Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Intel acusada de aliciar financeiramente Dell, HP e IBM
05-11-2009, 22:36
Mensagem: #1
iPhone Intel acusada de aliciar financeiramente Dell, HP e IBM
Arrancou ontem nos tribunais de Nova Iorque um processo que acusa a Intel de pagar milhões de dólares à Dell, HP e IBM e outras marcas para não usarem chips da concorrente AMD.

Além de incentivos financeiros chorudos que, segundo a acusação da Procuradoria-Geral do Estado de Nova Iorque, assumiam a forma de descontos, a Intel terá ameaçado, alegadamente, vários fabricantes de computadores com possíveis retaliações comerciais, caso não optassem pelos seus chips em detrimento dos da AMD, noticia a Reuters.

A acusação garante que o processo agora iniciado seria do conhecimento do administrador-executivo Paul Otellini e alega que, além da AMD, também os consumidores em geral foram prejudicados com a diminuição da concorrência e o crescendo de preços.

A estratégica de ameaças/incentivos teria repercussões nas vendas das várias marcas à escala mundial.

A Procuradoria-Geral de Nova Iorque recolheu vários e-mails trocados entre a Intel e fabricantes de informática.

Num desses e-mails, Michael Dell, fundador da marca homónima, terá mostrado desagrado junto de Paul Otellini pelo facto de a Dell estar a perder capacidade concorrencial.

Otellini terá respondido a esta primeira mensagem que a Intel transferia, anualmente, cerca de mil milhões de euros para a Dell.

As mensagens electrónicas terão sido trocadas em Novembro de 2005.

A Intel já reagiu aos títulos da imprensa especializada através do porta-voz Chuck Mulloy: "Nem os consumidores que puderam tirar partido de preços mais baixos e de inovações tecnológicas, nem a própria justiça saem beneficiados pelo início deste processo".

As últimas estimativas revelam que 80% computadores pessoais usam processadores da Intel.

Em Julho, a Intel recorreu de uma multa de 1,06 mil milhões de euros aplicada pela Comissão Europeia no âmbito de um processo anti-concorrência.



Noticia retirada de: http://aeiou.exameinformatica.pt/intel-a...m=f1003965
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)