Tópico Encerrado 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvidas no Ubuntu - Router e Skype
17-08-2008, 11:47
Mensagem: #1
Dúvidas no Ubuntu - Router e Skype
Olá,
Sou um neófito no uso do Ubuntu. Instalei-o a partir do windows e o sistema arranca bem, mas tenho tido enormes dificuldades com a compatibilidade. Por exemplo, entre as mais urgentes:
1- não consigo instalar o skype
2- não consigo ligar o router (é um conceptronic - não sei ver o modelo)
Ainda assim tenho estado muito bem impressionado e gostava um dia de mudar de vez de sistema operativo.
abraço
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
17-08-2008, 13:50
Mensagem: #2
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
Rolando Almeida Escreveu:Olá,
Sou um neófito no uso do Ubuntu. Instalei-o a partir do windows e o sistema arranca bem, mas tenho tido enormes dificuldades com a compatibilidade. Por exemplo, entre as mais urgentes:
1- não consigo instalar o skype
2- não consigo ligar o router (é um conceptronic - não sei ver o modelo)
Ainda assim tenho estado muito bem impressionado e gostava um dia de mudar de vez de sistema operativo.
abraço

Viva
Para instalares o Skype deves ir a http://www.skype.com/intl/pt/download/sk...ux/choose/ e sacar a ultima versao para ubuntu. Depois de sacares o ficheiro clicas 2 vezes sobre ele, metes a tua password e ele instala-te.

Não percebi a tua duvida, nao consegues ligar o router como assim?


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
17-08-2008, 13:51
Mensagem: #3
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
Rolando Almeida Escreveu:Olá,
Sou um neófito no uso do Ubuntu. Instalei-o a partir do windows e o sistema arranca bem, mas tenho tido enormes dificuldades com a compatibilidade. Por exemplo, entre as mais urgentes:
1- não consigo instalar o skype
2- não consigo ligar o router (é um conceptronic - não sei ver o modelo)
Ainda assim tenho estado muito bem impressionado e gostava um dia de mudar de vez de sistema operativo.
abraço


Bem quanto ao router se ele funciona em windows não precisas de fazer mai nada no ubuntu para funcionar. só se quiseres abrir portas mas isso já outra conversa.

Para instalar o skype tenta na consola:

1º sudo apt-get install skype , se não der é porque tens de adicionar nos repositórios o skype. logo escreves isto na consola
- sudo su -c "echo \"deb http://download.skype.com/linux/repos/debian/ stable non-free\" >> /etc/apt/sources.list"

Depois tens de fazer um update para que volte a funcionar.
2º sudo aptitude update

3º sudo apt-get install skype
Por agora já deve dar caso não consigas tentar dar uma vista de olhos neste Site

Cumprimentos Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
17-08-2008, 13:54
Mensagem: #4
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
racoq parece que foste mais rápido Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
17-08-2008, 14:05
Mensagem: #5
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
CarlosCunha Escreveu:racoq parece que foste mais rápido Tongue

Heheheh, apanhei-te.

as tuas dicas foram boas e correctas mas tenta não dar instruções de consola, para os noobs é visto como magia que eles não entendem, ou seja em ves de:

faz sudo apt-get install aplicacao

diz vai a aplicações > sistema > gstor de pacotes synaptic e procura e instala a aplicação.


Se para ti linux fosse chinês, e se te dessem esse comando ficavas na mesma, e não é propriamente amigavel para quem vem de windows, pois ficam a pensar que se tem que fazer tudo por consola, o que é falsol Wink


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
17-08-2008, 14:11
Mensagem: #6
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
ehehe tens razão! mas daqui a uns tempos vai querer fazer tudo na consola vai ver que é bem mais simplesTongue loool e ao dizer pela consola tenho a certeza que não se vai perder mas claro compreendo e respeito a tua opinião Smile Assusta um bocado eheheheh Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
17-08-2008, 14:52
Mensagem: #7
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
CarlosCunha Escreveu:
Rolando Almeida Escreveu:Olá,
Sou um neófito no uso do Ubuntu. Instalei-o a partir do windows e o sistema arranca bem, mas tenho tido enormes dificuldades com a compatibilidade. Por exemplo, entre as mais urgentes:
1- não consigo instalar o skype
2- não consigo ligar o router (é um conceptronic - não sei ver o modelo)
Ainda assim tenho estado muito bem impressionado e gostava um dia de mudar de vez de sistema operativo.
abraço


Bem quanto ao router se ele funciona em windows não precisas de fazer mai nada no ubuntu para funcionar. só se quiseres abrir portas mas isso já outra conversa.

Para instalar o skype tenta na consola:

1º sudo apt-get install skype , se não der é porque tens de adicionar nos repositórios o skype. logo escreves isto na consola
- sudo su -c "echo "deb http://download.skype.com/linux/repos/debian/ stable non-free" >> /etc/apt/sources.list"

Depois tens de fazer um update para que volte a funcionar.
2º sudo aptitude update

3º sudo apt-get install skype
Por agora já deve dar caso não consigas tentar dar uma vista de olhos neste Site

Cumprimentos Smile

Agradeço a ajuda. O que acontece é que um freelancer não domina vocabulário mais técnico. Quando se refere a consola para eu inserir essa informação, o que é a consola? O ecrã que tenho pela frente? A única linguagem que ainda domino chama-se windows e o ubuntu é para mim completamente estranho. Confesso que para já ainda não vi vantagens no linux a não ser o facto de ser gratuito, o que também não constitui propriamente uma vantagem, mas isso é assunto para outro tópico.
O Router pede-me a password, insiro-a mas ignora. Fica algum tempo a tentar a ligação e depois não consegue. Só mesmo ligando directamente ao modem.
A realidade é que o uso de Linux ainda se faz à custa de muitos sacríficios. Posso estar errado. A verdade também é que tenho lido muita coisa contrária ao que aqui afirmo.
(ah: este texto já foi enviado pelo Ubuntu)
abraço e thanks
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
17-08-2008, 15:04
Mensagem: #8
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
eheh tens razão!

Com o tempo vais ver que existem mais vantagens do que apenas ser gratuito. mas dá tempo ao tempo Smile

Para utilizares um outro S.O o qual não estás habituado tal como neste caso o ubuntu, tens de ter muita "sede de conhecimento" não podes ficar parado, hoje em dia já existem N foruns onde podes esclarecer todo o tipo de duvidas e lembra-te sempre tudo o que te acontece em linux, windows etc, já aconteceu muito provavelmente a outra pessoa, logo, pesquisa no google ( que é uma grande vantagem que temos) posta em foruns e assim vais conseguir sempre resolver os teus problemas.
Quando te habituares ao ubuntu vais pensar «pq é que preciso de fazer aqueles "next" todos para instalar um programa se aqui chego e faço #sudo apt-ge install" e já está ?» afinal é o windows ou ubuntu que é complicado? dá so tempo ao tempo Smile

Boa Sorte nessa tua jornada eheh
Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
17-08-2008, 15:09
Mensagem: #9
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
CarlosCunha Escreveu:eheh tens razão!

Com o tempo vais ver que existem mais vantagens do que apenas ser gratuito. mas dá tempo ao tempo Smile

Para utilizares um outro S.O o qual não estás habituado tal como neste caso o ubuntu, tens de ter muita "sede de conhecimento" não podes ficar parado, hoje em dia já existem N foruns onde podes esclarecer todo o tipo de duvidas e lembra-te sempre tudo o que te acontece em linux, windows etc, já aconteceu muito provavelmente a outra pessoa, logo, pesquisa no google ( que é uma grande vantagem que temos) posta em foruns e assim vais conseguir sempre resolver os teus problemas.
Quando te habituares ao ubuntu vais pensar «pq é que preciso de fazer aqueles "next" todos para instalar um programa se aqui chego e faço #sudo apt-ge install" e já está ?» afinal é o windows ou ubuntu que é complicado? dá so tempo ao tempo Smile

Boa Sorte nessa tua jornada eheh
Cumprimentos

Olá,
Obrigado pelas tuas palavras. Felizmente estou familiarizado com a "sede de conhecimento" já que faço do ensino da Filosofia a minha actividade profissional Smile
Para já e até por uma questão de economia de tempo uso os dois sistemas e vou pesquisando aqui e ali. Tens razão: é necessário tempo e paciência. A verdade é que procuro um SO mais estável que o Windows e como não uso software muito específico tenho o caminho aberto.
abraço
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
18-08-2008, 02:14
Mensagem: #10
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
Caros,
Peço desculpa pela insistência, mas realmente consigo ligar a internet no ubuntu sem dificuldade, mas quando a ligo através do router, sem fios, nunca consigo. Aparece-me uma janela que identifica o tipo de ligação (WEP) e me pede uma password, que creio ser a da minha ligação sem fios. Introduzo a password e o sistema fica em busca do router até que ao fim de uns segundos aparece de novo a mesma janela. Não sei se tenho de executar comandos, se tenho de configurar o router para o ubunto... enfim, estou um pouco perdido e desconfiado que o linux é pouco intuitivo.
Realmente procuro um sistema operativo mais estável que o windows e que não tenha de passar a vida a formatar o pc e de cada vez que o formate que tenha de tirar uma tarde inteira para reinstalar tudo. Mas, ao mesmo tempo, como não tenho nenhuma formação informático pretendo que o software seja o mais intuitivo possível. Aliás, este é um dos meus primeiros requisitos. Os factores mais importantes para um utilizador como eu são: facilidade de funcionamento e estabilidade do sistema. Ora, o ubunto não me parece realmente muito intuitivo. Claro que é novo e quando é novo reagimos sempre mal, mas este meu início não me cria grande expectativa.
Em relação à ligação sem fios, alguém pode ajudar? que devo fazer em concreto? Ligar um router é uma tarefa complicada em ubunto?
obrigado pela vossa disponibilidade
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Tópico Encerrado 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)