Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Haiku OS
13-01-2010, 16:22 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-01-2010 03:34 por Xeon3D.)
Mensagem: #1
Haiku OS
[Imagem: logo_big.png]

História

O BeOS é um sistema operativo criado em 1991 pela Be Inc. para correr na sua própria linha de computadores, os BeBox. É um sistema operativo que foi criado de raíz para ser orientado para a multimédia e para tirar partido de novas tecnologias como por exemplo SMP (tirar partido de todos os processadores quando disponíveis), multithreading, microkernel e também possuía um sistema de ficheiros de 64-bit journaled (que permite ter nomes de ficheiros com 255 caractéres, limite máximo de ficheiro de 260GB e suporta discos até 2 Hexabytes), algo que para 1995 (que foi quando a R3, primeira versão pública foi lançada) estava bem à frente do que a Microsoft oferecia nos seus Sistemas Operativos.

Infelizmente não conseguiu singrar por vários aspectos, desde algumas práticas monopolistas por parte de uma empresa que nos cá sabemos, entre o facto de a Apple ter preferido o NextSTEP (que falarei noutro artigo) ao BeOS para substituir o então velhinho Mac OS Classic.

Felizmente, antes de a Be Inc. ter vendido a sua propriedade intelectual à PalmSource (e esta ter sido adquirida pela Access CO), lançou na internet uma versão que qualquer utilizador poderia instalar dentro do Windows ou Linux para poder experimentar o BeOS. Essa versão chama-se BeOS Personal Edition e pode ser descarregada a partir deste link.

Infelizmente esta versão não é bem suportada no hardware de hoje como tal só é aconselhado experimentar caso tenham aí para casa um computador Pentium 2 ou 3 e restante hardware da época.

Existem ainda umas versões alteradas (embora legais) da Personal Edition que não têm algumas das "limitações" destas (o Personal edition tem problemas em computadores com processadores recentes e mais que um GB de ram), como é o caso do BeOS 5 Max Edition e o BeOS Developer Edition.

Após algum tempo ter passado desde que a Be fechou portas, uma empresa alemã chamada YellowTAB desenvolveu uma versão baseada na versão 5.1 intitulada Zeta que incluia diversas melhorias sobre a versão 5.0. Infelizmente, surgiram dúvidas acerca da legalidade da mesma, e o silêncio que vinha por parte da YellowTAB foi quebrado quando a Access Co (detentora dos direitos sobre o BeOS) veio a público afirmar que a YellowTAB não tinha o direito de distribuir uma versão modificada do BeOS, o que levou a que a única distribuidora do mesmo (magnusSOFT) deixasse de o distribuir.

Entretanto numa história paralela, em 2001, um grupo de programadores decidiu criar um sistema operativo totalmente de raíz que seria source e binary-compatible, o que faria com que os programas compilados para o R5 funcionassem no Haiku sem ser necessário uma recompilação. Após 8 anos, foi recentemente lançada a versão Alpha 1 do Haiku, que embora não seja suficientemente estável (segundo alguns) para ser usado como um S.O. do dia-a-dia, é estável o suficiente para ser testado, experimentado e melhorado.

[Center][SIZE="4]Instalação[/SIZE][/center]

A alpha 1 do Haiku está disponível em 2 versões. Uma para instalação em hardware real (Formato ISO) e outra para ser usada numa VM. Devido à falta de hardware aqui por estes lados para poder instalar o Haiku em hardware real, vou apenas explicar como podem correr a alpha usando apenas software free.

Para experimentarem o Haiku Alpha 1 vão necessitar de:
  • VMware Player Instalado - Disponível a partir daqui
  • Haiku Alpha 1 versão VMWare/VMDK - Disponível a partir daqui ou
  • Haiku Nightly versão VMWare/VMDK (recomendado)- Dispnível a partir daqui.


Passo-a-passo
[Imagem: 33689477.png]
Extrair o ficheiro "haiku-r1alpha1-vmdk.zip" para uma directoria à vossa escolha


[Imagem: 33188385.png]
Abrir a directoria para onde extrairam o ficheiro "haiku-r1alpha1-vmdk.zip" e dêem dois cliques no ficheiro "haiku-r1alpha1.vmx"


[Imagem: 33209991.png]
Após alguns segundos o Haiku arranca.


[Imagem: 87564559.png]
O Ambiente de Trabalho. De notar que o "Menu principal" é aquele botão da folha azul.


[Imagem: 81315618.png]
A Janela "Sobre" que mostra detalhes sobre o PC onde está a correr.


[Imagem: haikupplware.png]
O browser BeZilla (port do Firefox) a visitar um certo site Wink .

Nota: Este é o primeiro de muitos tópicos sobre sistemas operativo antigos e/ou alternativos que vou apresentar. Qualquer correcção, sugestão ou crítica (construtiva de preferência) é bem vinda.

Fonte (de alguma da informação): Wikipedia

Edit: Para terem uma ideia do que era o BeOS (Antecessor do Haiku) deixo aqui dois links de uma demonstração feita pela Be. De notar que este video foi feito entre 1998 e 2000 (Tempos dos P2,P3)

Parte 1 e Parte 2
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)