Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Excel, Formula
17-11-2009, 13:00
Mensagem: #1
Excel, Formula
Boas

Tenho aqui duas dores de cabeça e queria ver se alguém me dava uma ajuda.

1-Gostava de saber se há algum modo de impedir que alguem copie um ficheiro excel. A unica segurança que conheço é colocar uma pass, mas esta pode ser retirada se fizer "guardar como".

2-Tenho uma tabela com vários numeros e queria fazer o seguinte:
Exemplo:
tabela com os números 1;2;5;8;12
Se numa celula colocar 4, aparecer num outra célula automáticamente o 5 (valor tabelado).
Coloquei =se(F5<=5>2;5;se(F5<=8>5;8.....
Mas só me dou bem com as duas primeiras condições.

Se alguém me poder ajudar...

Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-11-2009, 13:59
Mensagem: #2
RE: Excel, Formula
podes usar a função E (and) dentro do SE (if) para simplificar a lógica e talvez funcione.

EX: =se(e(F5<=5;F5>2);5;se(e(F5<=8;F5>5;8;...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-11-2009, 17:57
Mensagem: #3
RE: Excel, Formula
se colocar a tabela na coluna A, o valor 4 na célula C2 e a fórmula: =+INDEX(A:A;MATCH(C2;A:A;1)+1;1), funciona!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-11-2009, 20:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-11-2009 20:51 por vicioprofundo.)
Mensagem: #4
RE: Excel, Formula
voltei porque acho que encontrei solução para o teu problema!
segundo percebi tu queres que ao escrever um numero numa célula, noutra célula seja devolvido um valor da tabela imediatamente acima do indicado.

como a função PROCV pode fazer o contrário (devolver o numero imediatamente abaixo), podemos manipular os dados para que essa função nos devolva o que pretendemos.
basta converter os valores da tabela em valores negativos e usar a função para procurar o negativo do valor indicado.
por exemplo: para o valor 4, usamos a função para procurar o valor -4, ela vai-nos dar o valor -5, que é o negativo de 5, e depois basta converter o resultado em positivo.

para isso é preciso usar uma coluna de apoio para converter os valores para negativos (esta coluna depois pode ficar oculta).
Uma das condições para que a função funcione é que os valores estejam ordenados de forma ascendente e para isso pode-se usar a seguinte formula na coluna que se vai acrescentar:

=MAIOR("tabela dos valores positivos";LIN(A1))*-1


e depois arrastar a formula para as outras celulas dessa coluna.

depois disto, na célula onde deve aparecer o resultado basta inserir a seguinte formula:

=PROCV(-1*F5;("tabela dos valores negativos");1;1)*-1

espero ter ajudado!
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-11-2009, 21:03
Mensagem: #5
RE: Excel, Formula
a primeira resposta resolveu me logo o problema Big Grin
Assim posso atribuir o valor a arredondar com facilidade.
É uma pena que não dê para mais de 7 condições, mas já resolvi isso. Faço em mais que uma célula, e depois, na célula que quero por o valor, defino-a para seleccionar o valor diferente de zero.

Brigadão pessoal.

E do meu primeiro problema ninguém me safa?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-11-2009, 06:11
Mensagem: #6
RE: Excel, Formula
Quanto ao teu primeiro problema, o que podes fazer é encriptar o ficheiro Smile o que achas?

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-11-2009, 10:58
Mensagem: #7
RE: Excel, Formula
Bem visto. Já andei a pesquisar e já tentei usar, só que quando o outro utilizador tiver o ficheiro e fizer "guardar como", o novo ficheiro vai ficar desencriptado. Isto se ele conseguisse abrir sequer o ficheiro, que pelo que li, nem dá para abrir sem ser com o mesmo utilizador que o encriptou.

Mas foi uma boa dica Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)