Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Comentar com utilidade
03-11-2009, 01:19
Mensagem: #11
RE: Comentar com utilidade
@JPedrosa

Oh João, mas nem sempre é falta de educação... Tu de certeza também já fizeste um comentário que mais tarde olhas-te e achas-te parvo, ou vais dizer que não? Happy
E concordo no ignorar esse comentários.. ou "saltam fora" ou aprendem e começam a comentar correctamente..
E, acho, que não é um "delete e ban do IP" que resolva , aliás isso só iria "dar força" ao usario em causa.. digo eu..
Diria liberdade a mais, e porque não aplicar sistema de login no site? Seria fácil "bloquear novos comentários" que não contribuem em nada positivo ao post.. Não acredito que seja a melhor solução, mas é quase eficaz..
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-11-2009, 02:08
Mensagem: #12
RE: Comentar com utilidade
O "ban do IP" não é lá grande ideia, só aceito se o gajo não for do meu ISP Tongue

[Imagem: bar.gif]

01010010 01101001 01100011 01100001 01110010 01100100 01101111
01000001 01101110 01110100 01110101 01101110 01100101 01110011
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-11-2009, 00:56
Mensagem: #13
RE: Comentar com utilidade
(03-11-2009 01:19)avlisrotiv Escreveu:  @JPedrosa

Oh João, mas nem sempre é falta de educação... Tu de certeza também já fizeste um comentário que mais tarde olhas-te e achas-te parvo, ou vais dizer que não? Happy
E concordo no ignorar esse comentários.. ou "saltam fora" ou aprendem e começam a comentar correctamente..
E, acho, que não é um "delete e ban do IP" que resolva , aliás isso só iria "dar força" ao usario em causa.. digo eu..
Diria liberdade a mais, e porque não aplicar sistema de login no site? Seria fácil "bloquear novos comentários" que não contribuem em nada positivo ao post.. Não acredito que seja a melhor solução, mas é quase eficaz..

Caríssimo,
a falta de educação não é só mandar alguém para o "alho".
Por exemplo neste momento, num tópico de venda de um utilizador respeitado foi lá uma ave rara meter o bedelho dizer que aquilo cheirava a fraude. Isso também é falta de educação.

Falta de educação é num tópico de apresentação do Windows Seven vir dizer: "Ubuntu maior SO de sempre" ou no tópico de apresentação do Ubuntu virem dizer "Tenho pena de quem usa Linux" como tem sido habitual.

No entanto é preciso pesar uma outra coisa, page views, ajudam e compreendo isso. e portanto sou um mero utilizador, que dá a sua opinião.

Pedir o registo obrigatório, é uma ideia, mas iria uma boa parte de contributo útil e de comentários com nível.

Repara a minha sugestão pode ser radical, e assumo, mas a verdade é que não ando "por cá" á dois dias. Já fui moderador de um fórum de tecnologia português com provavelmente cinco ou seis vezes o movimento deste, e na altura (já lá vão uns anos) tínhamos que ser implacaveis nas tentativas para destabilizar, e éramos uns 15 ou mais moderadores. (Esse fórum hoje tem mais de 100.000 users).
a atitude é radical, mas serve um grande proposito.
É perante este tipo de situações que fica definido o tipo de população de um site/blog/fórum
Eu pessoalmente não gostava de ver o pplware transformado nos comentários d'A Bola, mas posso ser só eu ... Wink

O ban do Ip seria por 24/28h, hoje uma boa parte da malta tem banda larga e fica com o mesmo ip durante bom tempo, dá tempo para respirar várias vezes e se aperceber que não vale a pena ser mal-educado.

enfim, just my 2cents.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-11-2009, 02:07
Mensagem: #14
RE: Comentar com utilidade
(04-11-2009 00:56)JPedrosa Escreveu:  Caríssimo,
a falta de educação não é só mandar alguém para o "alho".
Por exemplo neste momento, num tópico de venda de um utilizador respeitado foi lá uma ave rara meter o bedelho dizer que aquilo cheirava a fraude. Isso também é falta de educação.

Falta de educação é num tópico de apresentação do Windows Seven vir dizer: "Ubuntu maior SO de sempre" ou no tópico de apresentação do Ubuntu virem dizer "Tenho pena de quem usa Linux" como tem sido habitual.

No entanto é preciso pesar uma outra coisa, page views, ajudam e compreendo isso. e portanto sou um mero utilizador, que dá a sua opinião.

Pedir o registo obrigatório, é uma ideia, mas iria uma boa parte de contributo útil e de comentários com nível.

Repara a minha sugestão pode ser radical, e assumo, mas a verdade é que não ando "por cá" á dois dias. Já fui moderador de um fórum de tecnologia português com provavelmente cinco ou seis vezes o movimento deste, e na altura (já lá vão uns anos) tínhamos que ser implacaveis nas tentativas para destabilizar, e éramos uns 15 ou mais moderadores. (Esse fórum hoje tem mais de 100.000 users).
a atitude é radical, mas serve um grande proposito.
É perante este tipo de situações que fica definido o tipo de população de um site/blog/fórum
Eu pessoalmente não gostava de ver o pplware transformado nos comentários d'A Bola, mas posso ser só eu ... Wink

O ban do Ip seria por 24/28h, hoje uma boa parte da malta tem banda larga e fica com o mesmo ip durante bom tempo, dá tempo para respirar várias vezes e se aperceber que não vale a pena ser mal-educado.

enfim, just my 2cents.

Sim, mas hoje em dia quem é que não sabe mudar um ip? LOL
Estou convencido, agora sim, é esta a minha (tua) opinião! Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-11-2009, 11:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-11-2009 23:47 por vitorm.)
Mensagem: #15
RE: Comentar com utilidade
Obviamente que se pretende ter além dos posts, uma área de comentários também educativa, mais não seja na partilha de opiniões.

É óptimo ler comentários onde alguém diz que conhece ou desconhece o assunto em causa, mas que prefere este ou aquele programa por X ou por Y característica. Isso abre logo novas possibilidades de informação.

Em posts de opinião ou de informação generalizada, o importante é dar a nossa opinião, se possível sempre fundamentava, mais não seja pelo nosso percurso de vida.

Fala-se muito de pageviews e tal e coisa. Não é bem assim. A nós interessa pageviews constantes e não oscilantes conforme a "flame" do momento. Isso desgasta.

Mas, como em todos os grandes sites, não nos livramos de trolls, esta espécie de parasita que saltita de ramo em ramo contaminando os comentários por onde passam. A trollice não se detecta à primeira.

E como se pode detectar um troll?

Primeiro sintoma é apresentar endereços de mail falsos que não respondem. Há ferramentas que nos dizem se o mail é válido ou não. Segundo, não sabem opinar e por norma tentam meter "bacuradas" para gerar discussão e mal estar.

Depois pensam numa forma de dizer mal; estar contra é sempre uma prioridade. Não interessa o sentido, têm é ser do conta!

Outro tipo de troll é também aquele que comenta nos posts do tipo gosto ou desgosto disto e o meu site é http://www.####.com visitem e participem. Típico de um azeiteiro. Usa o esforço dos outros para se promover.

Outro troll típico é o que vem promover o site de terceiros: "é pah este site não presta eu gosto é deste http://www.qual_quer_coisa.com". Mais tarde volta à carga quando há "flame" e sugere "se não gostam deste site façam como eu vão para o http://www.qual_quer_coisa.com", nos comentários do qual_quer_coisa gabam-se de terem ido fazer propaganda e são os maiores...

Outro tipo de troll é o que vê politica em tudo: este governo é uma merd... vocês venderam-se ao capitalismo, este site está pior, nunca mais volto porque os conteúdos baixaram de qualidade.

Um rastreio simples dá para saber que todos os dias e mais que uma vez por dia nos visita, mas já atirou a pedra e escondeu a mão.

Depois há os salta_pocinha. Comentam sempre, têm uma opinião concreta e são amistosos. Com o decorrer dos dias tornam-se mais participativos, depois mais rudes. São depois policias dos comentários. Só eles é que sabem e insultam quem tem opinião contraria e insultam os outros tipos de trolls.

Chamados à atenção trocam de nick e de mail e voltam. O método é o mesmo e conhecemos os ips que por norma utilizam. O histórico diz-nos de onde vêm, que zona do país ou do mundo.

Por fim há o troll acéfalo, muito visto nos posts antigos do MSN 8... este diverte-nos por ser tão básico que até doí. Respondemos vezes sem conta aos pedidos que nos fazem mas fazem sempre a mesma pergunta... o som não se propaga no vácuo.

A nossa sorte é que temos muitos mais que sabem comentar, que criticam mas de forma sustentada. Que nos ensinam e que partilham conhecimento. Os que fazem um blog dentro do blog, os que ajudam e respondem à dúvidas colocadas por quem precisa de ajuda.

Temos os que vasculham a net e deixam mais informação para além da que publicamos.

Há os que gostam do site e potenciam a oferta de informação, usando o nosso mail e enviando informação relevante. Há mesmo os que constantemente nos enviam posts já prontos praticamente, sabendo que é disso que o site vive.

Como são tantos e de tanta qualidade, faz-nos tolerar todos os outros e muita vezes até fechamos os olhos a palermices que se dizem... muitas vezes até nos obrigam a dizer também palermices!!!

Desde já agradeço aos que são destes grande grupo dos impulsionadores, são eles a razão do nosso esforço. Queremos informar e ensinar, mas queremos também aprender com quem sabe mais do que nós... e há tanta gente bem formada...

[Imagem: pplware_ceo.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-11-2009, 20:08
Mensagem: #16
RE: Comentar com utilidade
Vitorm,
grande post, estou de acordo com quase tudo.

li atentamente e penso não me encaixar em nenhuma das diferentes categorias de "troll's" .

Atenção, que quando mencionei "pageviews" não falei numa perspectiva económica, o que quero dizer é que claramente o pplware não é um projecto elitista. É suposto ter afluência.
E por esse prisma não se podem implementar regras agressivas, porque espantam os que embora venham por bem, não estão para maçadas.

É verdade que um fórum/blog, principalmente desta dimensão já não pode estar imune a problemas deste género.

Em resumo cabe a cada um não propagar os tópicos inflamados.

Resta apenas desejar que o projecto chegue a velhinho Wink e que cá estejamos todos e mais que venham para o apreciar.

Por mim, até ser corrido, cá vão contando com alguma participação no fórum e um ou outro artigo ás pingas.

PS: Fórum agora só à noite porque ainda não resolvi a questão do proxy do trabalho ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-11-2009, 23:37
Mensagem: #17
RE: Comentar com utilidade
É isso tudo. Participar, trazer notícias que não conseguimos colocar no site. Ajudar o povo com dúvidas.

Estou como tu, até ser corrido vão ter de me gramar todos os dias. Big Grin

Confesso que me dá prazer vir ao fórum, coisa que até há uns meses raramente o fazia.

O fórum está mais maduro, está com gente interessante que traz algo novo, útil.

[Imagem: pplware_ceo.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-11-2009, 19:59
Mensagem: #18
RE: Comentar com utilidade
"muitas vezes até nos obrigam a dizer também palermices!!!"

Concordo com muito do que foi dito e após ter lido o tópico devo admitir que já fiz comentários inúteis..., mas não há nada como aprender com os erros. Smile

Resumindo muito aquilo que pretendo dizer: a melhor maneira de acabar com os comentários indesejados é ignorar.
"Em resumo cabe a cada um não propagar os tópicos inflamados."

E continuem o bom trabalho. Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)