Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
TDT - Televisão Digital Terrestre
07-12-2009, 11:28
Mensagem: #1
TDT - Televisão Digital Terrestre
Bom dia.

Espero que esta seja a secção indicada para o assunto, é que como não vi onde colocar e as duvidas são referentes ao hardware...

Bem, como surgiu a notícia no nosso Peopleware a falar sobre o assunto e, após ler os diversos comentários, levantou-me ainda mais duvidas, portanto, decidi criar o tópico pois penso que seja o sítio mais indicado para as colocar.

Antes de mais: para quem tem ZON (ou outro tipo de provedor de tv por cabo) terá que adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264 ou não precisa? De salientar que não uso qualquer tipo de box, apenas são ligadas as televisões directamente por cabo.

E no caso de quem tem placa de tv no computador (no meu caso, no portátil), terá que adquirir na mesma o descodificador? Eu não sei se a placa tem algum nome "que se leia", mas se não estou em erro a placa é uma DIB7700 DVB-T TUNER.
Acrescento também que poderá haver dois modos de onde provém o sinal de tv: via ZON (do mesmo modo que se ligam as televisões) e via antena "normal" que já veio com o portátil (na mesma está escrito DTV+FM Antena, para o caso de ser importante).

Perante isto, gostaria de saber se vou ter que gastar dinheiro num descodificador e, no caso do portátil, se vou ter que andar com ele atrás.

Se alguém me puder ajudar, desde já agradeço.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-12-2009, 02:36
Mensagem: #2
RE: TDT - Televisão Digital Terrestre
Companheiro este tipo de questões já andaram aqui no forum e tens pela net fora varias informações sobre o caso. Tendo em conta tambem que és cliente ZON, certeza absoluta que o apoio tecnico tem informação suficiente para as suas box.

No entanto, julgo que as box mais antigas não servem para esta tecnologia (a não ser que eles já tinham conhecimento desta tecnologia aquando da troca que andaram a fazer à uns tempos).

Em relação a placa de tv do pc tens de ver nas caracteristicas se vem mencionado a norma em questão.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-12-2009, 13:10
Mensagem: #3
RE: TDT - Televisão Digital Terrestre
Podes indicar-me onde se fala deste assunto aqui no fórum? É que dei uma vista de olhos e não encontrei nada, portanto, se não for pedir muito...

Em relação à box, como já referi, não tenho nenhuma box em nenhuma parte da casa, apenas se liga directamente das televisões com o cabo coaxial às respectivas tomadas.

Relativamente ao computador, nada refere no livrete se a placa de tv recebe sinal digital ou analógico, daí eu perguntar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-12-2009, 21:57
Mensagem: #4
RE: TDT - Televisão Digital Terrestre
Hhhhmmm, parece que tens razão, não há mais tópicos sobre este assunto, devia estar a confundir com outro site talvez, enfim erro meu... Tongue

Julgava no entanto, que todos os clientes ZON já tinham box. Bem, no teu caso vais necessitar de adquirir um descodificador para cada tv sim, visto que o sinal que estas a receber actualmente é analógico e o mesmo será cortado. Sugiro-te que ligues para o apoio ao cliente para saberes que possíveis soluções eles têm.

Em relação à placa, pelo que encontrei, a mesma funciona com as duas tecnologias, digital e analógica, por isso em principio não necessitas de outra placa ou adaptador para o portátil. De qualquer forma, indica qual é o teu portátil ou qualquer outra informação sobre a placa que consigas encontrar para se ter uma melhor certeza Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-12-2009, 01:32
Mensagem: #5
RE: TDT - Televisão Digital Terrestre
Já agora, o que faz exactamente uma box? Já tenho tvcabo há uns anos e talvez seja por isso que não tenho uma, não sei. Para adquirir uma paga-se, correcto? Vou então tratar de ligar para lá e ver qual a melhor solução.

Eu pelo que andei a ver, a placa também me parecia compatível com analógico e digital (usando a antena que já vinha com o portátil), aliás, no Windows Media Center ao configurar o sinal de tv, tanto que tenho sinal analógico como digital e seleccionando qualquer um dos dois, funciona. Mas então quando ligo o portátil via cabo coaxial passando assim a receber o sinal da ZON, não vou conseguir ver (pois não possuo nem descodificador nem box)?
Em relação ao portátil, acho que não é muito "conhecido", por assim dizer, após algum tempo que o comprei, nunca mais vi nada sobre o mesmo. É um Asus X70Sr, é mais virado para a multimédia. Se for preciso mais alguma informação relevante...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-12-2009, 01:45 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-12-2009 01:46 por brunoantunes.)
Mensagem: #6
RE: TDT - Televisão Digital Terrestre
Para além das funções excessivas, a box é fundamentalmente para converter o sinal digital em analogico para que as tv's consigam "ler" a informação que estão a receber.
Julgo que o aluguer é de 2,50€/box mas também julgo que existem promoções quando se tem mais de uma box, é uma questão a colocares ao apoio.

No portátil não deverás ter nenhum problema visto que a placa consegue ler ambos os sinais, por isso não necessitas de nenhuma box ou descodificador.
De qualquer forma não encontrei nenhuma info relevante sobre a tua placa tv, no entanto, as descrições DTV (Digital TV) ou DVB (Digital Video Broadcasting) querem dizer o mesmo e se a tua placa indica isso, parece-me que estás safo Wink
Podes no máximo necessitar (ou não) é de drivers/codecs/actualização de software.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-12-2009, 15:47
Mensagem: #7
RE: TDT - Televisão Digital Terrestre
Hmm, ok, entendi. Afinal tenho é que me preocupar com as televisões, são 3 e todas elas antigas. Só mais uma pergunta: é necessário uma box por tv? Ou apenas uma serve para todas?

E desde já obrigado pelas ajudas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-12-2009, 14:57
Mensagem: #8
RE: TDT - Televisão Digital Terrestre
Uma Box/Descodificador por tv.

Actualmente, como ainda não foi cortado o sinal analógico, o que algumas pessoas fazem (ex: os meus pais Tongue) é usar uma box numa tv e as restantes ainda ficarem ligados a rede antiga. Desta forma, na tv com box, tens acesso aos canais com as diversas opções que a box fornece, e nas outras tv's tens acesso a qualquer canal, mas sem as opções da box.

Nota que isto só será possível se o sinal que chegar a casa for misto, analógico/digital.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-12-2009, 18:10
Mensagem: #9
RE: TDT - Televisão Digital Terrestre
Hmm, pois, estou a ver. Mas se em 2012 cortarem o sinal analógico, isso deixa de ser válido para as televisões sem box, não é?

Bem, estou a ver que lá vai ter que haver mais uma despesa.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)