do do Logic é efectivamente colossal. Nada a apontar. Cheguei a utilizar as versões 7 e 8 pontualmente, e só agora é que detenho uma licença do mesmo.

Contras: O grande contra: Mac-only. Desde que a licença/ patente do Logic foi comprada pela Apple que se descontinuou o desenvolvimento para Windows.
Poderás ter que precisar de uma placa de som com uma latência baixa para tirares o máximo partido da aplicação, da mesma maneira que também precisarás dela para não massacrares tanto o processador/memória.

Se o cubase pode ser complicado de aprender, o Logic é duas vezes mais.

Ao longo de sensivelmente 4 anos que ando a ler N livros sobre o Logic, adendas aos manuais, pequenos guias e tutoriais, e devo compreender 20 ou 30% do software.


E acabou o entulho. lol

Acima de tudo, tenta arranjar versões trial das versões que entenderes. Tens um monte de sequenciadores/editores/whatsoever a serem comercializados actualmente. Desde o cockos, ao Fl, ao Live, ao Cubase, ao Reason.


Espero que isto te tenha esclarecido (provavelmente ainda te confundi mais...) alguma dúvida que tivesses. Cá estarei para responder às próximas.


L.

Montana LLC
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)