Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Investigadores de Coimbra criam aplicação que combate a cegueira
13-11-2009, 15:36
Mensagem: #1
Investigadores de Coimbra criam aplicação que combate a cegueira
O RetmarkerDR tem por base algoritmos que permitem que os oftalmologistas monitorizem e antecipem lesões nas retinas de doentes de diabetes. A Critical Health vai lançar a aplicação no final do ano.
Investigadores de Coimbra criam aplicação que combate a cegueira

A RetmarkerDR tem por principal objectivo a comparação e a análise de retino-grafias no computador.

Segundo comunicado da Critical Health, a nova aplicação está apta a detectar e estimar taxas de aparecimento e desaparecimento de micro-aneurismas na retina e estimar a evolução de uma doença que figura entre as principais causas de cegueira no mundo desenvolvido.

Tendo em conta que 90% dos casos de cegueira em diabéticos podem ser evitados com a detecção precoce, a aplicação RetmarkerDR pode revelar-se numa ferramenta especialmente útil nos consultórios de oftalmologia.

A nova aplicação foi desenvolvida em parceria com a Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI). Recentemente, foi apresentada como um caso de estudo no Encontro Anual da Academia Americana de Oftalmologia.

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia estima que 250 mil portugueses padecem de Retinopatia Diabética (11,7% da população nacional dos 20 aos 79 anos de idade tem diabetes).

Mais de 25 mil portugueses com Retinopatia Diabética já terão problemas visuais e cerca de 13 mil estarão cegos. Por ano, há cerca de três mil casos de cegueira devido a esta patologia.

A Critical Health é uma empresa do grupo Critical Software, cuja sede se encontra em Coimbra.

Noticia retirada de: http://aeiou.exameinformatica.pt/investi...a=f1004046
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)