Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Estados Unidos não Aprovam Vacina Gripe A da Europa
28-10-2009, 19:23
Mensagem: #1
Estados Unidos não Aprovam Vacina Gripe A da Europa
EUA recusam vacina para gripe A usada na Europa


A vacina que está a ser usada em Portugal contra a gripe A não foi aprovada pelos Estados Unidos por conter substâncias na sua composição que podem alegadamente causar danos à saúde dos que a tomam. Trata-se da Pandemrix, vacina aprovada pela Organização Mundial da Saúde e escolhida pela Agência Europeia do Medicamento para ser usada em todos os Estados membros. E em relação à qual o Infarmed garante terem sido feitos todos os testes de qualidade.

No entanto, a Pandemrix está a provocar a recusa de muitas pessoas na Alemanha da sua utilização, dando como justificação o facto de os políticos e os funcionários públicos de topo serem preventivamente vacinados com uma outra. O presidente do Colégio Alemão dos Médicos de Família refere mesmo que os "potenciais riscos ultrapassam os benefícios" e, segundo Michael Kochen, este é um "teste em larga escala feito à população alemã" enquanto o Ministério da Saúde veio a público esclarecer que a Pandemrix não tem efeitos secundários mais graves que a vacina alternativa. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Klaus Schroeder, foram encomendadas 50 milhões de doses de Pandemrix e não de outro preparado, porque pode ser produzida quatro vezes mais rapidamente do que a Cevalpan. Refira-se que 22 Governos europeus já encomendaram 440 milhões de Pandemrix.

Em Portugal, membros dos grupos prioritários recusaram a vacinação, designadamente políticos e a classe médica. Ontem, o presidente da Associação Portuguesa de Bioética, Rui Nunes, considerou que a recusa de médicos e de outros profissionais de saúde deve ser aceite com "prudência e bom-senso" porque acha esta reserva "natural" quando se trata de profissionais que "estão mais envolvidos no meio; sabem mais do ponto de vista técnico/científico o que se passa e sabem que não há ainda resultados verdadeiramente sólidos que permitam determinar com clareza se a pessoa deve ser vacinada".

Nos EUA, a Pandemrix não foi aprovada porque contém uma substância, o escaleno, que alegadamente provoca a alteração do sistema imunitário. Vários estudos ligaram os seus efeitos à síndrome da Guerra do Golfo porque terá sido utilizado como adjuvante na vacina do antrax (ler coluna ao lado). O que está em causa nesta vacina, segundo os seus detractores, são dois componentes que se encontram tanto na própria vacina como no adjuvante que lhe é adicionado para aumentar os efeitos.

Apesar de a vacina da GlaxoSmithKline (GSK) estar em conformidade com as regras europeias da Organização Mundial de Saúde (OMS), ela contém, segundo a informação que esteve no site da farmacêutica até ontem a meio do dia, cinco microgramas de tiomersal - na vacina - e 10, 69 miligramas de escaleno - no adjuvante -, cujos efeitos secundários são polémicos e considerados insuficientemente testados nos seres humanos. Estes dois produtos são necessários para potenciar os efeitos da vacina de modo a que a já gigantesca produção do medicamento satisfaça a procura em menos tempo de produção. O escaleno reduz o tempo da cultura de vírus inactivos e o tiomersal permite utilizar o sistema da multidose.

A preocupação da OMS perante os riscos das vacinas para a H1N1 é tão grande que responsabiliza as autoridades médicas nacionais para os alegados riscos e benefícios das vacinas disponíveis antes de as licenciarem, porque "quando vacinas pandémicas são administradas a tantos milhões de pessoas pode não ser possível identificar situações raras". Aconselha a monitorização intensa e comunicação imediata dessas situações e a troca a nível mundial desses dados.

A GSK, contactada pelo DN, considera que no caso do escaleno "não existem estudos conclusivos que permitam estabelecer relação entre causa e efeito" e confirma que a substância permite "com menos fazer mais" porque é um "amplificador de sinal". No caso do tiomersal, refere que "a pequena dose de mercúrio de 25 microgramas" não "induz malformações no sistema nervoso dos bebés nem ameaça o de-senvolvimento dos embriões" e que está muito abaixo do "limite aceitável para as grávidas de 60 kg, que é de 96 microgramas".

O Infarmed - a Autoridade Nacional do Medicamento - confirma que as duas substâncias encontram-se na Pandemrix, mas que "as afirmações sobre o tiomersal e o escaleno não são, de facto, nem correctas nem verdadeiras". Esclareceu ao DN que a vacina foi aprovada por "procedimento centralizado" - pela Agência Europeia do Medicamento - e que ficou homologada para todos os Estados membros.

O Infarmed informa, também, que "durante o processo de avaliação foram ponderados todos os aspectos relativos à qualidade, segurança e eficácia de um medicamento, sendo estabelecida uma relação benefício-risco. Na situação em apreço, o benefício foi considerado superior ao risco, razão pela qual a Agência Europeia emitiu uma posição favorável à autorização do medicamento".

In DN

Nota Pessoal:
ooooops...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-10-2009, 19:39
Mensagem: #2
RE: Estados Unidos não Aprovam Vacina Gripe A da Europa
iiii....
Nós somos os "cobaias" da vacina LOL
Ora bem, segundo o que percebi, a vacina que "nos cura" da gripe H1N1, torna o nosso sistema imunitário mais inseguro, certo?
Qual optar? Tomar ou não tomar?
É uma questão de lógica...
Se tomar, não vou apanhar a gripe tão comentada, mas se o fizer, mesmo se não fosse apanhar essa, posso apanhar as outras mais...
Eu goste de pensar "estou como estou e logo se vê..." LOL
Digo eu...

__________________
"..."induz malformações no sistema nervoso dos bebés nem ameaça o de-senvolvimento dos embriões"..."

"de-senvolvimento"? Não seria "desenvolvimento"? Confused
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-10-2009, 20:39
Mensagem: #3
RE: Estados Unidos não Aprovam Vacina Gripe A da Europa
Perfeitamente aceitável, não há estudos sólidos (Como diz em cima) que comprovem essas malformações, mas também não há outros um tanto ou mais sólidos que digam que não faz.

Fica ao critério de cada um, se não tomares ficas em casa a curá-la durante 10 dias não sei bem, nem te fazem análises nem nada neste momento.

Só no final do Inverno depois das monitorizações feitas é que vamos saber se é eficaz ou não.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-10-2009, 23:26
Mensagem: #4
RE: Estados Unidos não Aprovam Vacina Gripe A da Europa
Citar:Se tomar, não vou apanhar a gripe tão comentada, mas se o fizer, mesmo se não fosse apanhar essa, posso apanhar as outras mais

Pessoalmente não me parece. Há muitos outros medicamentos que são aprovados na Europa e não são nos Estados Unidos e vice-versa.

Os critérios de aprovação não são os mesmos entre as entidades Americanas e Europeias, o que não quer dizer que nós estamos a ser os tótós que tomamos as vacinas reles.

Deixem-me só dizer uma coisa: o uso de adjuvante nas vacinas não tem o propósito de gastar menos vírus atenuado, não é exclusivamente economicista. O adjuvante usa-se porque aumenta a imunogenecidade da vacina, isto é, faz com que o nosso sistema imune reaja mais "vigorosamente" aquele virus que está a ser injectado e como tal ganhe uma imunidade mais competente. É como por exemplo matar moscas com insecticida, ou adjuvar ao spray a chama dum isqueiro -- mata bem melhor Mr GreenMr GreenMr Green.

Um dos argumentos que os profissionais de saúde utilizam muito e que é um argumento sólido, relativamente a novas vacinas é: o facto de existirem (ou não) estudos com 5 anos de duração, para garantir a segurança e a existência/ausência de efeitos laterais da vacina. Isto foi um argumento muito utilizado, na altura da introdução da vacina contra o HPV, pelos profissionais que estavam contra a introdução dessa vacina, porque se iniciou uma campanha de vacinação antes da publicação desses estudos. No caso desta vacina da Gripe A, passa-se o mesmo, não há estudos a 5 anos. No entanto, perante a ameaça de pandemia não haverá margem de manobra, para estar à espera de tais estudos. Além disso, tanto quanto sei, a produção da vacina é muito semelhante à da Gripe sazonal, o que poderá (ou não) dar mais alguma segurança na sua administração.

Tendo a vacina sido aprovada pela OMS, parece-me mais manobra proteccionista da parte dos EUA, do que propriamente excesso de zelo relativamente à saúde da sua população. Não esquecer que estamos a falar dum país que não tem um serviço nacional de saúde universal e tendencialmente gratuíto como o português.

Luis Fontão
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-10-2009, 23:33
Mensagem: #5
RE: Estados Unidos não Aprovam Vacina Gripe A da Europa
O facto desta vacina supostamente enfraquecer o sistema imunitário, faz-me lembrar a actuação do vírus VIH... Mas isto sou eu com as minhas manias e tal...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-10-2009, 23:57
Mensagem: #6
RE: Estados Unidos não Aprovam Vacina Gripe A da Europa
Citar:faz-me lembrar a actuação do vírus VIH...

Não têm nada a ver os vírus. Os mecanismos que cada um deles usa para infectar o nosso organismo são diferentes e do vírus da Gripe A conseguimo-nos livrar (uns melhor que outros), do VIH já não...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2009, 00:53
Mensagem: #7
RE: Estados Unidos não Aprovam Vacina Gripe A da Europa
(28-10-2009 23:57)luisfontao Escreveu:  ... são diferentes ...

Não disse que eram iguais! Mas sim, que fazia lembrar... Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2009, 01:14 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-10-2009 01:15 por avlisrotiv.)
Mensagem: #8
RE: Estados Unidos não Aprovam Vacina Gripe A da Europa
A tua signature é interessante Lápis...
Muito...

EDIT: Podias partilhar sobre isso aqui neste tópico...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2009, 02:35
Mensagem: #9
RE: Estados Unidos não Aprovam Vacina Gripe A da Europa
pequeno update:
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interi...seccao=Sul
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2009, 03:36
Mensagem: #10
RE: Estados Unidos não Aprovam Vacina Gripe A da Europa
Uiii o Dr. Luís Fontão no nosso fórum????

[Imagem: pplware_ceo.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)