Tópico Encerrado 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvidas no Ubuntu - Router e Skype
18-08-2008, 02:18
Mensagem: #11
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
Rolando Almeida Escreveu:Caros,
Peço desculpa pela insistência, mas realmente consigo ligar a internet no ubuntu sem dificuldade, mas quando a ligo através do router, sem fios, nunca consigo. Aparece-me uma janela que identifica o tipo de ligação (WEP) e me pede uma password, que creio ser a da minha ligação sem fios. Introduzo a password e o sistema fica em busca do router até que ao fim de uns segundos aparece de novo a mesma janela. Não sei se tenho de executar comandos, se tenho de configurar o router para o ubunto... enfim, estou um pouco perdido e desconfiado que o linux é pouco intuitivo.
Realmente procuro um sistema operativo mais estável que o windows e que não tenha de passar a vida a formatar o pc e de cada vez que o formate que tenha de tirar uma tarde inteira para reinstalar tudo. Mas, ao mesmo tempo, como não tenho nenhuma formação informático pretendo que o software seja o mais intuitivo possível. Aliás, este é um dos meus primeiros requisitos. Os factores mais importantes para um utilizador como eu são: facilidade de funcionamento e estabilidade do sistema. Ora, o ubunto não me parece realmente muito intuitivo. Claro que é novo e quando é novo reagimos sempre mal, mas este meu início não me cria grande expectativa.
Em relação à ligação sem fios, alguém pode ajudar? que devo fazer em concreto? Ligar um router é uma tarefa complicada em ubunto?
obrigado pela vossa disponibilidade

Mas estás a tentar aceder sem fios? ou por cabo ethernet?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
18-08-2008, 02:34
Mensagem: #12
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
CarlosCunha Escreveu:
Rolando Almeida Escreveu:Caros,
Peço desculpa pela insistência, mas realmente consigo ligar a internet no ubuntu sem dificuldade, mas quando a ligo através do router, sem fios, nunca consigo. Aparece-me uma janela que identifica o tipo de ligação (WEP) e me pede uma password, que creio ser a da minha ligação sem fios. Introduzo a password e o sistema fica em busca do router até que ao fim de uns segundos aparece de novo a mesma janela. Não sei se tenho de executar comandos, se tenho de configurar o router para o ubunto... enfim, estou um pouco perdido e desconfiado que o linux é pouco intuitivo.
Realmente procuro um sistema operativo mais estável que o windows e que não tenha de passar a vida a formatar o pc e de cada vez que o formate que tenha de tirar uma tarde inteira para reinstalar tudo. Mas, ao mesmo tempo, como não tenho nenhuma formação informático pretendo que o software seja o mais intuitivo possível. Aliás, este é um dos meus primeiros requisitos. Os factores mais importantes para um utilizador como eu são: facilidade de funcionamento e estabilidade do sistema. Ora, o ubunto não me parece realmente muito intuitivo. Claro que é novo e quando é novo reagimos sempre mal, mas este meu início não me cria grande expectativa.
Em relação à ligação sem fios, alguém pode ajudar? que devo fazer em concreto? Ligar um router é uma tarefa complicada em ubunto?
obrigado pela vossa disponibilidade

Mas estás a tentar aceder sem fios? ou por cabo ethernet?

Tenho internet por cabo. O Modem está ligado a um routter. Se eu ligar o cabo de internet directamente ao PC o ubuntu reconhece a internet e posso navegar. Se eu ligar o cabo ao router normalmente, o ubunto não reconhece a rede sem fios.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
18-08-2008, 02:48
Mensagem: #13
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
Caro Rolando

Não terás que fazer qualquer configuração no ubuntu. Se segundo percebi tens a tua rede configurada para WEP, essa caixa aparecer é bom sinal porque a placa wireless do pc foi bem detectada pelo ubuntu, e mais do que isso a placa wireless conseguiu detectar sem problemas a rede wireless. Quando aparecer essa caixa a pedir a tua palavra pass deves selecionar nessa caixa qual o tipo de chave WEP que o teu router está a usar ( isto assumindo que o router está configurado para chaves WEP, existem WEP Hexadecimal ou WEP ASCII, entre outras ligações como WPA, etc..), tens que ter a certeza qual o tipo de chave que o teu router está a usar, e depois de selecionada o tipo de chave, deves introduzir a tua palavra chave, e selecionar OK. Quando a rede estiver bem configurada a ligação ao router será instantânea.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
18-08-2008, 09:56
Mensagem: #14
RE: Dúvidas no Ubuntu - Router e Skype
Tópico separado do anterior. Criem novos tópicos para cada assunto, facilita a organização assim como a assistência!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
18-08-2008, 13:49
Mensagem: #15
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
racoq Escreveu:Caro Rolando

Não terás que fazer qualquer configuração no ubuntu. Se segundo percebi tens a tua rede configurada para WEP, essa caixa aparecer é bom sinal porque a placa wireless do pc foi bem detectada pelo ubuntu, e mais do que isso a placa wireless conseguiu detectar sem problemas a rede wireless. Quando aparecer essa caixa a pedir a tua palavra pass deves selecionar nessa caixa qual o tipo de chave WEP que o teu router está a usar ( isto assumindo que o router está configurado para chaves WEP, existem WEP Hexadecimal ou WEP ASCII, entre outras ligações como WPA, etc..), tens que ter a certeza qual o tipo de chave que o teu router está a usar, e depois de selecionada o tipo de chave, deves introduzir a tua palavra chave, e selecionar OK. Quando a rede estiver bem configurada a ligação ao router será instantânea.

Bem, finalmente consegui ligar a net pelo Router. Passou-se algo estranho e sei que vou ser tomado por "burro", mas paciência, mais vale contar a verdade, não vá ser um problema real e no caso de acontecer a outros leitores, ficam prevenidos. Só uso o teclado e touchpad para trabalhar com o pc. Acontece que no ubunto para abrir uma janela nem sempre o teclado ou touchpad obedece logo à primeira, o que me causa um leve transtorno. E era precisamente isso que acontecia quando tentava colocar a password para aceder à net sem fios. Quase esborrachei o teclado mas lá consegui escrever a pass direitinha e finalmente acedi. Agradeço a vossa paciência e tenho mais este problema resolvido. Estou a escrever esta mensagem já dentro do ubunto. Agora falta resolver o problema de instalação do skype. Dá-me sempre falha de instalação. Reparei que no site não tem o skyipe para a minha versão ubunto que é a 8.04.1. Tento instalar a que lá está. também já tentei instalar a partir da consola (que também já sei o que é) mas tenho sempre dificuldade em perceber como se colocam lá os comandos. O pessoal coloca aquilo com aspas. Não sei se devo usar as aspas ou não, se meto os comendos todos seguidos, se meto os comendos e dou enter... enfim, falta de traquejo e conhecimento.
Obrigado e abraço
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
18-08-2008, 14:00
Mensagem: #16
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
ainda uma outra questão: já notei que no ubuntu é necessário inserir uma série de comandos na consola para tudo se tormar operacional (por exemplo outro problema que estou a ter é que me dá erros na actualização de software que o próprio sistema pede para instalar). Ora, se temos de ter todo este trabalho quando formatamos o disco, por que razão se diz que formatar o disco com o ubuntu é muito mais fácil do que o fazer pelo windows?
O windows não exige este tipo de trabalhos com comandos e aprendi em 2 minutos a formatar o disco em windows.
Estarei errado? é que leio tantos elogios ao ubunto que fico atónito, pois o sistema não me parece nada condizente com maior operacionalidade.
obrigado uma vez mais
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
18-08-2008, 14:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-08-2008 14:14 por racoq.)
Mensagem: #17
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
Rolando Almeida Escreveu:ainda uma outra questão: já notei que no ubuntu é necessário inserir uma série de comandos na consola para tudo se tormar operacional (por exemplo outro problema que estou a ter é que me dá erros na actualização de software que o próprio sistema pede para instalar). Ora, se temos de ter todo este trabalho quando formatamos o disco, por que razão se diz que formatar o disco com o ubuntu é muito mais fácil do que o fazer pelo windows?
O windows não exige este tipo de trabalhos com comandos e aprendi em 2 minutos a formatar o disco em windows.
Estarei errado? é que leio tantos elogios ao ubunto que fico atónito, pois o sistema não me parece nada condizente com maior operacionalidade.
obrigado uma vez mais

Esquece o que o pessoal "nerd" na net e alguns neste forum te dizem sobre comandos de consola.

Podes fazer diria 99% das coisas em ambiente gráfico, o pessoal é que tem a mania porque acha que fazer na consola é mais rápido que em ambiente gráfico. Eu sei comandos de consola e não os faço ou raramente os faço, porque simplesmente não concordo com essa filosofia ao desbarato da consola, "a e tal escreve sudo apt-get...", gosto de fazer as coisas gráficamente porque simplesmente é mais fácil (mesmo que demore mais tempo à procura dos atalhos). Eu sou um utilizador de muitos anos de Windows, secalhar é por isso. E sei que ver que meter comandos (quando existem boas alternativas gráficas de fazer o mesmo) à frente de um "noob" não é a melhor forma de o cativar para o Linux.

Quanto ao link que te dey do skype é para versoes 7.04 ou superior, pelo que deveria funcionar na tua versao (8.04 com updates = 8.04.1). Fizeste download e instalaste o ficheiro clicando 2 vezs sobre ele?


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
18-08-2008, 14:22
Mensagem: #18
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
Quanto ao link que te dey do skype é para versoes 7.04 ou superior, pelo que deveria funcionar na tua versao (8.04 com updates = 8.04.1). Fizeste download e instalaste o ficheiro clicando 2 vezs sobre ele?
[/quote]

bem, o que me dizes sobre os comandos na consola deixa-me mais descansado.
Sim, fiz o download e instalei i ficheiro clicando duas vezes. Ele tenta fazer o download e aparece uma caixa negra com letras a enviar uns erros. Em cima dessa caixa diz-me qualquer coisa como "falha na instalação do skype"
Mas o sistema também me está a pedir actualizações e falha na instalação.
Bem, de todo o modo vou tentando
abraço
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
18-08-2008, 14:50
Mensagem: #19
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
racoq Escreveu:Esquece o que o pessoal "nerd" na net e alguns neste forum te dizem sobre comandos de consola.

Podes fazer diria 99% das coisas em ambiente gráfico, o pessoal é que tem a mania porque acha que fazer na consola é mais rápido que em ambiente gráfico. Eu sei comandos de consola e não os faço ou raramente os faço, porque simplesmente não concordo com essa filosofia ao desbarato da consola, "a e tal escreve sudo apt-get...", gosto de fazer as coisas graficamente porque simplesmente é mais fácil (mesmo que demore mais tempo à procura dos atalhos). Eu sou um utilizador de muitos anos de Windows, secalhar é por isso. E sei que ver que meter comandos (quando existem boas alternativas gráficas de fazer o mesmo) à frente de um "noob" não é a melhor forma de o cativar para o Linux.

Quanto ao link que te dey do skype é para versoes 7.04 ou superior, pelo que deveria funcionar na tua versao (8.04 com updates = 8.04.1). Fizeste download e instalaste o ficheiro clicando 2 vezs sobre ele?
eu sinceramente sei fazer determinadas tarefas pela consola que não sei pela "parte gráfica" mas isso é comigo e não tenho jeito para ensinar pq geralmente complico de mais, já me acontece o mesmo em progamação.
E tb não tenho jeito para cativar as pessoas para o Linux acho que quando se muda a pessoa é que tem de ter um bom motivo . Cá em Portugal se a piratearia fosse combatida como em outros países a utilização do linux ia subir em flecha Smile

Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
18-08-2008, 15:20 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-08-2008 15:21 por racoq.)
Mensagem: #20
RE: Dúvidas no Ubuntu - Partições e Emesene
Rolando Almeida Escreveu:bem, o que me dizes sobre os comandos na consola deixa-me mais descansado.
Sim, fiz o download e instalei i ficheiro clicando duas vezes. Ele tenta fazer o download e aparece uma caixa negra com letras a enviar uns erros. Em cima dessa caixa diz-me qualquer coisa como "falha na instalação do skype"
Mas o sistema também me está a pedir actualizações e falha na instalação.
Bem, de todo o modo vou tentando
abraço

Penso que sei qual é o problema os repositorios portugueses do ubuntu que vêm configurados por defeito têm estado em baixo:

Consulta este link onde dou a solução:

http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=387

Já agora o Synaptic fica no menu System > Administration > Synaptic Package Manager (ou o equivalente em portugues)

Se mesmo não der, posta aqui o problema.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Tópico Encerrado 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)