Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Resolvido] Partição para linux e windows
09-11-2009, 00:42 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-11-2009 13:53 por fdaniel.)
Mensagem: #1
[Resolvido] Partição para linux e windows
Bem, para não spammar o blog com offtopic, decidi passar para aqui a questão:

Vou comprar um laptop com windows7 64b e queria instalar o ubuntu 9.10 64b, e “entre” elas queria uma partição maior para dados e acede-lo em ambos os sistemas (de preferência sem aplicações extras).
Exemplo num disco de 500gb: Windows7 50gb / partição de dados 400gb / ubuntu9.10 50gb.
Que sistema de ficheiros a partição de dados terá de ter?!
Por NTFS os dois sistemas acedem bem aos dados? As outras partições é apenas para programas dos respectivos sistemas, e essa partição é para tudo o resto (música, vídeo, documentos, configurações, backups).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-11-2009, 01:53
Mensagem: #2
RE: Partição para linux e windows
Viva.

Penso que será uma boa opção, deixares essa partição em NTFS, já que o seu suporte está bastante estável em Linux e o Ubuntu não te terá problemas em detectar essa partição de dados.

Já se a colocasses em ext3/ext4 por exemplo, já seria mais difícil para ti aceder aos dados dessa partição em Windows.

(09-11-2009 00:42)fdaniel Escreveu:  Bem, para não spammar o blog com offtopic, decidi passar para aqui a questão:

Vou comprar um laptop com windows7 64b e queria instalar o ubuntu 9.10 64b, e “entre” elas queria uma partição maior para dados e acede-lo em ambos os sistemas (de preferência sem aplicações extras).
Exemplo num disco de 500gb: Windows7 50gb / partição de dados 400gb / ubuntu9.10 50gb.
Que sistema de ficheiros a partição de dados terá de ter?!
Por NTFS os dois sistemas acedem bem aos dados? As outras partições é apenas para programas dos respectivos sistemas, e essa partição é para tudo o resto (música, vídeo, documentos, configurações, backups).


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-11-2009, 03:16
Mensagem: #3
RE: Partição para linux e windows
E não irá ficar mais lento ou algo do género?! É como se fosse ext4? Ou não é boa ideia ter uma partição para usar nos 2 sistemas?! Digam-me a vossa opinião.
Nunca vi alguém a fazer isso, calculo que haja desvantagens e vantagens. Unsure
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-11-2009, 03:50 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-11-2009 03:50 por racoq.)
Mensagem: #4
RE: Partição para linux e windows
(09-11-2009 03:16)fdaniel Escreveu:  E não irá ficar mais lento ou algo do género?! É como se fosse ext4? Ou não é boa ideia ter uma partição para usar nos 2 sistemas?! Digam-me a vossa opinião.
Nunca vi alguém a fazer isso, calculo que haja desvantagens e vantagens. Unsure

Não, o acesso é até bastante rápido, quase que parece que estás a aceder a uma partição nativa de Linux se a partição te for devidamente detectada, não tens problemas como já te disse o suporte NTFS do linux actualmente é bom (eu já testei).

Aliás conheço uma ou duas pessoas que têm organizados de uma forma semelhante à tua o PC deles e que eu saiba ainda não tiveram problema.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-11-2009, 09:44
Mensagem: #5
RE: Partição para linux e windows
(09-11-2009 03:50)racoq Escreveu:  ...
Aliás conheço uma ou duas pessoas que têm organizados de uma forma semelhante à tua o PC deles e que eu saiba ainda não tiveram problema.

Eu tenho o meu sistema instalado dessa forma e confirmo que funciona perfeitamente. Wink

[Imagem: ubuntu_2.jpg]
[Imagem: pplware_fan.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-11-2009, 16:51
Mensagem: #6
RE: Partição para linux e windows
Porreiro. Uma coisa que me esqueci de referir, queria pôr nessa partição NFTS a /home do linux. também tens assim Pedro?

Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-11-2009, 17:11
Mensagem: #7
RE: Partição para linux e windows
(09-11-2009 16:51)fdaniel Escreveu:  Porreiro. Uma coisa que me esqueci de referir, queria pôr nessa partição NFTS a /home do linux. também tens assim Pedro?

Cumprimentos

Não mistures funcionamento interno do linux nomeadamente as pastas home, com NTFS.

Isso não é possível de ser feito, a home tem de estar definida ou em ext3 ou em ext4


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-11-2009, 17:16
Mensagem: #8
RE: Partição para linux e windows
Funcionar funciona mas da ultima vez que testei ntfs em linux embora o acesso fosse fluido e estável notava-se bem que "comia" muito mais tempo de cpu que os sistemas de ficheiros nativos.

Se passares mais tempo em linux que em windows formata como ext3 senão ntfs. Existem drivers para poderes aceder a partições ext2/ext3 a partir do windows portanto não ficas sem acesso. Ext4 para partilhar entre linux e windows não recomendo, não sei se já existem drivers/aplicações para windows que suportem isso.

Quanto a pores o /home em ntfs não recomendo, mais tarde podes ter problemas com permissões de ficheiros (ou outros) e quanto menos coisas tiveres que possam estar a causar problemas melhor.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-11-2009, 17:27
Mensagem: #9
RE: Partição para linux e windows
Esclarecido. Era só para quando formatar o linux ficar com as configurações na home. Mas sendo assim fica só para dados a partição. Obrigado pela ajuda.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-11-2009, 00:44
Mensagem: #10
RE: Partição para linux e windows
Podes renomear o titulo o tópico para "[Resolvido]....", para ficar mais organizadinho LOL
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)