Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ubuntu em acer 5738zg?
17-10-2009, 19:42
Mensagem: #1
Ubuntu ubuntu em acer 5738zg?
boas tardes pessoal.venho por este meio pedir a vossa ajuda.é assim,eu ha pouco tempo adquiri um portatil do programa e-escolas.o acer 5738zg que digo desde ja que é uma excelente máquina.eu em casa tenho um pc fixo que depois de adquirir o portatil coloquei de lado.mas tenho nesse pc o ubuntu jaunty instalado,ja tinha o 8.10 e depois fiz o upgrade para o jaunty.e fiquei aficionado pelo ubuntu.as minhas duvidas sao estas: eu no pc fixo nao consegui instalar as drives da placa grafica nem de quase nada,embora o sistema estivesse operacional.a placa grafica desse pc é uma ati radeon 9250 com 128mb de ram dedicados.eu queria saber se instalando o ubuntu neste portatil com as seguintes caracteristicas: 4gb de ram;500gb de disco rigido uma nvidia gforce g105m com 512mb dedicados e ja com monitor led se vou conseguir instalar as drives de todo o hardware do pc,inclusive a drive para a placa de banda larga da tmn...acham que é possivel?se sim,como?desde ja agradeço a vossa atençao e espero atenciosamente por uma resposta vossa.muito obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-10-2009, 20:10
Mensagem: #2
RE: ubuntu em acer 5738zg?
É uma questão de experimentares, em princípio a maior parte do hardware deve ficar com os drivers instalados automaticamente quando fazes a instalação, mas mesmo que não fique, facilmente arranjas os drivers. O fórum do site do Ubunto é um excelente ponto de ajuda, desde que estejas à vontade com Inglês.
O único problema que poderá mesmo surgir é com a placa de banda larga, isso é que já não garanto nada Confused

[Imagem: bar.gif]

01010010 01101001 01100011 01100001 01110010 01100100 01101111
01000001 01101110 01110100 01110101 01101110 01100101 01110011
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-10-2009, 00:19 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-10-2009 00:20 por racoq.)
Mensagem: #3
RE: ubuntu em acer 5738zg?
Respondendo directamente à tua pergunta, penso que com a placa gráfica que tens da Nvidia nem terás grandes problemas e poderás tirar partido da acelaração gráfica da mesma devido aos drivers da nvidia em linux serem de grande qualidade.

Claro que nada como testares o CD e se quiseres ter a certeza que tens os ultimos drivers usa ja a versao 9.10 beta que tem os últimos drivers.

É certo que é uma versao beta mas se funcionar , daqui a menos de 1 mês quando sair a versão final, só tens de instalar os updates e não precisas de reinstalar a nova versão ou ajustar os repositórios para fazer upgrade.

link 9.10 (Koala) beta:

http://cdimage.ubuntu.com/releases/karmic/beta/

Quanto a ati do fixo os drivers que vem no linux são os melhores existentes, nessa plca os drivers open source que o ubuntu trás são melhores que os da própria ATI (eu sei é patético o suporte da ATI até a intel consegue melhor), por isso é melhor te deixares como estás nesse PC.

Espero ter ajudado!

(17-10-2009 19:42)bcuraboy Escreveu:  boas tardes pessoal.venho por este meio pedir a vossa ajuda.é assim,eu ha pouco tempo adquiri um portatil do programa e-escolas.o acer 5738zg que digo desde ja que é uma excelente máquina.eu em casa tenho um pc fixo que depois de adquirir o portatil coloquei de lado.mas tenho nesse pc o ubuntu jaunty instalado,ja tinha o 8.10 e depois fiz o upgrade para o jaunty.e fiquei aficionado pelo ubuntu.as minhas duvidas sao estas: eu no pc fixo nao consegui instalar as drives da placa grafica nem de quase nada,embora o sistema estivesse operacional.a placa grafica desse pc é uma ati radeon 9250 com 128mb de ram dedicados.eu queria saber se instalando o ubuntu neste portatil com as seguintes caracteristicas: 4gb de ram;500gb de disco rigido uma nvidia gforce g105m com 512mb dedicados e ja com monitor led se vou conseguir instalar as drives de todo o hardware do pc,inclusive a drive para a placa de banda larga da tmn...acham que é possivel?se sim,como?desde ja agradeço a vossa atençao e espero atenciosamente por uma resposta vossa.muito obrigado


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-10-2009, 18:44
Mensagem: #4
RE: ubuntu em acer 5738zg?
Também tenho esse portátil, adquiri-o da mesma forma que tu. O único problema que tive foi nas drivers da placa gráfica, que ao que parece as que vêm com o 9.04 não são compatíveis.A NVIDIA ainda não disponibilizou drivers linux para esta placa gráfica, por isso vais ter que alterar o ficheiro xorg.conf manualmente.

Tens nesse link em baixo o xorg.conf igual ao meu . Aconselho a fazeres copy paste, de alguma forma, porque se alteras manualmente vais te enganar.
Xorg.conf

Espero ter ajudado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-10-2009, 17:18
Mensagem: #5
RE: ubuntu em acer 5738zg?
Companheiros/as adquiri á pouco tempo um portátil Acer Aspire 5738ZG.
Instalei o Ubuntu 9.10 (Karmic Koala), como tenho no meu Desktop (a trabalhar na perfeição) , mas não consigo colocar as drives da placa grafica no portátil ( a versão recomendada "185" não serve divide o ecran em 6).
Tem sido uma luta de pesquisas...
Instalei Envy sem grandes resultados.
Já experimentei as dicas anteriores incluindo (copy paste) e nada.
Gostava de saber se alguem tem o mesmo portátil e se já instalou o Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) e como o fez . Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-10-2009, 17:50
Mensagem: #6
RE: ubuntu em acer 5738zg?
Eu ainda não instalei o Karmic Koala, nem o vou fazer, porque ao que parece o problema da placa gráfica ainda n foi resolvido. O que podes fazer é alterar o ficheiro xorg.conf. Alves entra no link do meu post em cima e tenta fazer o que fiz. Tens que ter as drives que o ubuntu recomenda instaladas, depois é que alteras o xorg.conf. Eu fiz para 9.04, por isso não sei se para o 9.10 vai resultar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-11-2009, 21:07
Mensagem: #7
RE: ubuntu em acer 5738zg?
Obrigado por teres respondido.
As tuas soluções para mim não serviram, no entanto não desisti (e não vou desistir), no entanto digo-te que o controlador que nos serve é o http://www.nvidia.com/object/linux_displ...90.42.html , segui este exemplo, http://penguincommunity.forumeiros.org/t...os-t97.htm , (menos a parte /etc/init.d/gdm stop , que me desligava o computador) , no principio tudo bem , quando chegou á parte grafica de perguntas e respostas diz-me :
"Installation has failed. Please see the file
'/var/log/nvidia-installer.log' for details. You may find
suggestions on fixing installation problems in the README available
on the Linux driver download page at http://www.nvidia.com.
Por agora vou fazer uma pausa ... mas se houver alguma sugestão...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)