Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ubuntu Server - Duvida no Fdisk
20-08-2008, 00:44
Mensagem: #11
RE: Ubuntu Server - Duvida no Fdisk
olha, faz assim, arranca com um Live CD.. inicia o Gparted e cria uma partição ext3 num espaço vazio para poderes fazer para lá o backup... .. (podes diminuir o tamanho das outras partições para ficares com espaço livre).. depois.. copias tudo para la {o que quizeres} e por fim.. apagas todas as outras e começas de novo Wink fazendo tudo à tua maneira Big Grin

Penguin Community, uma comunidade Linux portuguesa.
Nesta comunidade podes esclarecer as tuas dúvidas sobre Linux e Software Livre, podes conversar e debater com outros membros, ter acesso a tutoriais e muito mais.
Temos vários espaços próprios para as mais variadas coisas que podes fazer. Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2008, 08:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-08-2008 08:49 por Bruno Bernardino.)
Mensagem: #12
RE: Ubuntu Server - Duvida no Fdisk
Não quero ser desmancha prazeres, mas sinceramente, se tens tudo a funcionar bem não te deverias pôr a "brincar" com as partições senão podes fazer algo irreversível (been there, done that Sad).

Opções:

- Fazes backup dos dados importantes e corres então o GParted a partir de um LiveCD (recomendado)
OU
- Deixas tar tudo como está e esperas que não te traga complicações futuras (não te trouxe até agora)

Se bem que o backup que o Penguin Community referiu não é mau pensado e pode ser a tua única solução, acho que é mais seguro criares um backup para um disco externo ou pelo menos para outro pc.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2008, 10:07
Mensagem: #13
RE: Ubuntu Server - Duvida no Fdisk
pois, eu ja me aconteceu o «mesmo», feito parvo* fiz uma partição com 9 Gb para a /home e às tantas aquilo estava cheio enquanto que o / tinha 60Gb livres.. então eu tive de fazer assim... recorri ao GParted.. diminuí a partição de / e aumentei a de /home e pronto Smile

*- não me perguntes onde andava com a cabeça... =| LOL. nem eu sei Tongue

Smile cumpz

Penguin Community, uma comunidade Linux portuguesa.
Nesta comunidade podes esclarecer as tuas dúvidas sobre Linux e Software Livre, podes conversar e debater com outros membros, ter acesso a tutoriais e muito mais.
Temos vários espaços próprios para as mais variadas coisas que podes fazer. Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2008, 12:56
Mensagem: #14
RE: Ubuntu Server - Duvida no Fdisk
Boas

Hoje decidi fazer um teste, fiz fdisk /dev/sdb (o de 81,9Gb) e criei uma nova partição primaria de tamanho total do disco, gravei e sai do fdisk para depois formatá-lo em ext3, mas decidi montar o disco so para testar e os dados continuam la... ja corri o fsck q nao detectou problemas e agora o fdisk -l da-me isto:

Disk /dev/sdb: 81.9 GB, 81964302336 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9964 cylinders
Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x00000000

Device Boot Start End Blocks Id System
/dev/sdb1 1 9964 80035798+ 83 Linux

assim ja esta correcto, agora pergunto, e possivel formatar um disco em ext3 e usá-lo normalmente sem ter criado nenhuma particao? ao que parece foi qualquer coisa do genero q aconteceu...

mais logo ainda vou bootar com o gparted para ver que info e que ele da...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2008, 13:34
Mensagem: #15
RE: Ubuntu Server - Duvida no Fdisk
para tu teres um File System (sistema de ficheiros) necessitas de ter uma partição... Um disco rígido sem partições não serve para nada...

Para poderes usar o espaço de um disco rígido; deverás criar uma partição, formatá-la com um sistema de ficheiros (etx3 para o Linux) e após isso poderás por lá os ficheiros etc..

No teu caso tens uma partição denominada /dev/sdb1 formatada com ext3 (Linux) Big Grin agora podes colocar lá ficheiros Big Grin

se não conseguires copiar para lá os ficheiros... aviza (pode ser necessário teres de dar um comando)... mas deves conseguir.. Smile

boa sorte

Penguin Community, uma comunidade Linux portuguesa.
Nesta comunidade podes esclarecer as tuas dúvidas sobre Linux e Software Livre, podes conversar e debater com outros membros, ter acesso a tutoriais e muito mais.
Temos vários espaços próprios para as mais variadas coisas que podes fazer. Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2008, 13:48
Mensagem: #16
RE: Ubuntu Server - Duvida no Fdisk
Penguin Community Escreveu:para tu teres um File System (sistema de ficheiros) necessitas de ter uma partição... Um disco rígido sem partições não serve para nada...

Pois, isso sei eu, a questão e que antes nao aparecia a particao sdb1 (não aparecia nenhuma) e usava o disco normalmente... de certeza que foi algum erro na tabela de particoes... penso eu
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2008, 14:28
Mensagem: #17
RE: Ubuntu Server - Duvida no Fdisk
humm. ou seja, tu estavas a usar uma partição que não era reconhecida pelo fdisk.... humm.. no meu pc o fdisk reconhece tanto partições montadas como desmontadas... =S

Gparted em Live CD... Wink é o melhor Big Grin

Penguin Community, uma comunidade Linux portuguesa.
Nesta comunidade podes esclarecer as tuas dúvidas sobre Linux e Software Livre, podes conversar e debater com outros membros, ter acesso a tutoriais e muito mais.
Temos vários espaços próprios para as mais variadas coisas que podes fazer. Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)