Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Nokia Processa Apple por violação de patentes
23-10-2009, 22:25
Mensagem: #1
Nokia Processa Apple por violação de patentes
Nokia e Apple em luta de patentes por causa do iPhone

O fabricante finlandês entregou queixa por alegada violação de dez patentes da marca através do iPhone.

A marca finlandesa de telemóveis acusa os americanos do iPhone de violarem várias das suas patentes. A reclamação da Nokia foi apresentada num tribunal de Delaware, nos Estados Unidos, considerando que dez patentes usadas no iPhone para tornar compatíveis vários dispositivos (nomeadamente GSM, UMTS -3G WCDMA- y wireless LAN) são 'cópias' da sua tecnologia, e têm sido violadas desde o lançamento do telefone em Junho de 2007.

Justificando a apresentação da queixa, o vice-presidente da empresa para a área da propriedade legal e intelectual, Ilkka Rahnasto, disse em comunicado que "o princípio básico da indústria de telemóveis é que as companhias que contribuem para o desenvolvimento tecnológico geram propriedade intelectual pela qual os demais devem compensar". O mesmo executivo acrescentou que esperam da Apple respeito pelo princípio.

A empresa divulgou que o investimento em investigação tecnológica supera os 40 mil milhões de euros nos últimos vinte anos, e assinalou que foram alcançados acordos para a utilização das suas patentes com perto de 40 outras companhias, um número que deixa perceber que estão contempladas todas as empresas de telecomunicações. Mas não a Apple.

"Ao negar-se a aceitar as condições apropriadas para a propriedade intelectual da Nokia, a Apple está se aproveitando de graça de nossas inovações", reagiu Ikka Rahnasto, em comunicado.

A Nokia apresentou este ano, pela primeira vez, resultados negativos.

in: DN Ciência

Nota Pessoal: há pois é, ao que parece a Nokia não achou piada á Apple estar a usar tecnologia desenvolvida por eles, e pela qual, quase todas as companhias que fabricam telemóveis pagam ... menos a Apple
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)