Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 1 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tópico dos erros ortográficos (fóruns, etc)
13-09-2009, 23:18 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-09-2009 23:20 por BladeRunner.)
Mensagem: #1
Tópico dos erros ortográficos (fóruns, etc)
Parece que escrever em português é cada vez mais difícil.
Vamos tentar corrigir alguns aqui?
Um dos mais vistos:
"teem" - deve ser escrito: têm
Explicado:
Têm ou têem
Destas formas só a primeira está correcta. Têm (que se pronuncia tãem) é a forma verbal correspondente à terceira pessoa do plural do verbo ter (eles têm). Porque confundimos esta palavra? A resposta é simples, confundimos esta forma verbal por a associarmos a outros verbos que nos parecem similares como os verbos ver (eles vêem) e ler (lêem). Mas devemos associar o verbo ter ao verbo vir (eles vêm). Por isso, não confundir: Eles vêem bem. / Eles vêm de casa. Eles lêem muitos artigos. /Eles têm muitos artigos. .
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-09-2009, 00:07
Mensagem: #2
RE: Tópico dos erros ortográficos (fóruns, etc)
Adoro este tópico!
É a minha vez! (Até porque eu revejo muuuuitos artigos publicados no blog, por isso estou habituada a ver Tongue )

há / à

há - verbo HAVER.
Há muito tempo. Há segundos atrás. (haver tempo).
Há outra coisa que gostaria de dizer. (haver algo).

à - contracção da preposição "a" com o artigo definido género feminino "a". a + a = à
Eu vou à casa da minha avó. (eu vou a a casa da minha avó).

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-09-2009, 02:07
Mensagem: #3
RE: Tópico dos erros ortográficos (fóruns, etc)
Ter que vs Ter de:

- Ter que usa-se no sentido de “ter algo para”. Usamos esta expressão quando antes do “que” podemos subentender as palavras “algo”, “coisa” ou “coisas.
- Ter de serve para exprimir “dever”, “obrigação”, “desejo” ou “necessidade” em relação a alguma coisa. Assim, tomando o exemplo inicial, “tenho de me ir embora” significa que se tem necessidade ou se é obrigado a ir embora.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-09-2009, 04:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-09-2009 04:36 por Darkblood.)
Mensagem: #4
RE: Tópico dos erros ortográficos (fóruns, etc)
Há um erro muito comum que é saber quando se separa o "te" de um verbo. Por exemplo: começas-te e começaste.

Uma maneira que eu acho prática é colocar um "não" antes, assim:
Começas-te a aperceber.
Não te começas a aperceber.
-Não se mantêm igual na negativa.

Começaste a perceber.
Não começaste a perceber.
-Mantem-se igual na negativa.

Outra forma é ver a acentuação:
"começáste" -> parece que tem um acento agudo no "a".
"começas-te" -> Este já não.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-09-2009, 18:52
Mensagem: #5
RE: Tópico dos erros ortográficos (fóruns, etc)
Ví agora este num fórum de automoveis:

Arrebentei em vez de Rebentei!
Outro: Espilrar em vez de Espirrar!

Mais vale escrever assim:
Sguedno um etsduo da Uinvesriadde de Cmabgirde, a oderm das lertas nas pavralas não tem ipmortnâcia qsuae nnhuema.
O que ipmrtoa é que a prmiiera e a utlima lreta etsajem no lcoal cetro.De rseto, pdoe ler tduo sem gardnes dfiicuddaes... Itso é prouqe o crebéro lê as pavralas cmoo um tdoo e não lreta por lerta.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-11-2011, 23:25
Mensagem: #6
RE: Tópico dos erros ortográficos (fóruns, etc)
[Imagem: rdqoh.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-11-2011, 23:28
Mensagem: #7
RE: Tópico dos erros ortográficos (fóruns, etc)
Nem mais...

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-11-2011, 12:27 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-11-2011 12:35 por nioxys.)
Mensagem: #8
RE: Tópico dos erros ortográficos (fóruns, etc)
Ao ler o último post do BladeRunner lembrei-me do seguinte,

Citar:Eu hoje faço quinze anos mas era melhor que não os fizesse. Tive um dia lixado e pra começar o meu velho obrigou-me a trabalhar no restaurante a servir os almoços e eu nunca gosto de lá trabalhar mas no dia dos anos é pior que nos outros dias e depois a velha não me deixou sair à noite com o Angelino e a outra malta porque apareceram visitas e no fim de tudo ainda tive de começar a escrever esta m*rda do diário ou lá como lhe chamam e eu não gosto nada de escrever não me importo de ler porque há a Bola e há os livros de caubóis mas escrever isso é mesmo contra vontade porque é uma chatice e a gente ainda tem de pôr vírgulas mas eu vírgulas não vou nessa não ponho que se lixe.
Mas escrever tenho mesmo de escrever porque esta noite apanhei um cagaço tão grande que me ia borrando todo e eu vou explicar o que foi e a culpa é toda da minha madrinha que é uma vaca e eu nunca gostei dela a começar porque foi ela que escolheu o meu nome.
A minha madrinha chama-se Maria Preciosa do Rosário e na certa acha que toda a gente deve ter nomes foleiros porque o dela também é foleiro e por isso quando fui baptizado ela teimou que eu havia de me chamar Solitão que é um nome que não existe e até parece que houve barraca da grossa no Resisto porque o homem disse que não podia pôr um nome desses não é permitido e a Preciosa começou a discutir e a minha mãe a ajudar e diz que a confusão era tal que iam já chamar a polícia e então felizmente o meu velho conhecia um gajo importante lá no Resisto e só para não ter chatices por causa da velha e da Preciosa foi falar com ele e convenceu-o a deixar e depois se fosse preciso dizia-se que tinha sido um engano e pronto.
E então eu fiquei mesmo Solitão e foi por causa da minha madrinha mas não é só isso há também outra história e que é esta ela escolheu o meu nome por ordem dos espíritos porque a madrinha Preciosa diz que é médio eu não sei bem o que isso seja e médios só conheço no futebol mas parece que há outros médios e a madrinha é desses e tem uns trânsitos como ela lhes chama e nessas alturas os espíritos dos mortos entram nela e falam e um dos espíritos que entram dentro é o do meu avô Aquelino que morreu antes de eu ter nascido.
Os velhos bem podiam ter-me arranjado outra madrinha por exemplo, a Vanessa do cabeleireiro que ainda é nova e é boa comó milho mas a Preciosa é amiga da minha velha desde pequenina e são comadres e todas essas merdas de modo que foi ela a madrinha e eu é que me lixei com isso (...)

Tongue

Excerto retirado do livro Navegador Solitário de João Aguiar.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)