Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Software legal
22-10-2009, 21:31
Mensagem: #1
Software legal
Boas,
Eu tenho duas versões legais OEM, uma do vista home premium pt-pt. 32bits e outra do office 2007 standart, com as respectivas chaves. Se eu fizer o download dos programas e activar com as minhas chaves no mesmo pc, poderá ser considerado software ilegal?
Se não for ilegal, onde posso fazer os respectivos downloads?
Obrigado pela ajuda
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-10-2009, 09:04
Mensagem: #2
RE: Software legal
Boas ,
Não é ilegal desde que estejas a utilizar na mesma máquina que acompanhava as licenças OEM.

Acede ao site https://oem.microsoft.com/script/mr/Medi...ement.aspx
E preenches os campos que lá tens.

Este website é válido para quem passou por alguma das situações seguintes, poderá ser elegível para receber um media de substituição:

* O(s) CD(s) recebido(s) não instala(m) correctamente
* O(s) CD(s) chegou (chegaram) notoriamente danificado(s)
* O(s) CD(s) danificado(s) durante o processo de pré-instalação
* O(s) CD(s) perdido(s), sendo necessária substituição

As seguintes versões de software OEM são suportadas para substituição no âmbito deste programa:

* Windows XP — Professional, Home, Media Center, e x64 Editions
* Office XP — Professional e Small Business Editions
* Office 2003 — Professional, Small Business, e Basic Editions
* Small Business Server — 2003 Editions
* Windows Server — 2003 Editions
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-10-2009, 13:44 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-10-2009 13:46 por R00KIE.)
Mensagem: #3
RE: Software legal
O problema é que os windows oem que vêm nos portáteis já não vêm com cd de instalação (imagino que se passe o mesmo com os outros programas), só vem a partição de recuperação, como a MS não vendeu a licença (e o cd/dvd) oem directamente ao utilizador final não se responsabiliza pela substituição do suporte de instalação, manda-te ir ter com o fabricante do hardware, este depois manda-te à fava e diz para usares os cds de recuperação (caso existam) ou a partição de recuperação.

Já passei por isso, pena esta conversa ter sido feita por telefone e não poder colocar aqui a conversa toda, mas foi isso que me disseram da Microsoft Portugal na altura.

Mas tenta, não custa nada, pode ser que eles já tenham mudado de ideias, depois diz como correu.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-10-2009, 13:59
Mensagem: #4
RE: Software legal
Podem criar os CD de recuperação através do software disponibilizado pela marca.
OEM só é vendido a fabricantes, e de forma ao SO ficar mais barato não o disponibilizam em suporte físico.
Se preferem computadores mais caros, comprem-no sem SO e depois comprem o SO à parte...

[Imagem: bar.gif]

01010010 01101001 01100011 01100001 01110010 01100100 01101111
01000001 01101110 01110100 01110101 01101110 01100101 01110011
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-10-2009, 14:31
Mensagem: #5
RE: Software legal
(23-10-2009 13:59)Ricardo Antunes Escreveu:  Podem criar os CD de recuperação através do software disponibilizado pela marca.
OEM só é vendido a fabricantes, e de forma ao SO ficar mais barato não o disponibilizam em suporte físico.
Se preferem computadores mais caros, comprem-no sem SO e depois comprem o SO à parte...


Sinceramente não percebi o que quiseste dizer.
As licenças OEM não são disponibilizadas apenas a fabricantes, são disponibilizadas a fornecedores também, os fornecedores estão é apenas autorizados a vender essas licenças juntamente com máquinas novas e completas.



(23-10-2009 13:44)R00KIE Escreveu:  O problema é que os windows oem que vêm nos portáteis já não vêm com cd de instalação (imagino que se passe o mesmo com os outros programas), só vem a partição de recuperação, como a MS não vendeu a licença (e o cd/dvd) oem directamente ao utilizador final não se responsabiliza pela substituição do suporte de instalação, manda-te ir ter com o fabricante do hardware, este depois manda-te à fava e diz para usares os cds de recuperação (caso existam) ou a partição de recuperação.

Já passei por isso, pena esta conversa ter sido feita por telefone e não poder colocar aqui a conversa toda, mas foi isso que me disseram da Microsoft Portugal na altura.

Mas tenta, não custa nada, pode ser que eles já tenham mudado de ideias, depois diz como correu.
Humm sim tens toda a razão, para além do facto de que nem sempre as marcas disponibilizam todos os drivers/app para uma instalação de raiz.

Mas tenta sempre aquilo que referi acima, pode ser que tenhas sorte!Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-10-2009, 21:01
Mensagem: #6
RE: Software legal
(23-10-2009 13:44)R00KIE Escreveu:  O problema é que os windows oem que vêm nos portáteis já não vêm com cd de instalação (imagino que se passe o mesmo com os outros programas), só vem a partição de recuperação, como a MS não vendeu a licença (e o cd/dvd) oem directamente ao utilizador final não se responsabiliza pela substituição do suporte de instalação, manda-te ir ter com o fabricante do hardware, este depois manda-te à fava e diz para usares os cds de recuperação (caso existam) ou a partição de recuperação.

Já passei por isso, pena esta conversa ter sido feita por telefone e não poder colocar aqui a conversa toda, mas foi isso que me disseram da Microsoft Portugal na altura.

Mas tenta, não custa nada, pode ser que eles já tenham mudado de ideias, depois diz como correu.

A mim tb deram-me a mesma explicação por parte da MS e o fabricante do PC (Acer) diz-me para utilizar os cds de recuperação, mas os cds não permitem instalar o so de raiz.
Acho que tenho que enverdar pela pirataria, isto porque, o que eles fazem com os clientes tb parece-me que é pirataria. eu paguei o software e não posso ter acesso ao mesmo.
Obrigado a todos pela colaboração.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-10-2009, 21:08
Mensagem: #7
RE: Software legal
Ora viva,
vou-te dizer o que já fiz algumas vezes para safar amigos, e eu próprio vou ter que o fazer no pc da Maria este fim de semana ou no próximo.

Sacas nos locais habituais uma versão igual à licença que tu tens.
Atenção que inclusivamente se encontra material tipo "Vista Recovery CD HP..." e se encontrares um que seja a tua marca, tanto melhor.
Instalas a versão pirata.
Depois trocas a licença com a ajuda de software que há por aí.

Penso que fica legal, não tendo suporte físico não há volta a dar.
Irrita esta treta do OEM não darem a "chicha"
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-10-2009, 21:54
Mensagem: #8
RE: Software legal
(23-10-2009 14:31)RaCcOn Escreveu:  Sinceramente não percebi o que quiseste dizer.
As licenças OEM não são disponibilizadas apenas a fabricantes, são disponibilizadas a fornecedores também, os fornecedores estão é apenas autorizados a vender essas licenças juntamente com máquinas novas e completas.
Fornecedores, fabricantes, chama-lhes o que quiseres.
Por lei é obrigatório vender um SO com um computador, só se for vendido às peças é que não é obrigatório.
Devido a este, claro que também devido a outros factores, os Fornecedores/fabricantes compram "SO em massa", de forma ao SO ficar mais barato e não se reflectir tanto no preço final do computador. Outra estratégia adoptada foi deixar de fornecer o SO em suporte físico para reduzir ainda mais os custos.
Resumindo, um SO OEM é mais barato do que os disponíveis normalmente ao consumidor final.



Podem instalar o SO e o Office à vontade, quando pedir a chave, inserem a vossa, não estão a cometer nenhuma ilegalidade. Isto claro, desde que instalem no mesmo computador Wink

[Imagem: bar.gif]

01010010 01101001 01100011 01100001 01110010 01100100 01101111
01000001 01101110 01110100 01110101 01101110 01100101 01110011
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)