Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Nós e a Poluição
24-10-2009, 00:40
Mensagem: #1
Nós e a Poluição
Este é um assunto a que sou particularmente sensível.

No blog de um amigo, chamou-me á atenção uma galeria de imagens que reportam casos extremos de poluição.

É um tema que devíamos ter na memória quando temos "ataques" consumistas, ou quando temos cargos com responsabilidade e onde a nossa vontade pode ditar a redução de resíduos ou de desperdício.

Aviso desde já que quem seguir o link que vou fornecer, vai ver imagens chocantes.

Aqui
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-10-2009, 00:52
Mensagem: #2
RE: Nós e a Poluição
Surprised
É doloroso...
Tenho tanta pena...
Se uma criança daquelas viesse para a o "nosso mundo", era o paraíso, e a gente ainda se queixa em que vivemos...

E eu pergunto.. A culpa é de quem?.. É de nós todos, todos contribuímos para este sofrimento.. De uma maneira ou de outra, e mesmo que o tema nos sensibilize, acabamos sempre por o piorar...
"O mundo acabar" - é uma certeza.....
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-10-2009, 01:01
Mensagem: #3
RE: Nós e a Poluição
É bem verdade, a culpa é de todos nós.

Gestos estúpidos como poupar os gadgets que temos, ou conseguir resistir ao seu forçado envelhecimento precoce pelas constantes novidades.

Resistir a comprar uma nova TV de 42" porque a de 38" que temos parece pequena e além disso agora já existe HDMI GTI Ultra Real.

Esse tipo de decisões, alivia a pressão consumista de forma geral e em última instância, na cadeia vai melhorar ou pelo menos não piorar as condições de muita gente que suporta o nosso estilo de vida e no entanto vivem eles de forma sub-humana.

O custo de toda a nossa modernidade tem sido pago por aqueles que não surgem nas noticias.

A China está a sofrer muito com a poluição, quem não se lembra das salvas de canhões que tiveram que mandar para o céu, para parecer que tinham o céu limpo nos jogos Olímpicos?

O que mais me intriga é que a China tem poder para mudar isto.
São eles, de certa forma o silo do planeta, ao nivel da produção de arroz e outros que tais, se fecharem as portas á saída desses bens, nós ficamos a comer TFT's como iPod's de acompanhamento. E no entanto não mudam.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-10-2009, 01:15
Mensagem: #4
RE: Nós e a Poluição

Isto não vai parar... Não sou eu, nem tu, nem mais de metade do planeta contra que com isso vá parar...

E quem não gosta de Tecnologia? É digno de começar em maiúsculo, toda a gente a tem, precisa e faz uso constante...

Nem que não seja poluente, a partir dessa "tecnologia saudável" começa a evoluir e já cá temos mais "tecnologia suja" a que chamamos "melhor", "moderna", "topo de gama".....

Se fossemos viver para aquele mundo à parte, diria 2 dias, notava-mos o que é o verdadeiro desespero e aflição...

Mas não é culpa da Tecnologia.. Mais uma vez a culpa é nossa, do ser humano..
E isto faz-me pensar, "Deus criou o ser humano, o destino dessa criação é "mudar"? Ou então e se "devesse-mos" ficar na "pré-história" (onde eles andavam descalços, sem luz..) Neste momento não havia o que há hoje, óbio, mas qualquer um garante que o mundo não estava como actualmente está..."

Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-10-2009, 00:19 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-10-2009 00:20 por Foxe.)
Mensagem: #5
RE: Nós e a Poluição
Podemos estar discutir quem tem a culpa e pode mudar o rumo. O que de facto temos que fazer é passar para além disso, ou seja, temos que actuar e já !

As pequenas acções podem ajudar muito, se todos as praticarmos será muito bom, o problema é conseguir mudar mentalidades retrogadas.

No caso das Tv's, muito do lixo que é criado é tecnológico e para além do mais é altamente tóxico. Tenho uma Tv com mais de 15 anos e não vou mudar porque há melhores e maiores.

É de louvar algumas autarquias já começam a ter centro de recolha de consumíveis tecnológicos.

Bem... pensava que já tinha visto tudo, mas não....
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-10-2009, 16:43
Mensagem: #6
RE: Nós e a Poluição
@Foxe

Pois.. Mas nem toda a gente pensa como tu Neutral ... infelizmente ...

E se não compras uma "televisão tóxica", é bom, sempre contribuis...
E as coisas que fazes (fazemos) para poluir? É que não é só "tecnologia tóxica" que conta.. Sleep

Eu não sou negativo, mas acredito que nunca será possível "parar de poluir"...
Se acontece-se uma acção muito grave no planeta, devido à poluição, aí sim, acreditava-me que um ou outro ia-se agarrar aos Ecopontos.. Big Grin

Felizmente existe a Greenpeace, que desde 1971 a "Proteger o Meio Ambiente e a Lutar pela Paz"...
Sempre temos a certeza que alguém se importa Rolleyes
E cá está a lista do que esta fantástica associação consegui resolver.. Greenpeace Victories
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-10-2009, 17:47
Mensagem: #7
RE: Nós e a Poluição
Também tem os seus podres essa Greenpeace.

A vontade original é muito boa e de louvar, mas muitos dos seus métodos de sensibilização e manifestações não são mais nada do que actos criminosos.

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-10-2009, 18:21
Mensagem: #8
RE: Nós e a Poluição
Isto é um tema que tem muito mas mesmo muito que se lhe diga.
A questão não está em não trocar de televisão.
Ora imagina que toda a gente se lembra de ter uma televisão durante 15anos como tu, existem vários contras e contras para tudo isso.
- Não existe movimento de capital, logo "não existem lucros".
- O custo da técnologia seria demasiado elevado, não acessivel a todos e muito dispendioso até para os fabricantes.
- Não existindo evolução da tecnologia não seriamos capazes de desenvolver formas de proteger o ambiente.

Certamente que a tua televisão com 15anos polui desde a sua produção até hoje mais que todas as televisões que tive nos ultimos 15anos, isto devido a tecnologia ter evoluido e a todas as minhas televisões terem sido recicladas dando lugar a outros produtos.

Como já foi dito, penso que será impossivel produzir sem poluirmos o nosso planeta e mesmo que deixemos de produzir...

Quanto a China, eles aproveitam tudo e mais alguma coisa...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-10-2009, 18:30
Mensagem: #9
RE: Nós e a Poluição
Seus podres?
Quais eram as maneiras que tu recomendarias para fazer o que eles fazem?
Nem o próprio Estado ou essas coisas das leis e não sei quê.. ajudam neste tema...
Digo eu, apesar de não ser informado nisto, é a minha opinião..
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-10-2009, 20:23 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-10-2009 20:49 por Foxe.)
Mensagem: #10
RE: Nós e a Poluição
(28-10-2009 17:47)Malamen Escreveu:  Também tem os seus podres essa Greenpeace.

A vontade original é muito boa e de louvar, mas muitos dos seus métodos de sensibilização e manifestações não são mais nada do que actos criminosos.


Concordo, efectivamente é aquela que mais é conhecida, mas às vezes os fins não justificam os meios utilizados por esta ONG. O estado não ajuda porque não lhe interessa. Há subornos bem maiores provenientes de outros lados do que as comissões dadas pela CE no combate a poluição. As leis existem só que não há fiscalização, as vezes até há, só que as pessoas que as devem cumprir não querem saber. Experimenta lá a entrar num Estabelecimento de Restauração mais antigo a dizer que não pode deitar o óleo para o cano, dizem que sim mas depois viras costas ui, até ao ponto de te darem uma vassourada.



(28-10-2009 18:21)RaCcOn Escreveu:  Isto é um tema que tem muito mas mesmo muito que se lhe diga.
A questão não está em não trocar de televisão.
Ora imagina que toda a gente se lembra de ter uma televisão durante 15anos como tu, existem vários contras e contras para tudo isso.
- Não existe movimento de capital, logo "não existem lucros".
- O custo da técnologia seria demasiado elevado, não acessivel a todos e muito dispendioso até para os fabricantes.
- Não existindo evolução da tecnologia não seriamos capazes de desenvolver formas de proteger o ambiente.

Certamente que a tua televisão com 15anos polui desde a sua produção até hoje mais que todas as televisões que tive nos ultimos 15anos, isto devido a tecnologia ter evoluido e a todas as minhas televisões terem sido recicladas dando lugar a outros produtos.

Como já foi dito, penso que será impossivel produzir sem poluirmos o nosso planeta e mesmo que deixemos de produzir...

Quanto a China, eles aproveitam tudo e mais alguma coisa...

Foi só para dar o exemplo de comprar uma TV de 6 em 6 meses cada vez que sai uma nova. Claro que se esse ciclo parasse/abrandasse muito, haveria tremendos prejuízos (Desemprego, fome etc...), mas não posso mudar de brinquedo só porque está fora de moda, esta atitude consumista tem que parar. As pessoas nem fazem a mínima ideia para onde vão para os seus resíduos antigos (Estão-se bem a lixar para o que lhes acontece).

A única diferença que é que pode consumir mais que as novas de resto não há diferença mais nenhuma.

Mas podemos produzir de outra forma, porque é que os EUA não aderiu ao Protocolo de Kyoto, não lhe interessavam ter prejuízos.

A poluição nunca chegará aos 0% mas podemos andar a volta de 10% ou 20%. (Estatística não é feita assim mas só para dar a ideia).


P.S. Não consigo criar um tópico na "Conversa de Esplanada" já mandei PM ao Ricardo Ferreira mas não sei se foi resolvido.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)