Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajudar em Linux por GUI
20-08-2008, 18:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-08-2008 18:27 por racoq.)
Mensagem: #1
Linux Ajudar em Linux por GUI
Caros.

Tenho visto ao longo desta secção de linux, da parte de utilizadores (regra geral sempre bem intencionados), que sempre que um utilizador tem uma dúvida, pegando no que e vê mais, de instalar uma aplicação, a resposta é:

faz sudo apt-get install nome_pacote

Eu interrogo-me, não será mais intuitivo para um utilizador novo em linux, lhe ser for dado instruçoes do tipo,

Vai a Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic, e carregue no botão Procurar, e procura pelo pacote.

Certo que pela consola é mais rápido, mas se queremos mostrar aos outros utilizadores que vêm do windows que o Linux, está preparado para o Desktop, porque lhe damos a ideia que tem obrigatóriamente de usar a consola, quando isso é em 90% falso, e arcaico? É que depois é normal que haja este preconceito que o linux é feio, e não seja amigável.

Eu sou utilizador de windows, e sei melhor que ninguem que se viesse de Windows e me metessem esses comandos à frente, eu assustava-me e ficava com uma ideia menos boa do linux.

Grandes distribuições e linux como Ubuntu, Fedora, OpenSuse entre outras, têm feito nos ultimos anos um esforço muito grande para diminuir o uso da consola, e tornar tudo disponivel à distância de um clique, será que devemos dar instruções ao contrário do esforço que tem sido feito, para facilitar o uso de linux pelas pessoas? Já pensámos que as pessoas que vêm para Linux sobretudo procuram uma alternativa viável ao Windows, e estão à espera de fazer de forma idêntica as mesmas coisas em Linux?

Não me interpretem mal, não é crítica a nenhum de vocês, apenas a opinião que devíamos fazer um esforço para quem precisa de ser ajudado, darmos as indicações todas em ambiente Gráfico (GUI), como as pessoas estão habituadas em windows.
Lanço aqui a discussão, que serve apenas para alertar a consciência de quem com boa intenção dá ajuda aqui no fórum. Antes de darem uma instrução de algo, certifiquem-se que não há mesmo mais nenhuma forma de fazer isso sem ser por Consola, só assim dêm essa instrução.

Espero não ser alvo de tomates podres Big Grin, mas é a minha opinião.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2008, 18:52
Mensagem: #2
RE: Ajudar em Linux por GUI
Concordo plenamente com o teu ponto de vista, até porque sou também uma utilizadora de Windows, e lembro-me perfeitamente do choque que apanhei quando tinha algum problema, ia aos canais de Linux no IRC ou a fóruns e respondiam-me sempre, faz "comando bla bla bla" e diz o resultado.

Eu só sabia abrir a consola com ALT+F's e nunca tinha descoberto a vulgar consola no ambiente de trabalho xD
Queria copiar os resultados dos comandos e não sabia como, pois através dos TTY é um bocado complicado... LOL

Mas depois disso, lá me orientei e até foi fácil.
Hoje, como sei algo mais, por vezes prefiro a consola.

Mas sou da opinião que quando se ajuda, deve dar-se sempre a alternativa para GUI, através de clique do rato, para os novatos.

E se começarem com a conversa "ai e tal, mas consola é tãaaao fácil!!!!". Só vos digo uma coisa: Geeks Big Grin

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2008, 20:46
Mensagem: #3
RE: Ajudar em Linux por GUI
é pá não podia estar mais de acordo contigo

eu como novato neste mundo que é o Linux, vindo lá está do Windows, tenho-me deparado com muitos problemas e quando tento arranjar solução lá vem a consola, que é coisa que não estou nada familiarizado, e passo tempo infinito a tentar resolver coisas que até são fáceis

outra coisa que notei também, e foi até com um problema com o player do flash no FireFox, a coisa não dava, quando fui tentar obter informação para resolver o problema toda a gente me dizia para instalar isto e aquilo e mais não sei o quê, e o problema resolvia-se por e simplesmente em copiar um ficheiro que estava numa pasta para outra e caso encerrado

pode ser que um dia eu também a explicar a primeira coisa que me venha à cabeça seja logo consola, mas até lá acho que ainda tenho muito clique a fazer até perceber melhor como funciona este muito de seu nome Linux Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2008, 23:48
Mensagem: #4
RE: Ajudar em Linux por GUI
puling Escreveu:é pá não podia estar mais de acordo contigo

eu como novato neste mundo que é o Linux, vindo lá está do Windows, tenho-me deparado com muitos problemas e quando tento arranjar solução lá vem a consola, que é coisa que não estou nada familiarizado, e passo tempo infinito a tentar resolver coisas que até são fáceis

outra coisa que notei também, e foi até com um problema com o player do flash no FireFox, a coisa não dava, quando fui tentar obter informação para resolver o problema toda a gente me dizia para instalar isto e aquilo e mais não sei o quê, e o problema resolvia-se por e simplesmente em copiar um ficheiro que estava numa pasta para outra e caso encerrado

pode ser que um dia eu também a explicar a primeira coisa que me venha à cabeça seja logo consola, mas até lá acho que ainda tenho muito clique a fazer até perceber melhor como funciona este muito de seu nome Linux Wink

Ainda agora dei um comando de consola, mas era para limpar um ficheiro da cache de pacotes do ubuntu que estava corrompido, coisa normal.

Só não aceito que por exemplo para mover pastas, instalar aplicações, criar atalhos, e outras tarefas básicas de manutenção básica de um sistema que venham com comandos. Eu quando não vejo outra forma sem ser consola, sou o primeiro a admitir que tem de ser por lá, agora instalar uma mera aplicação usando a consola, parece-me como a Ana disse e bem, ser Geek a mais.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2008, 00:44
Mensagem: #5
RE: Ajudar em Linux por GUI
sim, também acho... Hoje em dia a interface gráfica serve para tudo mesmo. E cada versão que sai está cada vez melhor. vejamos as diferenças entre o Ubuntu 7.04 e o 8.04 (eu sei que houve um 7.10 entretanto..) as diferenças foram (algumas) 'assustadoras', as coisas tornaram-se muito mais simples... Uma das coisas que notei foi a incrível facilidade de configurar as redes... A interface de redes mudou.. assim como os programas se tornaram mais fáceis de usar..

embora eu não prescinda a consola do meu dia-a-dia... Penso que daqui a uns meses.. o Linux consiga oferecer uns 99% de GUI... mesmo para resolver problemas (que serão cada vez menos)...

"contra" o GUI só acho uma coisa:
-antigamente, quando a maioria das coisas se faziam na linha de comandos... as pessoas ENTENDIAM de informática... ou seja, as pessoas eram 'mais espertas' para isso... agora um simples 'burro' consegue usar um computador [desde que saiba ler] .... as pessoas não precisam de estudar, não precisam de aprender e cultivar a sabedoria sobre computadores para usar um... a meu ver é um aspecto negativo... (tem o seu lado positivo).. mas as pessoas não pensam "out of the box".. simplesmente limitam-se aquilo que têm.. nao precisam de estudar nada... e chama-se a isto 'evolução' Big Grin

~não levem a mal o que disse Tongue .. Smile até porque é discutível.. eu não sou contra o GUI...

btw, não sei o que tem de mal usar a consola... eu se quizer fazer alguma coisa, faço na consola porque sei que é MUITO mais rápido.... cada um tem a sua ideia e o seu tempo Smile não podemos descriminar ninguém por isso..

Penguin Community, uma comunidade Linux portuguesa.
Nesta comunidade podes esclarecer as tuas dúvidas sobre Linux e Software Livre, podes conversar e debater com outros membros, ter acesso a tutoriais e muito mais.
Temos vários espaços próprios para as mais variadas coisas que podes fazer. Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2008, 00:52
Mensagem: #6
RE: Ajudar em Linux por GUI
Penguin Community Escreveu:btw, não sei o que tem de mal usar a consola... eu se quizer fazer alguma coisa, faço na consola porque sei que é MUITO mais rápido.... cada um tem a sua ideia e o seu tempo Smile não podemos descriminar ninguém por isso..
Exacto, cada um a seu tempo.
Para utilizadores mais familiarizados é normal que pela consola seja mais eficiente, caso contrário, qualquer interface ajuda.

E sim, ao se usar a GUI, perde-se um bocado o conhecimento da própria estrutura do sistema operativo, mas nem todos podem ser "eng. informáticos", tal como existem pessoas que usam o Windows para escrever e ir à net, também poderão existir utilizadores de Linux, que o usem para fins não mais complexos Smile

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2008, 00:59
Mensagem: #7
RE: Ajudar em Linux por GUI
exacto, zet's the point Wink

é disto que eu adoro no Linux Big Grin

agrada a 'todos' Big Grin (há raras excepções. LOL)

Smile

Penguin Community, uma comunidade Linux portuguesa.
Nesta comunidade podes esclarecer as tuas dúvidas sobre Linux e Software Livre, podes conversar e debater com outros membros, ter acesso a tutoriais e muito mais.
Temos vários espaços próprios para as mais variadas coisas que podes fazer. Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2008, 07:18 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-08-2008 07:20 por pedroalmeida103.)
Mensagem: #8
RE: Ajudar em Linux por GUI
Citar:Caros.

Tenho visto ao longo desta secção de linux, da parte de utilizadores (regra geral sempre bem intencionados), que sempre que um utilizador tem uma dúvida, pegando no que e vê mais, de instalar uma aplicação, a resposta é:

faz sudo apt-get install nome_pacote

Eu interrogo-me, não será mais intuitivo para um utilizador novo em linux, lhe ser for dado instruçoes do tipo,

Vai a Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic, e carregue no botão Procurar, e procura pelo pacote.

Certo que pela consola é mais rápido, mas se queremos mostrar aos outros utilizadores que vêm do windows que o Linux, está preparado para o Desktop, porque lhe damos a ideia que tem obrigatóriamente de usar a consola, quando isso é em 90% falso, e arcaico? É que depois é normal que haja este preconceito que o linux é feio, e não seja amigável.

Na minha opinião sempre que seja possível é dar as duas soluções, primeiro a mais simples (para quem não entende nada) ... vai a Sistema > Administração....etc e dizer que tb tem uma alternativa que é a consola e apresentar o comando, assim quem vem do windows fica a saber que existem várias alternativas para resolver problemas, instalar programas...etc e assim deixá-lo escolher qual o método que mais lhe convém.

Eu quando mudei para ubuntu tb foi um choque e a consola era uma grande confusão (ainda tenho muitas duvidas), mas tb é assim que se vai aprendendo, é com os erros que fazemos e com a necessidade de os resolver que vamos vendo como é que as coisas funcionam e como as podemos resolver.

Na net existe muitas soluções para os mais diversos problemas, é só perder um bocadinho de tempo e arranja-se sempre solução!

[Imagem: ubuntu_2.jpg]
[Imagem: pplware_fan.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2008, 10:15
Mensagem: #9
RE: Ajudar em Linux por GUI
isto que se está aqui a discutir, amigavelmente, não é nada que não se tenha passado também com o Windows

nos primeiros tempos do Windows que não recorria ao DOS para resolver problemas?

eu confesso que ainda hoje em dia recorro para resolver algumas coisas, tipo apagar aqueles ficheiros parvos que não querem ser apagados de maneira nenhuma

isto é um processo de evolução, daqui a uns anos ninguém vai utilizar a consola no Linux como hoje em dia ninguém utiliza o DOS

os únicos que vão continuar a utilizar vai ser o pessoal da velha guarda que passou por esse processo de evolução e está habituado dessa maneira e tem conhecimentos para, ou então os Geeks como já foi falado aqui Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2008, 12:18
Mensagem: #10
RE: Ajudar em Linux por GUI
puling Escreveu:os únicos que vão continuar a utilizar vai ser o pessoal da velha guarda que passou por esse processo de evolução e está habituado dessa maneira e tem conhecimentos para,
GUI ensinas uma vez ele aprende mesmo
Consola mandas-lhe um comando ele faz copy+paste resolve mas nao aprende.

Eu gosto mais da consola mas claro gostos não se discutem, por vezes existem situações que so consigo resolver pela consola e nem sei explicar pelo GUI Smile


mas claro,em geral, concordo com o auto do Tópico, mas não façam isso de regra pois existem pessoas que podem preferir ser ajudadas pela consola talvez em cadatopico de ajuda colocassem em nota qual preferem (uma ideia ) loool

Cumprimentos a todos Smile

Carlos Cunha
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)