Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[PROPOSTA] E-books em Português (PT)
20-08-2008, 15:37
Mensagem: #11
RE: [PROPOSTA] E-books em Português (PT)
No Google Books poderá encontrar alguns bons livros em português de Portugal. Certamente não os mais recentes mas algumas boas pérolas da nossa língua, como por exemplo, de Fernando Pessoa. Wink

http://books.google.com
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2008, 16:56
Mensagem: #12
RE: [PROPOSTA] E-books em Português (PT)
m4n_in_bl4ck Escreveu:No Google Books poderá encontrar alguns bons livros em português de Portugal. Certamente não os mais recentes mas algumas boas pérolas da nossa língua, como por exemplo, de Fernando Pessoa. Wink

http://books.google.com

No Google Books existem muitos livros que não se podem ler na íntegra, além do que, como já referiu, não existem muitos livros recentes. Apesar de a maior parte dos livros que eu leio serem relativamente antigos.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-08-2008, 15:46
Mensagem: #13
RE: [PROPOSTA] E-books em Português (PT)
Existem diversas iniciativas que disponibilizam e-books gratuitamente em diversos idiomas, inclusivamente em língua portuguesa (como é o caso do Projecto Gutenberg).

... e existem projectos que visam a criação desses mesmos e-books.

Sou coordenadora um projecto de voluntariado literário, que visa a revisão de texto OCR (texto opticamente reconhecido pelo computador) por voluntários, a partir de imagens digitalizadas, para disponibilização de obras em língua portuguesa no domínio público em formato de texto. Toda a revisão é feita página a página, na Internet, sem necessidade de download de programas especiais.

Contamos actualmente com 226 voluntários lusófonos espalhados um pouco por todo o mundo.

Este trabalho voluntário possibilita o acesso de forma gratuita e livre às 251 obras existentes actualmente (disponíveis em http://gutenberg.org/pt -- Projecto Gutenberg). Somos actualmente o 7º idioma com mais livros disponíveis.

Os ficheiros finais, resultado da revisão, encontram-se em texto codificado ISO-8859 e são "legíveis" pelos computadores de pessoas com deficiência visual, que interpretam os caracteres e os "lêem". Actualmente é feito um esforço para criar uma versão extra em html para tornar a leitura mais agradável.

Toda a divulgação do projecto é bem-vinda.

Sítio do projecto:
http://pagina-a-pagina.blogspot.com

Estou disponível para esclarecimentos adicionais.
Cumprimentos,
Rita Farinha
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-08-2008, 19:31
Mensagem: #14
RE: [PROPOSTA] E-books em Português (PT)
Rita,

É sem dúvida um óptimo projecto. Já em tempos falamos ao de leve no Projecto Gutenberg, aqui no Peopleware, mas tem de facto evoluído bastante desde então.

Quem sabe, não me torno voluntário Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-08-2008, 19:36
Mensagem: #15
RE: [PROPOSTA] E-books em Português (PT)
Por acaso não conhecia e gostei bastante do que vi. Apesar de não ter muitas obras estrangeiras, é um excelente projecto. Compreendo que ainda esteja em desenvolvimento, e há que dar prioridade às obras de cá do sítio!
Talvez eu também me torne, um dia destes Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-08-2008, 19:38 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-08-2008 19:54 por rfarinha.)
Mensagem: #16
RE: [PROPOSTA] E-books em Português (PT)
(24-08-2008 19:31)m4n_in_bl4ck Escreveu:  Rita,

É sem dúvida um óptimo projecto. Já em tempos falamos ao de leve no Projecto Gutenberg, aqui no Peopleware, mas tem de facto evoluído bastante desde então.

Quem sabe, não me torno voluntário Big Grin

Serás muito bem-vindo. Smile

Mesmo que só trabalhes uma página... já é uma ajuda. Wink
Mesmo que só contes a um colega/amigo... já contribuis para a divulgação.

(24-08-2008 19:36)CarlosMaia Escreveu:  Por acaso não conhecia e gostei bastante do que vi. Apesar de não ter muitas obras estrangeiras, é um excelente projecto. Compreendo que ainda esteja em desenvolvimento, e há que dar prioridade às obras de cá do sítio!
Talvez eu também me torne, um dia destes Smile

O Projecto Gutenberg tem na sua maioria obras estrangeiras (apenas 241 das 25.000 gratuitas são em língua portuguesa).

O Projecto Página a Página apenas se dedica a obras em língua portuguesa (inclui obras brasileiras, ou se outras nacionalidades, mas que estejam escritas em português), ou a obras escritas/traduzidas por autores de língua portuguesa. Daí termos apenas uma obra em língua estrangeira (escrita por Fernando Pessoa).

Aproveito para explicar o motivo pelo qual não se encontram facilmente obras recentes: direitos de autor. A lei de direito de autor varia de país para país. Em Portugal, as obras entram no domínio público (podem ser livremente reproduzidas) 70 anos após a morte do autor (assim como a edição). Ou seja, se quisermos reproduzir uma obra editada em 2004 por um autor morto há 80 anos é ilegal (em Portugal). Existem excepções, sendo esta a regra.

Assim se explica a praticamente "inexistência" de obras de Fernando Pessoa, por exemplo, na net. O autor morreu em 1935 (há mais de 70 anos), mas ele deixou as obras manuscritas... as edições foram póstumas... à excepção de obras que escreveu em inglês, algumas traduções, artigos soltos e a Mensagem.

Espero não vos ter maçado muito.

Cumprimentos,
Rita Farinha
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-09-2008, 04:02
Mensagem: #17
RE: [PROPOSTA] E-books em Português (PT)
(24-08-2008 19:36)CarlosMaia Escreveu:  Por acaso não conhecia e gostei bastante do que vi. Apesar de não ter muitas obras estrangeiras, é um excelente projecto. Compreendo que ainda esteja em desenvolvimento, e há que dar prioridade às obras de cá do sítio!
Talvez eu também me torne, um dia destes Smile

Aqui fica o "equador" de MST! Wink


Ficheiro(s) anexado(s)
.rar  L-MST-E.rar (Tamanho: 285,67 KB / Downloads: 34)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-09-2008, 13:15
Mensagem: #18
RE: [PROPOSTA] E-books em Português (PT)
(02-09-2008 04:02)pêpê Escreveu:  
(24-08-2008 19:36)CarlosMaia Escreveu:  Por acaso não conhecia e gostei bastante do que vi. Apesar de não ter muitas obras estrangeiras, é um excelente projecto. Compreendo que ainda esteja em desenvolvimento, e há que dar prioridade às obras de cá do sítio!
Talvez eu também me torne, um dia destes Smile

Aqui fica o "equador" de MST! Wink

Obrigado! Por acaso já ando às uns tempos para ler esse livro!
O rar que anexaste está corrompido, mas esse eu tenho aqui em casa em formato físico Cool
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-09-2008, 01:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-09-2008 01:53 por rmauricio.)
Mensagem: #19
RE: [PROPOSTA] E-books em Português (PT)
Deixo-vos aqui também este site bem português:

http://www.neolivros.com/

E um convite também à Biblioteca Nacional Digital:

http://bnd.bn.pt/

Já vai existindo alguma coisa... é preciso mudar também a mentalidade dos autores.
Dá para postar aqui outra vez o MST.rar sem ser corrompindo?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-09-2008, 12:03
Mensagem: #20
RE: [PROPOSTA] E-books em Português (PT)
Mais uma biblioteca com livros online [Biblioteca Digital do Alentejo]:

http://www.bdalentejo.net/

Cumprimentos,
rfarinha
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)