Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Wireless Driver ubuntu 9.10
19-12-2009, 03:48 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-12-2009 05:13 por MiKe Rastor.)
Mensagem: #1
Ubuntu Wireless Driver ubuntu 9.10
Pessoal, decidi instalar o mint 8 no meu portatil, acontece que dantes era-me disponibilizado um driver nos Hardware Drivers chamado, se nao estou em erro "Alternate Atheros Madwifi" que me permitia usar como deve de ser as funcionalidades wireless do computador.

Mas, desde-que instalei o 9.10 (mint 8) o driver ja nao me e mostrado nos Hardware Drivers, alguem ja passou por isto, tem alguma ideia de uma forma segura e estavel de o substituir? Sem esse driver Wireless neste sistema e para esquecer Confused

Obrigado desde ja!
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-12-2009, 21:08
Mensagem: #2
RE: Wireless Driver ubuntu 9.10
que opçoes extra é q te faltam com os drivers q vêm por default?

ja tentaste procurar a driver nos gestor de pacotes?

cumps!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-12-2009, 23:39
Mensagem: #3
RE: Wireless Driver ubuntu 9.10
Com os drivers default a ligação nao passa dos 5000b, o que torna impossivel a utilizar.

Procurei o atheros alternate madwifi driver de varias maneiras no synaptic, mas sem sucesso, isto está dificil.

Cumprimentos
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-12-2009, 14:49
Mensagem: #4
RE: Wireless Driver ubuntu 9.10
(21-12-2009 23:39)MiKe Rastor Escreveu:  Com os drivers default a ligação nao passa dos 5000b, o que torna impossivel a utilizar.

Procurei o atheros alternate madwifi driver de varias maneiras no synaptic, mas sem sucesso, isto está dificil.

Cumprimentos

Explica lá isso melhor Tongue
O que não passa (ou parece não passar) de um determinado valor é a velocidade de ligação que aparece com o iwconfig (por exemplo) ou a velocidade a que realmente consegues fazer downloads?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-12-2009, 15:06
Mensagem: #5
RE: Wireless Driver ubuntu 9.10
É realmente a velocidade de Download/Upload que fica muito reduzida. Salta de meros bytesps para coisa como 10kbps e anda sempre assim a saltar, escusado será dizer que nao serve de nada assim xD
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-12-2009, 15:39
Mensagem: #6
RE: Wireless Driver ubuntu 9.10
(22-12-2009 15:06)MiKe Rastor Escreveu:  É realmente a velocidade de Download/Upload que fica muito reduzida. Salta de meros bytesps para coisa como 10kbps e anda sempre assim a saltar, escusado será dizer que nao serve de nada assim xD

Isto é devido à nova geração de drivers da Atheros que são open source (baseados no cógigo libertado pela atheros).


Dantes a atheros usava uma camada de abstracção HAL proprietária (curiosamente da minha experiência as atheros eram das melhores placas wireless em Linux), agora como esse driver está em fase de desenvolvimento, os drivers na sua generalidade têm menos alcance e são piores do que dantes, mas eventualmente no futuro, a nova tecnologia poderá originar melhores drivers que antigamente.

Acho que a única hipotese que terás será como o Ubuntu já não trás esse driver compilá-lo à mão (tens de encontrar a versão proprietária),e colocar em blacklist o driver actual.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-12-2009, 21:19
Mensagem: #7
RE: Wireless Driver ubuntu 9.10
Eu tenho uma placa atheros no portátil, uso os drivers open source e não tenho problemas mas há placas que realmente dão problemas.

Diz o que sai de 'lspci -nn | grep -i atheros'

Podes tentar desactivar a gestão de energia para a placa, já vi quem teve problemas com isso (mas foi com outras placas).

Tenta fazer (como root ou com o sudo):

iwconfig wlan0 power off
iwconfig wlan0 rate 54M

em que wlan0 é o nome da placa, pode ter outro nome, verifica primeiro com iwconfig sem parâmetros.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-12-2009, 22:08
Mensagem: #8
RE: Wireless Driver ubuntu 9.10
Código:
­grim@lpt001 ~ $ lspci -nn | grep -i atheros
08:04.0 Ethernet controller [0200]: Atheros Communications Inc. AR2413 802.11bg NIC [168c:001a] (rev 01)
Código:
grim@lpt001 ~ $ sudo iwconfig wlan0 power off
Error for wireless request "Set Power Management" (8B2C) :
    SET failed on device wlan0 ; Operation not supported.
Foi este o output que saiu dos primeiros 2 comandos sugeridos, o 3º (iwconfig wlan0 rate 54M) não deu qualquer output, por isso concluo que foi efectuado com sucesso, mas mesmo depois de reiniciar o problema continua o mesmo.

Rolleyes

Obrigado a todos.

PS: ainda tenho de pesquisar sobre o conselho do racoq =D
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-12-2009, 22:50
Mensagem: #9
RE: Wireless Driver ubuntu 9.10
Se reiniciares as modificações que fizeste vão à vida.

Pelo que vejo a tua placa devia ser bem suportada, pode acontecer é que estejas num local onde haja muito ruído (outros router em canais próximos do que usas ou no mesmo canal) e como os driver livres ainda não suportam Adaptive Noise Immunity (ANI) isso não funcionar tão bem. http://linuxwireless.org/en/users/Drivers/ath5k

Nesse caso é mesmo melhor usar o madwifi.

Só mais uma coisa, para verificar que não estás a usar o módulo errado, faz 'lsmod | grep ath'

Se aparecer ath5k então é capaz de ser melhor usares o madwifi porque com o driver open source a coisa não vai lá por enquanto. Que eu me lembre não há muito mais que se possa fazer para deixar isso a trabalhar bem (ou melhor) com o driver open source.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-12-2009, 23:58 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-12-2009 23:58 por MiKe Rastor.)
Mensagem: #10
RE: Wireless Driver ubuntu 9.10
Código:
­grim@lpt001 ~ $ lsmod | grep ath
ath5k                 124260  0
mac80211              181236  1 ath5k
ath                     8060  1 ath5k
led_class               4096  3 ath5k,acer_wmi,sdhci
cfg80211               93052  3 ath5k,mac80211,ath

Muito obrigado pela ajuda, vou tentar encontrar e tradar de experimentar com o software proprietario, espero que corra bem Big Grin
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)